Evasão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Springer, Monalise
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151672
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção (PI) com o foco nas causas da evasão nos primeiros anos do Ensino Médio Politécnico e com o objetivo de refletir sobre a questão da evasão na Escola Estadual de Ensino Normal Renner, localizada no Bairro Navegantes, na cidade de Porto Alegre. A revisão teórica foi baseada na legislação educacional brasileira e em Franco (2005), Cury (2007), Frigotto (2009) e Camargo e Rios (2012),Tripp (2005), Veiga (2013), dentre outros. A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Como estratégias de intervenção para a problemática foram realizadas reuniões pedagógicas com a equipe diretiva e professores a fim de discutir e criar instrumento de pesquisa que informasse de forma precisa os índices de evasão e reprovação escolar. Foram também realizadas conversas com os alunos e reuniões com seus responsáveis. Verificou-se que apesar de importantes avanços e conquistas na educação, a evasão escolar ainda persiste entre os jovens. Este problema educacional apresenta como principais causas o trabalho e a falta de incentivo familiar.
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