Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marotz, Leandro André
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255352
Resumo: As feiras livres constituem-se como elemento cultural, social, econômico e proativo no meio urbano. E esses elementos influenciam no comportamento do consumidor. Este trabalho teve como objetivo principal analisar os atributos de qualidade percebidos pelos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros no município de Tramandaí-RS com base nas percepções dos consumidores, especialmente sobre a qualidade dos produtos. Este estudo utilizou abordagem quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como pesquisa descritiva, com utilização de uma amostragem do tipo acidental. Foi aplicado questionário fechado aos consumidores da feira de hortifrutigranjeiros, localizada no município de Tramandaí Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. As informações oriundas da pesquisa, que teve 25 entrevistados, foram tabuladas usando método estatístico com a obtenção de frequência e de média para a análise dos dados. A pesquisa apontou que o atendimento dos feirantes é o principal atributo de qualidade da feira estudada, a importância deste atributo é seguido pelos atributos variedade e disponibilidade dos produtos, estrutura da feira e qualidade dos produtos. Dessa maneira o estudo avaliou o nível da relevância dos atributos da feira de hortifrutigranjeiros de Tramandaí. Mesmo que o local de alimentação, a fiscalização sanitária, a segurança do local e o horário da feira foram os atributos menos importantes, não quer dizer que os mesmos sejam desvalorizados pelos consumidores no momento de efetuar suas compras. Ou seja, este canal de comercialização ainda requer melhorias em alguns atributos, mas é de suma relevância destacar que a feira possibilita a relação entre consumidor e agricultor priorizando a interação social permitindo a compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros.
id UFRGS-2_b8f8e0efb8c28981d7ebffdba70b4792
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255352
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marotz, Leandro AndréSouza, Marcelino deSilva, Tanise Pedron da2023-03-04T03:28:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/255352001163705As feiras livres constituem-se como elemento cultural, social, econômico e proativo no meio urbano. E esses elementos influenciam no comportamento do consumidor. Este trabalho teve como objetivo principal analisar os atributos de qualidade percebidos pelos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros no município de Tramandaí-RS com base nas percepções dos consumidores, especialmente sobre a qualidade dos produtos. Este estudo utilizou abordagem quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como pesquisa descritiva, com utilização de uma amostragem do tipo acidental. Foi aplicado questionário fechado aos consumidores da feira de hortifrutigranjeiros, localizada no município de Tramandaí Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. As informações oriundas da pesquisa, que teve 25 entrevistados, foram tabuladas usando método estatístico com a obtenção de frequência e de média para a análise dos dados. A pesquisa apontou que o atendimento dos feirantes é o principal atributo de qualidade da feira estudada, a importância deste atributo é seguido pelos atributos variedade e disponibilidade dos produtos, estrutura da feira e qualidade dos produtos. Dessa maneira o estudo avaliou o nível da relevância dos atributos da feira de hortifrutigranjeiros de Tramandaí. Mesmo que o local de alimentação, a fiscalização sanitária, a segurança do local e o horário da feira foram os atributos menos importantes, não quer dizer que os mesmos sejam desvalorizados pelos consumidores no momento de efetuar suas compras. Ou seja, este canal de comercialização ainda requer melhorias em alguns atributos, mas é de suma relevância destacar que a feira possibilita a relação entre consumidor e agricultor priorizando a interação social permitindo a compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros.Free markets are a cultural, social, economic and proactive element in the urban environment. And these elements influence consumer behavior. The main objective of this work was to analyze the quality attributes perceived by consumers of fresh produce in the city of Tramandaí-RS based on consumer perceptions, especially about the quality of the products. This study used a quantitative approach, as for the objectives, it is characterized as a descriptive research, using accidental sampling. A closed questionnaire was applied to consumers at the fruit and vegetables fair, located in the municipality of Tramandaí Coast North in the state of Rio Grande do Sul. The information from the survey, which had 25 interviewees, was tabulated using a statistical method to obtain frequency and average for data analysis. The research pointed out that the service of the marketers is the main quality attribute of the studied fair, the importance of this attribute