Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz, Zitkoski, Jaime José, Krahe, Elizabeth Diefenthaeler, Hammes, Lúcio Jorge, Bucco, Nádia Fátima dos Santos, Miorando, Bernardo Sfredo, Marcarini, Camila Tomazzoni, Gruginskie, Claudete Lampert, Rosa, Nilson Carlos da, Gusmão, Renata Castro, Porciúncula, Vanessa Rodrigues, Silveira, Carlos Alessandro da, Dermann, Lilo Gonzales, Machado, Jurema Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248285
Resumo: Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade.
id UFRGS-2_b86d4464a0566cca096cb3f733354677
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248285
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arenhaldt, RafaelGenro, Maria Elly HerzZitkoski, Jaime JoséKrahe, Elizabeth DiefenthaelerHammes, Lúcio JorgeBucco, Nádia Fátima dos SantosMiorando, Bernardo SfredoMarcarini, Camila TomazzoniGruginskie, Claudete LampertRosa, Nilson Carlos daGusmão, Renata CastroPorciúncula, Vanessa RodriguesSilveira, Carlos Alessandro daDermann, Lilo GonzalesMachado, Jurema Garcia2022-08-31T04:55:08Z20212590-8200http://hdl.handle.net/10183/248285001148229Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade.This essay is the result of the research University, Political Formation and Living Well: A Study of the Projects of Emerging Universities in Brazil against the backdrop of the experiences of three universities recently created in Brazil: the University of Latin American Integration (Unila), the Federal University of Southern Border (UFFS) and the Federal University of Southern Bahia (UFSB). It highlights disruptive historical elements in the processes of construction of Brazilian universities and their instituting movements in emerging contexts, focusing on the dimensions of interdisciplinarity; of articulation of teaching, research and extension and of dialogue with the community. To this end, this qualitative essay consisted of a bibliographic-documentary analysis of the institutions studied in dialogue with Goergen, Laval, Martins, Santos and Trindade. The results indicate that these universities have followed the current trends of universalization of higher education, inclusive, interdisciplinary and with social commitment. In Brazil, these experiences walk between the "certainties of the past and uncertainties of the future", aware that government actions with constitutional changes, budget cuts and restrictions to academic freedoms and university autonomy, represent a setback in the constructions that emerged from these new university projects.Este ensayo es el resultado de la investigación Universidad, Formación Política y Vivir Bien: Un Estudio de los Proyectos de las Universidades Emergentes en Brasil con el telón de fondo de las experiencias de tres universidades de reciente creación en Brasil: la Universidad de Integración Latinoamericana (Unila), la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS) y la Universidad Federal del Sur de Bahía (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos en los procesos de construcción de las universidades brasileñas y sus movimientos instituyentes en contextos emergentes, centrándose en las dimensiones de la interdisciplinariedad; la articulación de la enseñanza, la investigación y la extensión y el diálogo con la comunidad. Para ello, este ensayo de enfoque cualitativo consistió en el análisis bibliográfico y documental de las instituciones estudiadas en diálogo con Goergen, Laval, Martins, Santos y Trindade. Los resultados indican que estas universidades han seguido las tendencias actuales de universalización de la educación superior, inclusiva, interdisciplinaria y con compromiso social. En Brasil, estas experiencias caminan entre las "certezas del pasado y las incertidumbres del futuro", conscientes de que las acciones del gobierno con los cambios constitucionales, los recortes presupuestarios y las restricciones a las libertades académicas y a la autonomía universitaria, representan un retroceso en las construcciones surgidas de estos nuevos proyectos universitarios.application/pdfporPraxis Pedagógica. Bogotá. Vol. 21, n. 31 (Jul/Dic. 2021), p. 34-56Universidade públicaEnsino superiorBrasilUniversityHigher EducationExperiencesEmergingUniversidadEducación superiorExperienciasEmergentesUniversidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFSUniversidades emergentes en Brasil : experiencias de Unila, UFSB y UFFSEmerging universities in Brazil : experiences of Unila, UFSB and UFFSEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148229.pdf.txt001148229.pdf.txtExtracted Texttext/plain59051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/2/001148229.pdf.txtdf5d3e5f68ba552fd1d65a1f0577064fMD52ORIGINAL001148229.pdfTexto completoapplication/pdf463784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/1/001148229.pdfe203f9d710fc976eaa942ea459af28c3MD5110183/2482852023-04-28 03:55:20.663172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Universidades emergentes en Brasil : experiencias de Unila, UFSB y UFFS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Emerging universities in Brazil : experiences of Unila, UFSB and UFFS
title Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
spellingShingle Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
Arenhaldt, Rafael
Universidade pública
Ensino superior
Brasil
University
Higher Education
Experiences
Emerging
Universidad
Educación superior
Experiencias
Emergentes
title_short Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
title_full Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
title_fullStr Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
title_full_unstemmed Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
title_sort Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
Genro, Maria Elly Herz
Zitkoski, Jaime José
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Hammes, Lúcio Jorge
Bucco, Nádia Fátima dos Santos
Miorando, Bernardo Sfredo
Marcarini, Camila Tomazzoni
Gruginskie, Claudete Lampert
Rosa, Nilson Carlos da
Gusmão, Renata Castro
Porciúncula, Vanessa Rodrigues
Silveira, Carlos Alessandro da
Dermann, Lilo Gonzales
Machado, Jurema Garcia
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
Zitkoski, Jaime José
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Hammes, Lúcio Jorge
Bucco, Nádia Fátima dos Santos
Miorando, Bernardo Sfredo
Marcarini, Camila Tomazzoni
Gruginskie, Claudete Lampert
Rosa, Nilson Carlos da
Gusmão, Renata Castro
Porciúncula, Vanessa Rodrigues
Silveira, Carlos Alessandro da
Dermann, Lilo Gonzales
Machado, Jurema Garcia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
Genro, Maria Elly Herz
Zitkoski, Jaime José
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Hammes, Lúcio Jorge
Bucco, Nádia Fátima dos Santos
Miorando, Bernardo Sfredo
Marcarini, Camila Tomazzoni
Gruginskie, Claudete Lampert
Rosa, Nilson Carlos da
Gusmão, Renata Castro
Porciúncula, Vanessa Rodrigues
Silveira, Carlos Alessandro da
Dermann, Lilo Gonzales
Machado, Jurema Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade pública
Ensino superior
Brasil
topic Universidade pública
Ensino superior
Brasil
University
Higher Education
Experiences
Emerging
Universidad
Educación superior
Experiencias
Emergentes
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Higher Education
Experiences
Emerging
dc.subject.spa.fl_str_mv Universidad
Educación superior
Experiencias
Emergentes
description Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T04:55:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248285
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2590-8200
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148229
identifier_str_mv 2590-8200
001148229
url http://hdl.handle.net/10183/248285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Praxis Pedagógica. Bogotá. Vol. 21, n. 31 (Jul/Dic. 2021), p. 34-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/2/001148229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/1/001148229.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df5d3e5f68ba552fd1d65a1f0577064f
e203f9d710fc976eaa942ea459af28c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225067840929792