Produção textual com auxílio do ETC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199468 |
Resumo: | Nos dias de hoje, onde vivemos buscando maior e melhor utilização de nosso tempo, seja em nossos trabalhos ou rotinas caseiras, contamos com muitas facilidades tecnológicas: computadores, telefones celulares, micro-ondas, etc. Na escola, não poderia ser diferente, já que nossos alunos estão cada vez mais conectados com o mundo virtual. A Educação precisa e deve acompanhar os avanços das tecnologias, caso contrário, os alunos não terão estímulos para ficar, em média, quatro horas dentro de uma sala de aula. Por essa razão e também por observar a dificuldade que os discentes vêm encontrando em redigir suas narrativas, essa pesquisa propõem a comparação da produção textual produzida em duplas e uma narrativa, em dupla, com a utilização do editor de texto coletivo ETC, no intuito de investigar as contribuições que esse estímulo tecnológico poderá trazer na questão de qualificar e reduzir as dificuldades, observadas em práticas pedagógicas, na produção de narrativas dos alunos de nono ano de uma escola pública. Visando atingir esses objetivos, a aplicação dessa pesquisa utilizou como embasamento teórico os autores Marcushi (2008), no critério de observação de coesão e coerência textual e Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), na aplicação da SD, por concordar com suas ideias sobre a importância desses critérios para se ter um bom texto. Os dados obtidos através dessa pesquisa foram apresentados através de tabelas, levando em consideração a matriz de referência de língua portuguesa para nono ano da BNCC e as habilidades e competências de escrita para anos finais do ensino fundamental do MEC. Os resultados demonstram que ao ser inserida uma ferramenta tecnológica na produção de narrativas dos discentes, há uma considerável qualificação nessas escritas e através dos relatos dos alunos participantes, também pode-se observar o quanto ficaram interessados e estimulados para fazer uma avaliação utilizando os meios tecnológicos. |
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Garcia, AletéaGarcia, Rosangela Silveira2019-09-19T03:45:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/199468001101395Nos dias de hoje, onde vivemos buscando maior e melhor utilização de nosso tempo, seja em nossos trabalhos ou rotinas caseiras, contamos com muitas facilidades tecnológicas: computadores, telefones celulares, micro-ondas, etc. Na escola, não poderia ser diferente, já que nossos alunos estão cada vez mais conectados com o mundo virtual. A Educação precisa e deve acompanhar os avanços das tecnologias, caso contrário, os alunos não terão estímulos para ficar, em média, quatro horas dentro de uma sala de aula. Por essa razão e também por observar a dificuldade que os discentes vêm encontrando em redigir suas narrativas, essa pesquisa propõem a comparação da produção textual produzida em duplas e uma narrativa, em dupla, com a utilização do editor de texto coletivo ETC, no intuito de investigar as contribuições que esse estímulo tecnológico poderá trazer na questão de qualificar e reduzir as dificuldades, observadas em práticas pedagógicas, na produção de narrativas dos alunos de nono ano de uma escola pública. Visando atingir esses objetivos, a aplicação dessa pesquisa utilizou como embasamento teórico os autores Marcushi (2008), no critério de observação de coesão e coerência textual e Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), na aplicação da SD, por concordar com suas ideias sobre a importância desses critérios para se ter um bom texto. Os dados obtidos através dessa pesquisa foram apresentados através de tabelas, levando em consideração a matriz de referência de língua portuguesa para nono ano da BNCC e as habilidades e competências de escrita para anos finais do ensino fundamental do MEC. Os resultados demonstram que ao ser inserida uma ferramenta tecnológica na produção de narrativas dos discentes, há uma considerável qualificação nessas escritas e através dos relatos dos alunos participantes, também pode-se observar o quanto ficaram interessados e estimulados para fazer uma avaliação utilizando os meios tecnológicos.Nowadays, where we live searching for greater and better use of our time, whether in our work or home routines, we have many technological facilities: computers, cell phones, microwaves, etc. At school, it could not be different, as our students are increasingly connected with the virtual world. Education needs to keep up with advances in technology, otherwise students will not have the incentive to stay on average four hours in a classroom. For this reason and also for observing the difficulty that the students have found in writing their narratives, this research proposes the comparison of the produced textual production in doubles and a narrative, in double, with the use of the collective text editor ETC, in order to investigate the contributions that this technological stimulus can bring in the issue of qualifying and reducing the difficulties observed in pedagogical practices in the production of narratives of the ninth year students of a public school. In order to reach these objectives, the application of this research used as a theoretical basis the authors Marcushi (2008), in the criterion of observation of cohesion and textual coherence and Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), in the application of SD, by agreeing with their ideas about the importance of these criteria to have a good text. The data obtained through this research were presented through tables, taking into account the reference matrix of Portuguese language for ninth year of the BNCC and the writing skills and competences for the final years of the basic education of the MEC. The results show that when a technological tool is inserted in the production of narratives of the students, there is a considerable qualification in these writings and through the reports of the participating students, one can also observe how much they were interested and stimulated to make an evaluation using the technological means.application/pdfporTecnologia digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Produção textualEnsino e aprendizagemInformation technology and communicationText productionProdução textual com auxílio do ETCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101395.pdf.txt001101395.pdf.txtExtracted Texttext/plain103324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199468/2/001101395.pdf.txt374ce65c615309d387095fcd6bee71b6MD52ORIGINAL001101395.pdfTexto completoapplication/pdf3097667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199468/1/001101395.pdf7b271e22d3a4ee624405a9d1a4f4fe4cMD5110183/1994682019-09-20 03:48:28.065162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Nos dias de hoje, onde vivemos buscando maior e melhor utilização de nosso tempo, seja em nossos trabalhos ou rotinas caseiras, contamos com muitas facilidades tecnológicas: computadores, telefones celulares, micro-ondas, etc. Na escola, não poderia ser diferente, já que nossos alunos estão cada vez mais conectados com o mundo virtual. A Educação precisa e deve acompanhar os avanços das tecnologias, caso contrário, os alunos não terão estímulos para ficar, em média, quatro horas dentro de uma sala de aula. Por essa razão e também por observar a dificuldade que os discentes vêm encontrando em redigir suas narrativas, essa pesquisa propõem a comparação da produção textual produzida em duplas e uma narrativa, em dupla, com a utilização do editor de texto coletivo ETC, no intuito de investigar as contribuições que esse estímulo tecnológico poderá trazer na questão de qualificar e reduzir as dificuldades, observadas em práticas pedagógicas, na produção de narrativas dos alunos de nono ano de uma escola pública. Visando atingir esses objetivos, a aplicação dessa pesquisa utilizou como embasamento teórico os autores Marcushi (2008), no critério de observação de coesão e coerência textual e Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), na aplicação da SD, por concordar com suas ideias sobre a importância desses critérios para se ter um bom texto. Os dados obtidos através dessa pesquisa foram apresentados através de tabelas, levando em consideração a matriz de referência de língua portuguesa para nono ano da BNCC e as habilidades e competências de escrita para anos finais do ensino fundamental do MEC. Os resultados demonstram que ao ser inserida uma ferramenta tecnológica na produção de narrativas dos discentes, há uma considerável qualificação nessas escritas e através dos relatos dos alunos participantes, também pode-se observar o quanto ficaram interessados e estimulados para fazer uma avaliação utilizando os meios tecnológicos. |
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