Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169562 |
Resumo: | Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município. |
id |
UFRGS-2_b90b4e5d6ada5e64b757f7c73ca7575f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169562 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Michele Franciele Rodrigues dosUmpierre, Roberto Nunes2017-10-19T05:51:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/169562001049888Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município.Telemedicinaapplication/pdfporTelemedicinaAtenção primária à saúdeSaúde públicaSapucaia do Sul (RS)Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049888.pdf001049888.pdfTexto completoapplication/pdf484377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/1/001049888.pdf01e0f0455f664f81d61cb73b64ee26b4MD51TEXT001049888.pdf.txt001049888.pdf.txtExtracted Texttext/plain70765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/2/001049888.pdf.txt72fb309958463fce7c20e504c2f1f26aMD52THUMBNAIL001049888.pdf.jpg001049888.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/3/001049888.pdf.jpgeedabfb8b1145417b7e90c58def855ddMD5310183/1695622023-05-07 03:42:29.067831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-07T06:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
title |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
spellingShingle |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS Santos, Michele Franciele Rodrigues dos Telemedicina Atenção primária à saúde Saúde pública Sapucaia do Sul (RS) |
title_short |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
title_full |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
title_fullStr |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
title_full_unstemmed |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
title_sort |
Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS |
author |
Santos, Michele Franciele Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Michele Franciele Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Michele Franciele Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Umpierre, Roberto Nunes |
contributor_str_mv |
Umpierre, Roberto Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telemedicina Atenção primária à saúde Saúde pública Sapucaia do Sul (RS) |
topic |
Telemedicina Atenção primária à saúde Saúde pública Sapucaia do Sul (RS) |
description |
Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-19T05:51:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169562 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001049888 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169562 |
identifier_str_mv |
001049888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/1/001049888.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/2/001049888.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169562/3/001049888.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01e0f0455f664f81d61cb73b64ee26b4 72fb309958463fce7c20e504c2f1f26a eedabfb8b1145417b7e90c58def855dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205030395904 |