Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Michele Franciele Rodrigues dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169562
Resumo: Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município.
id UFRGS-2_b90b4e5d6ada5e64b757f7c73ca7575f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169562
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Michele Franciele Rodrigues dosUmpierre, Roberto Nunes2017-10-19T05:51:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/169562001049888Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município.Telemedicinaapplication/pdfporTelemedicinaAtenção primária à saúdeSaúde públicaSapucaia do Sul (RS)Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049888.pdf001049888.pdfTexto completoapplication/pdf484377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/1/001049888.pdf01e0f0455f664f81d61cb73b64ee26b4MD51TEXT001049888.pdf.txt001049888.pdf.txtExtracted Texttext/plain70765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/2/001049888.pdf.txt72fb309958463fce7c20e504c2f1f26aMD52THUMBNAIL001049888.pdf.jpg001049888.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/3/001049888.pdf.jpgeedabfb8b1145417b7e90c58def855ddMD5310183/1695622023-05-07 03:42:29.067831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-07T06:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
title Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
spellingShingle Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
Santos, Michele Franciele Rodrigues dos
Telemedicina
Atenção primária à saúde
Saúde pública
Sapucaia do Sul (RS)
title_short Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
title_full Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
title_fullStr Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
title_full_unstemmed Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
title_sort Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
author Santos, Michele Franciele Rodrigues dos
author_facet Santos, Michele Franciele Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Michele Franciele Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Umpierre, Roberto Nunes
contributor_str_mv Umpierre, Roberto Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Telemedicina
Atenção primária à saúde
Saúde pública
Sapucaia do Sul (RS)
topic Telemedicina
Atenção primária à saúde
Saúde pública
Sapucaia do Sul (RS)
description Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-19T05:51:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169562
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001049888
url http://hdl.handle.net/10183/169562
identifier_str_mv 001049888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/1/001049888.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/2/001049888.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/3/001049888.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01e0f0455f664f81d61cb73b64ee26b4
72fb309958463fce7c20e504c2f1f26a
eedabfb8b1145417b7e90c58def855dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205030395904