O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203229 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual. |
id |
UFRGS-2_b8aacda97e35903d6be46048f11d6c97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203229 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Samanta Braga Torres daGarcia, Rosangela Silveira2019-12-19T04:00:40Z2018http://hdl.handle.net/10183/203229001108910O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual.The present study proposes to investigate the possibilities of using the social network Facebook as a pedagogical resource in extra-class activities of Spanish Language. The main question of this research is based on the following possibility: Is it possible to use Facebook and create a group for the interaction and communication of its members, in order to explore the reading, writing, listening and speaking of a second language? The methodology is organized from a qualitative approach based on a case study and participant observation, and the data analysed derive from the emergent communicative interactions of extra-class activities carried out with eighth grade students from a public school. As a theoretical basis, authors such as Bauman, Bonn, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky were mobilized. The analysis of the data showed that the social networking site Facebook could be an ally in the teaching-learning process in extra-class activities. In addition to the active participation of the students, the active participation of the teacher was observed. The differentiated practice created opportunities to interact in community, to knowing and sharing other cultures, to developing a set of social and cognitive aspects that help to form the critical thinking of the learner; as well as encouraged social interaction and autonomy, aspects present in today's society.application/pdfporLíngua espanholaTecnologia digitalEnsino e aprendizagemFacebookSpanish languageAbilitiesPedagogical toolO facebook como aliado na aprendizagem da língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108910.pdf.txt001108910.pdf.txtExtracted Texttext/plain84925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/2/001108910.pdf.txtf91d56b5b455984cfa81ad7d867eb474MD52ORIGINAL001108910.pdfTexto completoapplication/pdf1507884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/1/001108910.pdf49ebb875bbd657e594a2f6b3fad49a1fMD5110183/2032292019-12-20 05:03:31.939905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
title |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
spellingShingle |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola Silveira, Samanta Braga Torres da Língua espanhola Tecnologia digital Ensino e aprendizagem Spanish language Abilities Pedagogical tool |
title_short |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
title_full |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
title_fullStr |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
title_full_unstemmed |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
title_sort |
O facebook como aliado na aprendizagem da língua espanhola |
author |
Silveira, Samanta Braga Torres da |
author_facet |
Silveira, Samanta Braga Torres da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Samanta Braga Torres da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Rosangela Silveira |
contributor_str_mv |
Garcia, Rosangela Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Tecnologia digital Ensino e aprendizagem |
topic |
Língua espanhola Tecnologia digital Ensino e aprendizagem Spanish language Abilities Pedagogical tool |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Facebook Spanish language Abilities Pedagogical tool |
description |
O presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T04:00:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203229 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108910 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203229 |
identifier_str_mv |
001108910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/2/001108910.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203229/1/001108910.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f91d56b5b455984cfa81ad7d867eb474 49ebb875bbd657e594a2f6b3fad49a1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447257760137216 |