Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stock, Brunna Sordi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37111
Resumo: Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática.
id UFRGS-2_b9551f809f4752033217b2e36a176e30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37111
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stock, Brunna SordiBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37111000819660Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática.In this work I analyze the relationship between signifier and signified in math questions solved by students of the 5th grade/6th year of elementary school. Using the didactic contract theory by Guy Brousseau, I bounce the interpretation of the exercise text as a difficulty for students to resolve exercises, bringing also the writing made by the teacher as a crucial aspect to understand the exercise. Furthermore, from the perspective of the Conceptual Fields Theory by Gérard Vergnaud, I aboard the schemes used by students to resolve exercises, ending with the importance of the teacher understand the student reasoning and present different situations, remembering the importance of the student's experience to learning Mathematics.application/pdfporTeoria dos campos conceituaisMatemática : Ensino fundamentalMatemática : Ensino : AprendizagemLearningElementary schoolMathematicsConceptual fieldsDidactic contractEstruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819660.pdf.txt000819660.pdf.txtExtracted Texttext/plain67200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/2/000819660.pdf.txte4493a8d250576d4e62c5d0c438728faMD52ORIGINAL000819660.pdf000819660.pdfTexto completoapplication/pdf1208850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/1/000819660.pdf24516541968ddfe684a5f7636447476cMD51THUMBNAIL000819660.pdf.jpg000819660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/3/000819660.pdf.jpg4b8fa99f40f49c1cae8766d466d68e3dMD5310183/371112018-10-08 09:31:04.322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
title Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
Stock, Brunna Sordi
Teoria dos campos conceituais
Matemática : Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Learning
Elementary school
Mathematics
Conceptual fields
Didactic contract
title_short Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
title_full Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
title_sort Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
author Stock, Brunna Sordi
author_facet Stock, Brunna Sordi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stock, Brunna Sordi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos campos conceituais
Matemática : Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
topic Teoria dos campos conceituais
Matemática : Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Learning
Elementary school
Mathematics
Conceptual fields
Didactic contract
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Elementary school
Mathematics
Conceptual fields
Didactic contract
description Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819660
url http://hdl.handle.net/10183/37111
identifier_str_mv 000819660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/2/000819660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/1/000819660.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37111/3/000819660.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e4493a8d250576d4e62c5d0c438728fa
24516541968ddfe684a5f7636447476c
4b8fa99f40f49c1cae8766d466d68e3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422295601152