Crise, formadores de opinião e ativismo digital : uma análise da comunicação dos púbicos envolvidos no caso do Programa Timeline da Rádio Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cambraia, Gabriela Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229880
Resumo: O tema do estudo é o posicionamento de formadores de opinião e organizações que vinculam sua marca a outras empresas na gestão de crise, levando em consideração as manifestações nos ambientes digitais. Tem-se, como objetivo geral, analisar o posicionamento e a comunicação de crise dos principais públicos envolvidos no caso de comentários de jornalistas do Programa Timeline Gaúcha, da Rádio Gaúcha, sobre o assalto a banco da cidade de Criciúma/SC, tendo em vista o papel dos formadores de opinião e o contexto das redes sociais digitais. A pesquisa possui abordagem exploratória e utiliza-se de métodos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, juntamente com as técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Para responder ao objetivo e, a partir da pesquisa bibliográfica realizada, foi possível propor três categorias para nortear a análise de conteúdo: 1) formadores de opinião e ativismo digital no surgimento da crise; 2) posicionamento organizacional perante a crise; e 3) comunicação de crise. Identificou-se que a maioria das organizações envolvidas se posicionou a respeito do caso e que essa manifestação ocorreu em meio a um cenário de ativismo digital, onde a cobrança dos públicos era constante. Com base nas perspectivas teóricas abordadas, viu-se a importância de um bom planejamento prévio das ações, considerando o contexto digital atual.
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