Custos de escolas de educação infantil em Porto Alegre pelo método ABC : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bochi Junior, Ivanor Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201368
Resumo: Neste artigo, o método do Custeio Baseado em Atividades (ABC) é aplicado a duas escolas de educação infantil no município de Porto Alegre. Discute-se, inicialmente, a atual capacidade de atendimento dos setores público e privado nesse serviço, bem como a necessidade de adoção de ferramentas mais precisas para mensurar os custos de serviços, especialmente em um ambiente de demanda decrescente em virtude de uma baixa taxa de natalidade. Em seguida, levanta-se bibliografia referente a serviços educacionais, princípios e métodos de custeio. Após a aplicação do método em ambas as escolas, traz-se a comparação dos resultados e discussões pertinentes à saúde financeira e à adequação do método proposto aos ambientes público e privado. Tais resultados apontam para um melhor uso dos recursos no ambiente privado em relação à Prefeitura e para a necessária implementação de um banco de dados que centralize informações de forma a possibilitar análises gerenciais e tomadas de decisão no ambiente público.
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