is followed by the attributes variety and availability of products, structure of the fair and quality of products. In this way, the study evaluated the level of relevance of the attributes of the fruit and vegetable market in Tramandaí. Even if the place of food, sanitary inspection, safety of the place and the time of the fair were the least important attributes, it does not mean that they are devalued by consumers when making their purchases. In other words, this marketing channel still requires improvements in some attributes, but it is extremely important to highlight that the fair enables the relationship between consumer and farmer, prioritizing social interaction, allowing the purchase and sale of fruit and vegetable products.application/pdfporDesenvolvimento ruralComportamento do consumidorHortifrutigranjeirosCommercializationFruit and vegetablesConsumer perceptionPercepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2022Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163705.pdf.txt001163705.pdf.txtExtracted Texttext/plain67831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255352/2/001163705.pdf.txt42fac73535c3830ba490fcd5afa9146aMD52ORIGINAL001163705.pdfTexto completoapplication/pdf894941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255352/1/001163705.pdf44f76039c028b4af20200085d2d989b7MD5110183/2553522023-03-05 03:23:33.984942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
title Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
spellingShingle Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
Marotz, Leandro André
Desenvolvimento rural
Comportamento do consumidor
Hortifrutigranjeiros
Commercialization
Fruit and vegetables
Consumer perception
title_short Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
title_full Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
title_fullStr Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
title_full_unstemmed Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
title_sort Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
author Marotz, Leandro André
author_facet Marotz, Leandro André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marotz, Leandro André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Marcelino de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Tanise Pedron da
contributor_str_mv Souza, Marcelino de
Silva, Tanise Pedron da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento rural
Comportamento do consumidor
Hortifrutigranjeiros
topic Desenvolvimento rural
Comportamento do consumidor
Hortifrutigranjeiros
Commercialization
Fruit and vegetables
Consumer perception
dc.subject.eng.fl_str_mv Commercialization
Fruit and vegetables
Consumer perception
description As feiras livres constituem-se como elemento cultural, social, econômico e proativo no meio urbano. E esses elementos influenciam no comportamento do consumidor. Este trabalho teve como objetivo principal analisar os atributos de qualidade percebidos pelos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros no município de Tramandaí-RS com base nas percepções dos consumidores, especialmente sobre a qualidade dos produtos. Este estudo utilizou abordagem quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como pesquisa descritiva, com utilização de uma amostragem do tipo acidental. Foi aplicado questionário fechado aos consumidores da feira de hortifrutigranjeiros, localizada no município de Tramandaí Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. As informações oriundas da pesquisa, que teve 25 entrevistados, foram tabuladas usando método estatístico com a obtenção de frequência e de média para a análise dos dados. A pesquisa apontou que o atendimento dos feirantes é o principal atributo de qualidade da feira estudada, a importância deste atributo é seguido pelos atributos variedade e disponibilidade dos produtos, estrutura da feira e qualidade dos produtos. Dessa maneira o estudo avaliou o nível da relevância dos atributos da feira de hortifrutigranjeiros de Tramandaí. Mesmo que o local de alimentação, a fiscalização sanitária, a segurança do local e o horário da feira foram os atributos menos importantes, não quer dizer que os mesmos sejam desvalorizados pelos consumidores no momento de efetuar suas compras. Ou seja, este canal de comercialização ainda requer melhorias em alguns atributos, mas é de suma relevância destacar que a feira possibilita a relação entre consumidor e agricultor priorizando a interação social permitindo a compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-04T03:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255352
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163705
url http://hdl.handle.net/10183/255352
identifier_str_mv 001163705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255352/2/001163705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255352/1/001163705.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42fac73535c3830ba490fcd5afa9146a
44f76039c028b4af20200085d2d989b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224653602029568