Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Aline Cardoso
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98913
Resumo: Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.
id UFRGS-2_baf0dd4be5970fe1f80875c6b07d872b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Aline CardosoDell'Aglio, Debora Dalbosco2014-07-29T02:05:09Z20100102-3772http://hdl.handle.net/10183/98913000822473Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.This study aimed to investigate the characteristics of institutionalized youth and their families. The participants were 155 institutionalized children and adolescents, aged from 7 to 16 years old, from shelters in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Data collection was accomplished through structured interviews, the Academic Achievement Test, the Life Satisfaction Scale and the Five Field Map. Early experimentation of drugs, poor school performances and high levels of school failure were observed among the adolescents. Families presented low educational levels, informal jobs and unemployment. Positive contacts and high life satisfaction in the institution may indicate that the institutional acceptance constitutes a source of support and satisfaction. Intervention programs for the development of those youth and for empowerment of their families are discussed.application/pdfporPsicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 26, n.3 (jul./set. 2010), p.407-415.Menores institucionalizadosFamíliaDesempenho escolarSatisfação com a vidaRedes de apoio socialInstitutionalizationAcademic achievementLife satisfactionSocial support networkCrianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio socialInstitutionalized children and adolescents : academic achievement, life satisfaction and social support networkinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000822473.pdf000822473.pdfTexto completoapplication/pdf450609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/1/000822473.pdf93a78c0156f2d3198ef4c193c047c632MD51TEXT000822473.pdf.txt000822473.pdf.txtExtracted Texttext/plain47357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/2/000822473.pdf.txtbbcd53bdedd5840c5a006a4d6f626a61MD52THUMBNAIL000822473.pdf.jpg000822473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/3/000822473.pdf.jpg403bcf1fad50633595d442ef5baafb49MD5310183/989132018-10-22 07:48:33.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:48:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Institutionalized children and adolescents : academic achievement, life satisfaction and social support network
title Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
spellingShingle Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
Siqueira, Aline Cardoso
Menores institucionalizados
Família
Desempenho escolar
Satisfação com a vida
Redes de apoio social
Institutionalization
Academic achievement
Life satisfaction
Social support network
title_short Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
title_full Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
title_fullStr Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
title_full_unstemmed Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
title_sort Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
author Siqueira, Aline Cardoso
author_facet Siqueira, Aline Cardoso
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
author_role author
author2 Dell'Aglio, Debora Dalbosco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Aline Cardoso
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
dc.subject.por.fl_str_mv Menores institucionalizados
Família
Desempenho escolar
Satisfação com a vida
Redes de apoio social
topic Menores institucionalizados
Família
Desempenho escolar
Satisfação com a vida
Redes de apoio social
Institutionalization
Academic achievement
Life satisfaction
Social support network
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutionalization
Academic achievement
Life satisfaction
Social support network
description Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:05:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98913
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000822473
identifier_str_mv 0102-3772
000822473
url http://hdl.handle.net/10183/98913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 26, n.3 (jul./set. 2010), p.407-415.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/1/000822473.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/2/000822473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98913/3/000822473.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93a78c0156f2d3198ef4c193c047c632
bbcd53bdedd5840c5a006a4d6f626a61
403bcf1fad50633595d442ef5baafb49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551796576256