Diagnóstico e proposição de melhorias na gestão de contratos de uma empresa de transporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180021 |
Resumo: | A gestão por processos tem proporcionado às empresas em geral um melhor desempenho operacional. Com base nisto, este trabalho visa à melhoria do processo de Gestão de Contratos de uma empresa de transporte. Utilizando o método de pesquisa ação, foram elaborados um diagnóstico da situação atual do processo de Gestão de Contratos da empresa, uma priorização dos problemas, um levantamento de melhores práticas indicadas para Gestão de Contratos e a realização de um plano de ação de melhorias. Os resultados do diagnóstico apresentam a falta de procedimentos, políticas e diretrizes deficitárias como os principais problemas na gestão de contratos da empresa. Entre as melhores práticas com maior impacto na melhoria do processo foram identificadas: (i) definir/adequar políticas, procedimentos e diretrizes, (ii) reavaliar e readequar o fluxo de contratos e (iii) treinar gestores e envolvidos. Estes resultados, assim como o plano de ação para a implementação das melhores práticas priorizadas, se apresentam como uma oportunidade de melhoria do processo de gestão de contratos da empresa. |
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Nogueira, Sabrina LechnerFettermann, Diego de CastroEcheveste, Marcia Elisa SoaresBarbosa, Tatiane Pistorello2018-07-03T02:25:58Z20121980-5160http://hdl.handle.net/10183/180021000872488A gestão por processos tem proporcionado às empresas em geral um melhor desempenho operacional. Com base nisto, este trabalho visa à melhoria do processo de Gestão de Contratos de uma empresa de transporte. Utilizando o método de pesquisa ação, foram elaborados um diagnóstico da situação atual do processo de Gestão de Contratos da empresa, uma priorização dos problemas, um levantamento de melhores práticas indicadas para Gestão de Contratos e a realização de um plano de ação de melhorias. Os resultados do diagnóstico apresentam a falta de procedimentos, políticas e diretrizes deficitárias como os principais problemas na gestão de contratos da empresa. Entre as melhores práticas com maior impacto na melhoria do processo foram identificadas: (i) definir/adequar políticas, procedimentos e diretrizes, (ii) reavaliar e readequar o fluxo de contratos e (iii) treinar gestores e envolvidos. Estes resultados, assim como o plano de ação para a implementação das melhores práticas priorizadas, se apresentam como uma oportunidade de melhoria do processo de gestão de contratos da empresa.application/pdfporSistemas & gestão. Rio de Janeiro. Vol. 7, n. 3 (set. 2012), p. 350-365.Estatística : ProbabilidadeDiagnóstico e proposição de melhorias na gestão de contratos de uma empresa de transporteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872488.pdf000872488.pdfTexto completoapplication/pdf1086934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180021/1/000872488.pdf1e12a5f32aa8284e5a68d91bcec122c7MD51TEXT000872488.pdf.txt000872488.pdf.txtExtracted Texttext/plain50788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180021/2/000872488.pdf.txt35f42097b8f4a6b855a24d93146d6f8eMD5210183/1800212024-05-23 06:43:00.280478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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