Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248285 |
Resumo: | Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade. |
id |
UFRGS-2_b86d4464a0566cca096cb3f733354677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248285 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arenhaldt, RafaelGenro, Maria Elly HerzZitkoski, Jaime JoséKrahe, Elizabeth DiefenthaelerHammes, Lúcio JorgeBucco, Nádia Fátima dos SantosMiorando, Bernardo SfredoMarcarini, Camila TomazzoniGruginskie, Claudete LampertRosa, Nilson Carlos daGusmão, Renata CastroPorciúncula, Vanessa RodriguesSilveira, Carlos Alessandro daDermann, Lilo GonzalesMachado, Jurema Garcia2022-08-31T04:55:08Z20212590-8200http://hdl.handle.net/10183/248285001148229Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade.This essay is the result of the research University, Political Formation and Living Well: A Study of the Projects of Emerging Universities in Brazil against the backdrop of the experiences of three universities recently created in Brazil: the University of Latin American Integration (Unila), the Federal University of Southern Border (UFFS) and the Federal University of Southern Bahia (UFSB). It highlights disruptive historical elements in the processes of construction of Brazilian universities and their instituting movements in emerging contexts, focusing on the dimensions of interdisciplinarity; of articulation of teaching, research and extension and of dialogue with the community. To this end, this qualitative essay consisted of a bibliographic-documentary analysis of the institutions studied in dialogue with Goergen, Laval, Martins, Santos and Trindade. The results indicate that these universities have followed the current trends of universalization of higher education, inclusive, interdisciplinary and with social commitment. In Brazil, these experiences walk between the "certainties of the past and uncertainties of the future", aware that government actions with constitutional changes, budget cuts and restrictions to academic freedoms and university autonomy, represent a setback in the constructions that emerged from these new university projects.Este ensayo es el resultado de la investigación Universidad, Formación Política y Vivir Bien: Un Estudio de los Proyectos de las Universidades Emergentes en Brasil con el telón de fondo de las experiencias de tres universidades de reciente creación en Brasil: la Universidad de Integración Latinoamericana (Unila), la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS) y la Universidad Federal del Sur de Bahía (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos en los procesos de construcción de las universidades brasileñas y sus movimientos instituyentes en contextos emergentes, centrándose en las dimensiones de la interdisciplinariedad; la articulación de la enseñanza, la investigación y la extensión y el diálogo con la comunidad. Para ello, este ensayo de enfoque cualitativo consistió en el análisis bibliográfico y documental de las instituciones estudiadas en diálogo con Goergen, Laval, Martins, Santos y Trindade. Los resultados indican que estas universidades han seguido las tendencias actuales de universalización de la educación superior, inclusiva, interdisciplinaria y con compromiso social. En Brasil, estas experiencias caminan entre las "certezas del pasado y las incertidumbres del futuro", conscientes de que las acciones del gobierno con los cambios constitucionales, los recortes presupuestarios y las restricciones a las libertades académicas y a la autonomía universitaria, representan un retroceso en las construcciones surgidas de estos nuevos proyectos universitarios.application/pdfporPraxis Pedagógica. Bogotá. Vol. 21, n. 31 (Jul/Dic. 2021), p. 34-56Universidade públicaEnsino superiorBrasilUniversityHigher EducationExperiencesEmergingUniversidadEducación superiorExperienciasEmergentesUniversidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFSUniversidades emergentes en Brasil : experiencias de Unila, UFSB y UFFSEmerging universities in Brazil : experiences of Unila, UFSB and UFFSEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148229.pdf.txt001148229.pdf.txtExtracted Texttext/plain59051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/2/001148229.pdf.txtdf5d3e5f68ba552fd1d65a1f0577064fMD52ORIGINAL001148229.pdfTexto completoapplication/pdf463784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/1/001148229.pdfe203f9d710fc976eaa942ea459af28c3MD5110183/2482852023-04-28 03:55:20.663172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Universidades emergentes en Brasil : experiencias de Unila, UFSB y UFFS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Emerging universities in Brazil : experiences of Unila, UFSB and UFFS |
