A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas William de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87657
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as representações que estudantes de Ensino Fundamental, tanto de Escola Pública como de Escola Privada, possuem sobre os games/Internet/televisão e das disponibilidades às práticas corporais. Busquei também compreender se havia relação mais próxima entre games/meninos e Internet/meninas, se a condição sócio-econômica está associada nessas representações e se a socialização estará adquirindo mais uma forma de interagir entre os jovens. A literatura sugere que o uso desse tipo de modernidade perante a juventude está crescendo e pode contribuir para o afastamento do jovem para as práticas corporais, assim como sua socialização ficou mais facilitada, tendo em vista que através das redes sociais, os jovens conseguem conversar a distancia, sem precisar ter contato pessoalmente. Embora a Educação Física seja uma disciplina de grande preferência entre os alunos, à concorrência com os eletrônicos podem acabar afetando-os para a prática da aula. Conforme observações de estágio em uma Escola Privada, alguns alunos estavam mais envolvidos em seus equipamentos portáteis do que com a aula de Educação Física e com preferências diferenciadas no gênero, como os meninos preferirem mais os games e as meninas mais a Internet. Durante conversa com alunos, informaram que não jogam apenas nas aulas, mas na maior parte do seu tempo livre. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo em que se fará uso de grupos de discussão com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2013 e as informações obtidas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Foi feito as entrevistas através de grupos de discussão em ambas as Escolas e o resultado foi parecido, mostrando uma disponibilidade maior perante as tecnologias do que a práticas corporais, em virtude de algumas consequências como a falta de tempo, insegurança e receio dos pais, desmotivação, falta de disponibilidade de amigos para fazer alguma atividade física. Também observasse uma mudança de comunicação entre os jovens, sendo mais a distancia e virtualmente através de redes sociais.
id UFRGS-2_bac893ac35d05f3eb593ca3769c48977
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Lucas William deWittizorecki, Elisandro Schultz2014-02-25T01:53:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/87657000911518O presente estudo teve como objetivo analisar as representações que estudantes de Ensino Fundamental, tanto de Escola Pública como de Escola Privada, possuem sobre os games/Internet/televisão e das disponibilidades às práticas corporais. Busquei também compreender se havia relação mais próxima entre games/meninos e Internet/meninas, se a condição sócio-econômica está associada nessas representações e se a socialização estará adquirindo mais uma forma de interagir entre os jovens. A literatura sugere que o uso desse tipo de modernidade perante a juventude está crescendo e pode contribuir para o afastamento do jovem para as práticas corporais, assim como sua socialização ficou mais facilitada, tendo em vista que através das redes sociais, os jovens conseguem conversar a distancia, sem precisar ter contato pessoalmente. Embora a Educação Física seja uma disciplina de grande preferência entre os alunos, à concorrência com os eletrônicos podem acabar afetando-os para a prática da aula. Conforme observações de estágio em uma Escola Privada, alguns alunos estavam mais envolvidos em seus equipamentos portáteis do que com a aula de Educação Física e com preferências diferenciadas no gênero, como os meninos preferirem mais os games e as meninas mais a Internet. Durante conversa com alunos, informaram que não jogam apenas nas aulas, mas na maior parte do seu tempo livre. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo em que se fará uso de grupos de discussão com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2013 e as informações obtidas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Foi feito as entrevistas através de grupos de discussão em ambas as Escolas e o resultado foi parecido, mostrando uma disponibilidade maior perante as tecnologias do que a práticas corporais, em virtude de algumas consequências como a falta de tempo, insegurança e receio dos pais, desmotivação, falta de disponibilidade de amigos para fazer alguma atividade física. Também observasse uma mudança de comunicação entre os jovens, sendo mais a distancia e virtualmente através de redes sociais.This study aims to analyze the representations of elementary school students, both as Public School Private School, have on the games / internet / tv and cash bodily practices . Check also the closer relationship between games / internet and boys / girls, observe whether the socio-economic status is associated with these representations and socialization will be acquiring one more way to interact with young people. The literature suggests that the use of this type of modernity before the youth is growing and can contribute to the young away from the body for the practice, as well as their socialization was made easier, considering that through social media, young people can talk distance without having personal contact. Although physical education is discipline most preferred among students, the competition with electronics can end up affecting them for practice in class. As observations internship in a private school, some students were more involved in their mobile devices than with the Physical Education class and