Crescimento econômico, capital humano e qualidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandre Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28132
Resumo: Investimentos em educação aprimoram as habilidades dos indivíduos e isso gera externalidades que podem contribuir para o aumento da renda. O conceito de capital humano foi incluído nos modelos de crescimento econômico a partir das contribuições de Becker, Schultz e Mincer. Com a evolução dos modelos, outras propriedades do capital humano, como as externalidades que são geradas com a educação, foram descritas no modelo. Porém há uma discussão sobre o assunto, o que é mais valido: aumentar a quantidade de anos estudados ou melhorar a qualidade do ensino dado às pessoas? A literatura nos ensina que as duas formas são válidas, porém estudos mais recentes mostram que a qualidade da educação é um fator preponderante, e que quando estimado em modelos empíricos, a quantidade de anos estudados perde importância, apesar de ainda ser positiva e significativa. Nesse trabalho montamos um modelo empírico para relacionar qualidade da educação e crescimento econômico. Os resultados mostram que a qualidade da educação tem uma relação positiva e significativa com o crescimento da renda per capita, confirmando a hipótese principal do trabalho.
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