Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37111 |
Resumo: | Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática. |
id |
UFRGS-2_b9551f809f4752033217b2e36a176e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37111 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stock, Brunna SordiBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37111000819660Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática.In this work I analyze the relationship between signifier and signified in math questions solved by students of the 5th grade/6th year of elementary school. Using the didactic contract theory by Guy Brousseau, I bounce the interpretation of the exercise text as a difficulty for students to resolve exercises, bringing also the writing made by the teacher as a crucial aspect to understand the exercise. Furthermore, from the perspective of the Conceptual Fields Theory by Gérard Vergnaud, I aboard the schemes used by students to resolve exercises, ending with the importance of the teacher understand the student reasoning and present different situations, remembering the importance of the student's experience to learning Mathematics.application/pdfporTeoria dos campos conceituaisMatemática : Ensino fundamentalMatemática : Ensino : AprendizagemLearningElementary schoolMathematicsConceptual fieldsDidactic contractEstruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819660.pdf.txt000819660.pdf.txtExtracted Texttext/plain67200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/2/000819660.pdf.txte4493a8d250576d4e62c5d0c438728faMD52ORIGINAL000819660.pdf000819660.pdfTexto completoapplication/pdf1208850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/1/000819660.pdf24516541968ddfe684a5f7636447476cMD51THUMBNAIL000819660.pdf.jpg000819660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/3/000819660.pdf.jpg4b8fa99f40f49c1cae8766d466d68e3dMD5310183/371112018-10-08 09:31:04.322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
title |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental Stock, Brunna Sordi Teoria dos campos conceituais Matemática : Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem Learning Elementary school Mathematics Conceptual fields Didactic contract |
title_short |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental |
author |
Stock, Brunna Sordi |
author_facet |
Stock, Brunna Sordi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stock, Brunna Sordi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos campos conceituais Matemática : Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem |
topic |
Teoria dos campos conceituais Matemática : Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem Learning Elementary school Mathematics Conceptual fields Didactic contract |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Elementary school Mathematics Conceptual fields Didactic contract |
description |
Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819660 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37111 |
identifier_str_mv |
000819660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/2/000819660.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/1/000819660.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/3/000819660.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4493a8d250576d4e62c5d0c438728fa 24516541968ddfe684a5f7636447476c 4b8fa99f40f49c1cae8766d466d68e3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447072575324160 |