gender- differentiated preferences, as most boys prefer the games and girls over the internet. During conversation with students, reported that they only play in class, but most of his free time. In this sense, I intend to investigate is concerned about their leisure and the influence of physical education in the lives of the young. Methodologically, it is a descriptive study that will use focus groups with elementary school students in a public school and a private school in Porto Alegre. Data collection should be completed during the second half of 2013 and the information obtained will be worked through the content analysis. Interviews was done through focus groups in both schools and the result was similar, showing a greater availability before the technologies of the body practices, due to some consequences such as lack of time, insecurity and fears of parents, lack of motivation, lack availability of friends to do some physical activity. Also observe a change in communication between young people, being more distant and virtually through social networks.application/pdfporLazerInternetEnsino fundamentalGamesInternetTvBodily practicesSocializationElementary educationA influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911518.pdf000911518.pdfTexto completoapplication/pdf503936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/1/000911518.pdf26be9cac47dde280dcefd4bd92c595c1MD51TEXT000911518.pdf.txt000911518.pdf.txtExtracted Texttext/plain86392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/2/000911518.pdf.txt49688e95dd7a1918b31be628bcb9cb95MD52THUMBNAIL000911518.pdf.jpg000911518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/3/000911518.pdf.jpgd966c846e996e82943bdcaa6e8466708MD5310183/876572018-10-08 08:29:55.034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:29:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
title A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
spellingShingle A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
Souza, Lucas William de
Lazer
Internet
Ensino fundamental
Games
Internet
Tv
Bodily practices
Socialization
Elementary education
title_short A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
title_full A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
title_fullStr A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
title_full_unstemmed A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
title_sort A influência das tecnologias no lazer dos jovens e a relação com as práticas corporais.
author Souza, Lucas William de
author_facet Souza, Lucas William de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas William de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Internet
Ensino fundamental
topic Lazer
Internet
Ensino fundamental
Games
Internet
Tv
Bodily practices
Socialization
Elementary education
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Internet
Tv
Bodily practices
Socialization
Elementary education
description O presente estudo teve como objetivo analisar as representações que estudantes de Ensino Fundamental, tanto de Escola Pública como de Escola Privada, possuem sobre os games/Internet/televisão e das disponibilidades às práticas corporais. Busquei também compreender se havia relação mais próxima entre games/meninos e Internet/meninas, se a condição sócio-econômica está associada nessas representações e se a socialização estará adquirindo mais uma forma de interagir entre os jovens. A literatura sugere que o uso desse tipo de modernidade perante a juventude está crescendo e pode contribuir para o afastamento do jovem para as práticas corporais, assim como sua socialização ficou mais facilitada, tendo em vista que através das redes sociais, os jovens conseguem conversar a distancia, sem precisar ter contato pessoalmente. Embora a Educação Física seja uma disciplina de grande preferência entre os alunos, à concorrência com os eletrônicos podem acabar afetando-os para a prática da aula. Conforme observações de estágio em uma Escola Privada, alguns alunos estavam mais envolvidos em seus equipamentos portáteis do que com a aula de Educação Física e com preferências diferenciadas no gênero, como os meninos preferirem mais os games e as meninas mais a Internet. Durante conversa com alunos, informaram que não jogam apenas nas aulas, mas na maior parte do seu tempo livre. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo em que se fará uso de grupos de discussão com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2013 e as informações obtidas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Foi feito as entrevistas através de grupos de discussão em ambas as Escolas e o resultado foi parecido, mostrando uma disponibilidade maior perante as tecnologias do que a práticas corporais, em virtude de algumas consequências como a falta de tempo, insegurança e receio dos pais, desmotivação, falta de disponibilidade de amigos para fazer alguma atividade física. Também observasse uma mudança de comunicação entre os jovens, sendo mais a distancia e virtualmente através de redes sociais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911518
url http://hdl.handle.net/10183/87657
identifier_str_mv 000911518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/1/000911518.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/2/000911518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87657/3/000911518.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26be9cac47dde280dcefd4bd92c595c1
49688e95dd7a1918b31be628bcb9cb95
d966c846e996e82943bdcaa6e8466708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447120974446592