A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Laura Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Luciana Francisca de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188039
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2012-2014. Um dos objetivos de tal pesquisa foi compreender quais as concepções e as práticas sobre o trabalho infantojuvenil que apresentam algumas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Nesta escrita, trazemos uma reflexão acerca dos dados obtidos pela pesquisa, apoiando-nos no Materialismo Histórico Dialético como método de análise da realidade social em suas múltiplas determinações.
id UFRGS-2_b99177a664f84ab3b9610ea4d37ec0e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188039
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Laura SouzaOliveira, Luciana Francisca de2019-01-22T02:36:48Z20171808-799xhttp://hdl.handle.net/10183/188039001081721Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2012-2014. Um dos objetivos de tal pesquisa foi compreender quais as concepções e as práticas sobre o trabalho infantojuvenil que apresentam algumas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Nesta escrita, trazemos uma reflexão acerca dos dados obtidos pela pesquisa, apoiando-nos no Materialismo Histórico Dialético como método de análise da realidade social em suas múltiplas determinações.Éste artículo es parte de una investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur en el periodo comprendido entre 2012-2014. Uno de los objetivos de la investigación fue entender las concepciones y prácticas sobre el trabajo de niños y adolescentes de familias beneficiarias del Programa Bolsa Familia. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los datos obtenidos de la encuesta, basándose en el materialismo histórico dialéctico como el método de análisis de la realidad social y sus múltiples determinaciones.application/pdfporTrabalhoNecessario. Niterói, RJ. Vol. 15, n. 26 (2017), p. 96-114Trabalho infantilPrograma Bolsa FamíliaTrabajo de niños y adolescentesPrograma Bolsa FamiliaPrincipio educativo/explotaciónA dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho exploradoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081721.pdf.txt001081721.pdf.txtExtracted Texttext/plain46368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188039/2/001081721.pdf.txt9840d8f7f422820310ed8eaa9d5513f2MD52ORIGINAL001081721.pdfTexto completoapplication/pdf377413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188039/1/001081721.pdf04ea47e6deef02e3118b236163274906MD5110183/1880392021-07-09 04:32:41.458616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:32:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
title A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
spellingShingle A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
Fonseca, Laura Souza
Trabalho infantil
Programa Bolsa Família
Trabajo de niños y adolescentes
Programa Bolsa Familia
Principio educativo/explotación
title_short A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
title_full A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
title_fullStr A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
title_full_unstemmed A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
title_sort A dupla face do trabalho infantojuvenil : a dialética entre o princípio educativo e o trabalho explorado
author Fonseca, Laura Souza
author_facet Fonseca, Laura Souza
Oliveira, Luciana Francisca de
author_role author
author2 Oliveira, Luciana Francisca de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
Oliveira, Luciana Francisca de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho infantil
Programa Bolsa Família
topic Trabalho infantil
Programa Bolsa Família
Trabajo de niños y adolescentes
Programa Bolsa Familia
Principio educativo/explotación
dc.subject.spa.fl_str_mv Trabajo de niños y adolescentes
Programa Bolsa Familia
Principio educativo/explotación
description Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2012-2014. Um dos objetivos de tal pesquisa foi compreender quais as concepções e as práticas sobre o trabalho infantojuvenil que apresentam algumas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Nesta escrita, trazemos uma reflexão acerca dos dados obtidos pela pesquisa, apoiando-nos no Materialismo Histórico Dialético como método de análise da realidade social em suas múltiplas determinações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-22T02:36:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188039
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-799x
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001081721
identifier_str_mv 1808-799x
001081721
url http://hdl.handle.net/10183/188039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv TrabalhoNecessario. Niterói, RJ. Vol. 15, n. 26 (2017), p. 96-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188039/2/001081721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188039/1/001081721.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9840d8f7f422820310ed8eaa9d5513f2
04ea47e6deef02e3118b236163274906
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960797048832