Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Elisabete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95838
Resumo: O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades da rádio escolar hibridizada pelas novas tecnologias digitais e suas multilinguagens no processo de aprendizagem. Aborda características da cultura digital e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, as significações sociais e hibridizações da rádio com outras mídias, com enfoque na sua conexão com a internet. Inclui também contribuições pedagógicas da rádio escolar híbrida e as possibilidades nascidas das interconexões com a linguagem hipermídia e os princípios para a construção de um projeto de rádio escolar hipermídia. Finaliza, propondo uma perspectiva de rádio escolar hibridizada com as hipermídias e conectada à internet, em projeto educativo interdisciplinar que valoriza as inteligências múltiplas e comporta o uso das novas habilidades de aprendizagem, condizentes com a cultura digital. Conclui que a rádio escolar híbrida digital potencializa a construção de aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento da autonomia no aluno.
id UFRGS-2_b967509628ca0e7b2c09998fd5966393
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95838
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchi, ElisabeteTijiboy, Ana Vilma2014-05-31T02:06:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/95838000913805O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades da rádio escolar hibridizada pelas novas tecnologias digitais e suas multilinguagens no processo de aprendizagem. Aborda características da cultura digital e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, as significações sociais e hibridizações da rádio com outras mídias, com enfoque na sua conexão com a internet. Inclui também contribuições pedagógicas da rádio escolar híbrida e as possibilidades nascidas das interconexões com a linguagem hipermídia e os princípios para a construção de um projeto de rádio escolar hipermídia. Finaliza, propondo uma perspectiva de rádio escolar hibridizada com as hipermídias e conectada à internet, em projeto educativo interdisciplinar que valoriza as inteligências múltiplas e comporta o uso das novas habilidades de aprendizagem, condizentes com a cultura digital. Conclui que a rádio escolar híbrida digital potencializa a construção de aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento da autonomia no aluno.application/pdfporRadiodifusão educativaMaterial didático digitalCultura digitalRádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913805.pdf000913805.pdfTexto completoapplication/pdf478649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/1/000913805.pdfe0035659bd106caf683e4d3d4f004015MD51TEXT000913805.pdf.txt000913805.pdf.txtExtracted Texttext/plain141578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/2/000913805.pdf.txt984fbed831050ffac9b5b9a629483bf4MD52THUMBNAIL000913805.pdf.jpg000913805.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/3/000913805.pdf.jpg9271fc2f51bd8f1aadd963f1a738a9dfMD5310183/958382018-10-15 08:26:57.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:26:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
title Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
spellingShingle Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
Bianchi, Elisabete
Radiodifusão educativa
Material didático digital
Cultura digital
title_short Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
title_full Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
title_fullStr Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
title_full_unstemmed Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
title_sort Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
author Bianchi, Elisabete
author_facet Bianchi, Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Elisabete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Radiodifusão educativa
Material didático digital
Cultura digital
topic Radiodifusão educativa
Material didático digital
Cultura digital
description O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades da rádio escolar hibridizada pelas novas tecnologias digitais e suas multilinguagens no processo de aprendizagem. Aborda características da cultura digital e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, as significações sociais e hibridizações da rádio com outras mídias, com enfoque na sua conexão com a internet. Inclui também contribuições pedagógicas da rádio escolar híbrida e as possibilidades nascidas das interconexões com a linguagem hipermídia e os princípios para a construção de um projeto de rádio escolar hipermídia. Finaliza, propondo uma perspectiva de rádio escolar hibridizada com as hipermídias e conectada à internet, em projeto educativo interdisciplinar que valoriza as inteligências múltiplas e comporta o uso das novas habilidades de aprendizagem, condizentes com a cultura digital. Conclui que a rádio escolar híbrida digital potencializa a construção de aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento da autonomia no aluno.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913805
url http://hdl.handle.net/10183/95838
identifier_str_mv 000913805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/1/000913805.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/2/000913805.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95838/3/000913805.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0035659bd106caf683e4d3d4f004015
984fbed831050ffac9b5b9a629483bf4
9271fc2f51bd8f1aadd963f1a738a9df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465276731392