Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28072 |
Resumo: | Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola. |
id |
UFRGS-2_b8d2e05e7e814bc550e14bad0c33c941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28072 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rama, Jander LuizHofstaetter, Andrea2011-03-12T06:01:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/28072000768736Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola.Currently, the teaching of Art in school is going through profound changes, consistent with changes in society, culture and Art. One such change has been the approach of teaching Art in line with the artistic trends of Contemporary Art, for their discussion and reflection in Basic Education. This paper proposes a discussion on methods of teaching content related to Contemporary Art. Thus, we discuss the concepts of hybridity and miscegenation as possible themes to be worked out in the classroom by developing a proposal with practical lessons. The literature review on the teaching of Art will be supported by texts by Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa and Miriam Celeste Martins, while the texts Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke and Icleia Cattani will be the reference for issues relating to Contemporary Art, hybridity and miscegenation. This discussion is important for raising questions about possible approaches to the teaching of Contemporary Art at school.application/pdfporArte contemporâneaEducaçãoContemporary artArt educationHybridityMiscegenationArte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2010Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768736.pdf000768736.pdfTexto completoapplication/pdf1027332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/1/000768736.pdf7dcd8e4ac877093326201f97eb4a32eaMD51TEXT000768736.pdf.txt000768736.pdf.txtExtracted Texttext/plain69698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/2/000768736.pdf.txt144a2099b80b1b733b412301dcfcf048MD52THUMBNAIL000768736.pdf.jpg000768736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/3/000768736.pdf.jpgf9161c64c8b2e97d62a4c3b8bff5d934MD5310183/280722018-10-11 08:52:06.663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28072Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
title |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
spellingShingle |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem Rama, Jander Luiz Arte contemporânea Educação Contemporary art Art education Hybridity Miscegenation |
title_short |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
title_full |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
title_fullStr |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
title_full_unstemmed |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
title_sort |
Arte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagem |
author |
Rama, Jander Luiz |
author_facet |
Rama, Jander Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rama, Jander Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Educação |
topic |
Arte contemporânea Educação Contemporary art Art education Hybridity Miscegenation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contemporary art Art education Hybridity Miscegenation |
description |
Na atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-12T06:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28072 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000768736 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28072 |
identifier_str_mv |
000768736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/1/000768736.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/2/000768736.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28072/3/000768736.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7dcd8e4ac877093326201f97eb4a32ea 144a2099b80b1b733b412301dcfcf048 f9161c64c8b2e97d62a4c3b8bff5d934 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447054336393216 |