Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greve, José Martin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14088
Resumo: O tema ética, e principalmente a falta de, é um assunto extremamente atual. Diariamente somos bombardeados pela mídia com escândalos de corrupção sem a devida penalização aos culpados notadamente na corporativa classe política. Trazer o tema para nosso cotidiano bancário foi a nossa intenção; explorando a acirrada concorrência existente entre as instituições financeiras, que acaba criando metas cada vez maiores, estudamos o paradoxo entre a ética e o atingimento de metas no Banco do Brasil, mais particularmente quanto à transparência das informações, isto é, se todas as informações são dadas aos clientes no ato da venda de produtos e/ou serviços bancários. Para efetuar tal estudo, elaboramos dois questionários, sendo um dirigido a colegas funcionários do Banco do Brasil que atuam na área de vendas e negocial e outro direcionado para clientes e/ou usuários do banco escolhidos pelo seu perfil crítico. As questões colocadas foram, em sua maior parte, subjetiva. Por isso, utilizamo-nos da distribuição qualitativa dos questionários direcionada a um público-alvo igualmente restrito. A intenção das perguntas era atiçar, tanto nos colegas quanto nos clientes a questão da transparência das informações. Concluímos, conforme análise dos resultados, que, de uma maneira geral, os funcionários do Banco do Brasil adotam postura ética/transparente nas suas relações com os clientes, apesar da dificuldade de atingir as metas; e desta forma são percebidos pelos clientes. Constatou-se que a transparência nas informações, além de angariar a confiança do cliente, pode ser explorada, inclusive, estrategicamente como uma vantagem competitiva.
id UFRGS-2_b7ff5f789a434382ee741ff7b7783382
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14088
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greve, José MartinLamb, Roberto2008-10-01T04:13:55Z2007http://hdl.handle.net/10183/14088000649433O tema ética, e principalmente a falta de, é um assunto extremamente atual. Diariamente somos bombardeados pela mídia com escândalos de corrupção sem a devida penalização aos culpados notadamente na corporativa classe política. Trazer o tema para nosso cotidiano bancário foi a nossa intenção; explorando a acirrada concorrência existente entre as instituições financeiras, que acaba criando metas cada vez maiores, estudamos o paradoxo entre a ética e o atingimento de metas no Banco do Brasil, mais particularmente quanto à transparência das informações, isto é, se todas as informações são dadas aos clientes no ato da venda de produtos e/ou serviços bancários. Para efetuar tal estudo, elaboramos dois questionários, sendo um dirigido a colegas funcionários do Banco do Brasil que atuam na área de vendas e negocial e outro direcionado para clientes e/ou usuários do banco escolhidos pelo seu perfil crítico. As questões colocadas foram, em sua maior parte, subjetiva. Por isso, utilizamo-nos da distribuição qualitativa dos questionários direcionada a um público-alvo igualmente restrito. A intenção das perguntas era atiçar, tanto nos colegas quanto nos clientes a questão da transparência das informações. Concluímos, conforme análise dos resultados, que, de uma maneira geral, os funcionários do Banco do Brasil adotam postura ética/transparente nas suas relações com os clientes, apesar da dificuldade de atingir as metas; e desta forma são percebidos pelos clientes. Constatou-se que a transparência nas informações, além de angariar a confiança do cliente, pode ser explorada, inclusive, estrategicamente como uma vantagem competitiva.application/pdfporFinançasÉtica empresarialInformacao : EticaBanco do Brasil.Ética x atingimento de metas : a transparência nas informaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649433.pdf000649433.pdfTexto completoapplication/pdf257341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/1/000649433.pdf3e47a975c821e35687e95c30dd26c9ebMD51TEXT000649433.pdf.txt000649433.pdf.txtExtracted Texttext/plain95131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/2/000649433.pdf.txtcaed1bdefbf88eb55d5095dbc2af6ef9MD52THUMBNAIL000649433.pdf.jpg000649433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/3/000649433.pdf.jpgfb62960832b6120d7abaa199c45eda16MD5310183/140882018-10-09 08:17:11.691oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:17:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
title Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
spellingShingle Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
Greve, José Martin
Finanças
Ética empresarial
Informacao : Etica
Banco do Brasil.
title_short Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
title_full Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
title_fullStr Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
title_full_unstemmed Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
title_sort Ética x atingimento de metas : a transparência nas informações
author Greve, José Martin
author_facet Greve, José Martin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greve, José Martin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lamb, Roberto
contributor_str_mv Lamb, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças
Ética empresarial
Informacao : Etica
Banco do Brasil.
topic Finanças
Ética empresarial
Informacao : Etica
Banco do Brasil.
description O tema ética, e principalmente a falta de, é um assunto extremamente atual. Diariamente somos bombardeados pela mídia com escândalos de corrupção sem a devida penalização aos culpados notadamente na corporativa classe política. Trazer o tema para nosso cotidiano bancário foi a nossa intenção; explorando a acirrada concorrência existente entre as instituições financeiras, que acaba criando metas cada vez maiores, estudamos o paradoxo entre a ética e o atingimento de metas no Banco do Brasil, mais particularmente quanto à transparência das informações, isto é, se todas as informações são dadas aos clientes no ato da venda de produtos e/ou serviços bancários. Para efetuar tal estudo, elaboramos dois questionários, sendo um dirigido a colegas funcionários do Banco do Brasil que atuam na área de vendas e negocial e outro direcionado para clientes e/ou usuários do banco escolhidos pelo seu perfil crítico. As questões colocadas foram, em sua maior parte, subjetiva. Por isso, utilizamo-nos da distribuição qualitativa dos questionários direcionada a um público-alvo igualmente restrito. A intenção das perguntas era atiçar, tanto nos colegas quanto nos clientes a questão da transparência das informações. Concluímos, conforme análise dos resultados, que, de uma maneira geral, os funcionários do Banco do Brasil adotam postura ética/transparente nas suas relações com os clientes, apesar da dificuldade de atingir as metas; e desta forma são percebidos pelos clientes. Constatou-se que a transparência nas informações, além de angariar a confiança do cliente, pode ser explorada, inclusive, estrategicamente como uma vantagem competitiva.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T04:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14088
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649433
url http://hdl.handle.net/10183/14088
identifier_str_mv 000649433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/1/000649433.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/2/000649433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14088/3/000649433.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e47a975c821e35687e95c30dd26c9eb
caed1bdefbf88eb55d5095dbc2af6ef9
fb62960832b6120d7abaa199c45eda16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224383066275840