title |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
spellingShingle |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS Arenhaldt, Rafael Universidade pública Ensino superior Brasil University Higher Education Experiences Emerging Universidad Educación superior Experiencias Emergentes |
title_short |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
title_full |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
title_fullStr |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
title_full_unstemmed |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
title_sort |
Universidades emergentes no Brasil : experiências da Unila, UFSB e UFFS |
author |
Arenhaldt, Rafael |
author_facet |
Arenhaldt, Rafael Genro, Maria Elly Herz Zitkoski, Jaime José Krahe, Elizabeth Diefenthaeler Hammes, Lúcio Jorge Bucco, Nádia Fátima dos Santos Miorando, Bernardo Sfredo Marcarini, Camila Tomazzoni Gruginskie, Claudete Lampert Rosa, Nilson Carlos da Gusmão, Renata Castro Porciúncula, Vanessa Rodrigues Silveira, Carlos Alessandro da Dermann, Lilo Gonzales Machado, Jurema Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Genro, Maria Elly Herz Zitkoski, Jaime José Krahe, Elizabeth Diefenthaeler Hammes, Lúcio Jorge Bucco, Nádia Fátima dos Santos Miorando, Bernardo Sfredo Marcarini, Camila Tomazzoni Gruginskie, Claudete Lampert Rosa, Nilson Carlos da Gusmão, Renata Castro Porciúncula, Vanessa Rodrigues Silveira, Carlos Alessandro da Dermann, Lilo Gonzales Machado, Jurema Garcia |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael Genro, Maria Elly Herz Zitkoski, Jaime José Krahe, Elizabeth Diefenthaeler Hammes, Lúcio Jorge Bucco, Nádia Fátima dos Santos Miorando, Bernardo Sfredo Marcarini, Camila Tomazzoni Gruginskie, Claudete Lampert Rosa, Nilson Carlos da Gusmão, Renata Castro Porciúncula, Vanessa Rodrigues Silveira, Carlos Alessandro da Dermann, Lilo Gonzales Machado, Jurema Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade pública Ensino superior Brasil |
topic |
Universidade pública Ensino superior Brasil University Higher Education Experiences Emerging Universidad Educación superior Experiencias Emergentes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Higher Education Experiences Emerging |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Universidad Educación superior Experiencias Emergentes |
description |
Este ensaio é resultado da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil tendo por cenário as experiências de três universidades recentemente criadas no Brasil: a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Destaca elementos históricos disruptivos nos processos de construção das universidades brasileiras e seus movimentos instituintes em contextos emergentes, com foco nas dimensões da interdisciplinaridade; da articulação ensino, pesquisa e extensão e do diálogo com a comunidade. Para tanto, este ensaio de abordagem qualitativa consistiu em análise bibliográfico-documental das instituições estudadas em diálogo com Goergen, Laval, Martins, Santos e Trindade. Os resultados apontam que essas universidades acompanharam as tendências atuais da universalização da educação superior, inclusiva, interdisciplinar e com compromisso social. No Brasil essas experiências caminham entre as “certezas do passado e incertezas do futuro”, cientes de que ações governamentais com mudanças constitucionais, cortes nos orçamentos e restrições às liberdades acadêmicas e à autonomia universitária, representam um retrocesso nas construções que emergiram destes novos projetos de universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-31T04:55:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248285 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2590-8200 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148229 |
identifier_str_mv |
2590-8200 001148229 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Praxis Pedagógica. Bogotá. Vol. 21, n. 31 (Jul/Dic. 2021), p. 34-56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/2/001148229.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248285/1/001148229.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df5d3e5f68ba552fd1d65a1f0577064f e203f9d710fc976eaa942ea459af28c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225067840929792 |