Crescimento econômico, capital humano e qualidade da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28132 |
Resumo: | Investimentos em educação aprimoram as habilidades dos indivíduos e isso gera externalidades que podem contribuir para o aumento da renda. O conceito de capital humano foi incluído nos modelos de crescimento econômico a partir das contribuições de Becker, Schultz e Mincer. Com a evolução dos modelos, outras propriedades do capital humano, como as externalidades que são geradas com a educação, foram descritas no modelo. Porém há uma discussão sobre o assunto, o que é mais valido: aumentar a quantidade de anos estudados ou melhorar a qualidade do ensino dado às pessoas? A literatura nos ensina que as duas formas são válidas, porém estudos mais recentes mostram que a qualidade da educação é um fator preponderante, e que quando estimado em modelos empíricos, a quantidade de anos estudados perde importância, apesar de ainda ser positiva e significativa. Nesse trabalho montamos um modelo empírico para relacionar qualidade da educação e crescimento econômico. Os resultados mostram que a qualidade da educação tem uma relação positiva e significativa com o crescimento da renda per capita, confirmando a hipótese principal do trabalho. |
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Almeida, Alexandre GomesMonteiro, Sergio Marley Modesto2011-03-19T06:01:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28132000765494Investimentos em educação aprimoram as habilidades dos indivíduos e isso gera externalidades que podem contribuir para o aumento da renda. O conceito de capital humano foi incluído nos modelos de crescimento econômico a partir das contribuições de Becker, Schultz e Mincer. Com a evolução dos modelos, outras propriedades do capital humano, como as externalidades que são geradas com a educação, foram descritas no modelo. Porém há uma discussão sobre o assunto, o que é mais valido: aumentar a quantidade de anos estudados ou melhorar a qualidade do ensino dado às pessoas? A literatura nos ensina que as duas formas são válidas, porém estudos mais recentes mostram que a qualidade da educação é um fator preponderante, e que quando estimado em modelos empíricos, a quantidade de anos estudados perde importância, apesar de ainda ser positiva e significativa. Nesse trabalho montamos um modelo empírico para relacionar qualidade da educação e crescimento econômico. Os resultados mostram que a qualidade da educação tem uma relação positiva e significativa com o crescimento da renda per capita, confirmando a hipótese principal do trabalho.application/pdfporCrescimento econômicoCapital humanoRenda per capitaModelo econométricoBrasilCrescimento econômico, capital humano e qualidade da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000765494.pdf.txt000765494.pdf.txtExtracted Texttext/plain80145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28132/2/000765494.pdf.txtaed8864f03a1ff7fd1e7cfeb4b329008MD52ORIGINAL000765494.pdf000765494.pdfTexto completoapplication/pdf248973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28132/1/000765494.pdfd6ee1e9efd17b115bfa7e74525e618bfMD51THUMBNAIL000765494.pdf.jpg000765494.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28132/3/000765494.pdf.jpgb09b3372f452d996696e402ff2605c03MD5310183/281322018-10-09 08:46:18.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28132Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:46:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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