O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Samanta Braga Torres da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203229
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual.
id UFRGS-2_b8aacda97e35903d6be46048f11d6c97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203229
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Samanta Braga Torres daGarcia, Rosangela Silveira2019-12-19T04:00:40Z2018http://hdl.handle.net/10183/203229001108910O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual.The present study proposes to investigate the possibilities of using the social network Facebook as a pedagogical resource in extra-class activities of Spanish Language. The main question of this research is based on the following possibility: Is it possible to use Facebook and create a group for the interaction and communication of its members, in order to explore the reading, writing, listening and speaking of a second language? The methodology is organized from a qualitative approach based on a case study and participant observation, and the data analysed derive from the emergent communicative interactions of extra-class activities carried out with eighth grade students from a public school. As a theoretical basis, authors such as Bauman, Bonn, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky were mobilized. The analysis of the data showed that the social networking site Facebook could be an ally in the teaching-learning process in extra-class activities. In addition to the active participation of the students, the active participation of the teacher was observed. The differentiated practice created opportunities to interact in community, to knowing and sharing other cultures, to developing a set of social and cognitive aspects that help to form the critical thinking of the learner; as well as encouraged social interaction and autonomy, aspects present in today's society.application/pdfporLíngua espanholaTecnologia digitalEnsino e aprendizagemFacebookSpanish languageAbilitiesPedagogical toolO facebook como aliado na aprendizagem da língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108910.pdf.txt001108910.pdf.txtExtracted Texttext/plain84925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/2/001108910.pdf.txtf91d56b5b455984cfa81ad7d867eb474MD52ORIGINAL001108910.pdfTexto completoapplication/pdf1507884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/1/001108910.pdf49ebb875bbd657e594a2f6b3fad49a1fMD5110183/2032292019-12-20 05:03:31.939905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
title O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
spellingShingle O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
Silveira, Samanta Braga Torres da
Língua espanhola
Tecnologia digital
Ensino e aprendizagem
Facebook
Spanish language
Abilities
Pedagogical tool
title_short O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
title_full O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
title_fullStr O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
title_full_unstemmed O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
title_sort O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
author Silveira, Samanta Braga Torres da
author_facet Silveira, Samanta Braga Torres da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Samanta Braga Torres da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
contributor_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Tecnologia digital
Ensino e aprendizagem
topic Língua espanhola
Tecnologia digital
Ensino e aprendizagem
Facebook
Spanish language
Abilities
Pedagogical tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Facebook
Spanish language
Abilities
Pedagogical tool
description O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T04:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108910
url http://hdl.handle.net/10183/203229
identifier_str_mv 001108910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/2/001108910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/1/001108910.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f91d56b5b455984cfa81ad7d867eb474
49ebb875bbd657e594a2f6b3fad49a1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447257760137216