Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rama, Jander Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28072
Resumo: Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola.
id UFRGS-2_b8d2e05e7e814bc550e14bad0c33c941
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28072
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rama, Jander LuizHofstaetter, Andrea2011-03-12T06:01:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/28072000768736Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola.Currently, the teaching of Art in school is going through profound changes, consistent with changes in society, culture and Art. One such change has been the approach of teaching Art in line with the artistic trends of Contemporary Art, for their discussion and reflection in Basic Education. This paper proposes a discussion on methods of teaching content related to Contemporary Art. Thus, we discuss the concepts of hybridity and miscegenation as possible themes to be worked out in the classroom by developing a proposal with practical lessons. The literature review on the teaching of Art will be supported by texts by Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa and Miriam Celeste Martins, while the texts Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke and Icleia Cattani will be the reference for issues relating to Contemporary Art, hybridity and miscegenation. This discussion is important for raising questions about possible approaches to the teaching of Contemporary Art at school.application/pdfporArte contemporâneaEducaçãoContemporary artArt educationHybridityMiscegenationArte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2010Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768736.pdf000768736.pdfTexto completoapplication/pdf1027332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/1/000768736.pdf7dcd8e4ac877093326201f97eb4a32eaMD51TEXT000768736.pdf.txt000768736.pdf.txtExtracted Texttext/plain69698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/2/000768736.pdf.txt144a2099b80b1b733b412301dcfcf048MD52THUMBNAIL000768736.pdf.jpg000768736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/3/000768736.pdf.jpgf9161c64c8b2e97d62a4c3b8bff5d934MD5310183/280722018-10-11 08:52:06.663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28072Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
title Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
spellingShingle Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
Rama, Jander Luiz
Arte contemporânea
Educação
Contemporary art
Art education
Hybridity
Miscegenation
title_short Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
title_full Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
title_fullStr Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
title_full_unstemmed Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
title_sort Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
author Rama, Jander Luiz
author_facet Rama, Jander Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rama, Jander Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Educação
topic Arte contemporânea
Educação
Contemporary art
Art education
Hybridity
Miscegenation
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary art
Art education
Hybridity
Miscegenation
description Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-12T06:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28072
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768736
url http://hdl.handle.net/10183/28072
identifier_str_mv 000768736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/1/000768736.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/2/000768736.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/3/000768736.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dcd8e4ac877093326201f97eb4a32ea
144a2099b80b1b733b412301dcfcf048
f9161c64c8b2e97d62a4c3b8bff5d934
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447054336393216