Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sander, Renan Muller
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88871
Resumo: Esta monografia tem como objetivo compreender como o uso da bicicleta é representado pelo jornal Zero Hora, a partir das notícias publicadas em sua versão impressa. Analisando as matérias publicadas no período de 15 de agosto de 2010 até 15 de agosto de 2011, assim, o atropelamento do grupo de ciclistas Massa Crítica, ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2011, passa a ser a data central dentro da análise, que se estende nos seis meses anteriores e posteriores ao acidente. A partir da definição deste período, foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) como metodologia de pesquisa, buscando identificar as principais representações relacionadas ao uso da bicicleta presentes nas notícias do jornal. Dessa forma, se concluiu que o uso da bicicleta é representado de quatro categorias principais: como um veículo sustentável; como uma atividade saudável; como uma atividade de lazer; como meio de transporte, aprofundando-se em com estas representações são apresentadas pelo jornal Zero Hora.
id UFRGS-2_ba3e75f1ac55ddb6658f087aa0bc886d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sander, Renan MullerKaufmann, CristineBaldissera, Rudimar2014-03-25T01:50:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/88871000912622Esta monografia tem como objetivo compreender como o uso da bicicleta é representado pelo jornal Zero Hora, a partir das notícias publicadas em sua versão impressa. Analisando as matérias publicadas no período de 15 de agosto de 2010 até 15 de agosto de 2011, assim, o atropelamento do grupo de ciclistas Massa Crítica, ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2011, passa a ser a data central dentro da análise, que se estende nos seis meses anteriores e posteriores ao acidente. A partir da definição deste período, foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) como metodologia de pesquisa, buscando identificar as principais representações relacionadas ao uso da bicicleta presentes nas notícias do jornal. Dessa forma, se concluiu que o uso da bicicleta é representado de quatro categorias principais: como um veículo sustentável; como uma atividade saudável; como uma atividade de lazer; como meio de transporte, aprofundando-se em com estas representações são apresentadas pelo jornal Zero Hora.application/pdfporRepresentação socialMobilidade urbanaRepresentações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912622.pdf000912622.pdfTexto completoapplication/pdf779938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/1/000912622.pdfb19c044376e27553b106abe562854a14MD51TEXT000912622.pdf.txt000912622.pdf.txtExtracted Texttext/plain180554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/2/000912622.pdf.txte798dbbf3840bba85f0812d2f765e8f6MD52THUMBNAIL000912622.pdf.jpg000912622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/3/000912622.pdf.jpg2314027bbefcd4b0cd4e8d2b8e3aa10cMD5310183/888712018-10-18 08:56:52.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
title Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
spellingShingle Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
Sander, Renan Muller
Representação social
Mobilidade urbana
title_short Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
title_full Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
title_fullStr Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
title_full_unstemmed Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
title_sort Representações sobre o uso da bicicleta: uma análise do jornal Zero Hora, a partir do atropelamento do grupo Massa Crítica
author Sander, Renan Muller
author_facet Sander, Renan Muller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sander, Renan Muller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaufmann, Cristine
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Kaufmann, Cristine
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Mobilidade urbana
topic Representação social
Mobilidade urbana
description Esta monografia tem como objetivo compreender como o uso da bicicleta é representado pelo jornal Zero Hora, a partir das notícias publicadas em sua versão impressa. Analisando as matérias publicadas no período de 15 de agosto de 2010 até 15 de agosto de 2011, assim, o atropelamento do grupo de ciclistas Massa Crítica, ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2011, passa a ser a data central dentro da análise, que se estende nos seis meses anteriores e posteriores ao acidente. A partir da definição deste período, foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) como metodologia de pesquisa, buscando identificar as principais representações relacionadas ao uso da bicicleta presentes nas notícias do jornal. Dessa forma, se concluiu que o uso da bicicleta é representado de quatro categorias principais: como um veículo sustentável; como uma atividade saudável; como uma atividade de lazer; como meio de transporte, aprofundando-se em com estas representações são apresentadas pelo jornal Zero Hora.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88871
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912622
url http://hdl.handle.net/10183/88871
identifier_str_mv 000912622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/1/000912622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/2/000912622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88871/3/000912622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b19c044376e27553b106abe562854a14
e798dbbf3840bba85f0812d2f765e8f6
2314027bbefcd4b0cd4e8d2b8e3aa10c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462035582976