Inserção da odontologia social em cursos de Odontologia do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Clarissa Thaís
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106872
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de odontologia estabelecidas em 2002 visam à formação de um profissional com um novo perfil para atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo tem por objetivo verificar a inserção de conteúdos de saúde coletiva nos currículos dos cursos de odontologia do Rio Grande do Sul. Para atender a este objetivo, foi realizado um estudo dos currículos de odontologia de quatro universidades do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Dentre os procedimentos metodológicos, destaca-se o exame das ementas das disciplinas pertencentes às diferentes áreas de formação e busca dos conteúdos relativos à saúde pública, à saúde coletiva e à odontologia social. O principal resultado do estudo mostra que a média do percentual de carga horária dedicada à saúde coletiva nos quatro cursos estudados foi de 20,29 %, correspondente a 977 sobre 4814 horas – aula, que foi a média da carga horária total das faculdades aqui analisadas. Futuros estudos deverão verificar se as evidências apresentadas neste estudo representam uma mudança efetiva de concepção da função social da atividade odontológica tanto por parte do corpo docente como dos egressos dos cursos de graduação em odontologia.
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