Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229717 |
Resumo: | Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo. |
id |
UFRGS-2_bb3c83610b2851fa569b514afabc3a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229717 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gai, Daniele NoalKroth, Victória JantschCamilotti, Andressa Girotto2021-09-10T04:28:29Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/229717001074503Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo.Navigate from the settlement school of agrarian reform to the psychosocial support center: spaces that we roam with our Geringonça and our way of being Geringa. What we think about education is far from traditional and / or orthopedic health manuals. What we invented to navigate and to act in several areas (including and amid disagreement) of education and health, is far from health diagnosing stating disabilities, faults, defects, impossibilities and limits. From the university to the community we aimed to produce joyful encounters and life enhancers (learnings and healths). In this photocartographic essay we show singular collective paths in a Project that circulates through education and health, and which affirms the pedagogies of difference and the ecology of life. Project that is inscribed in the lives of its participants, and once participants, writing authors: children with and without disabilities, adults in the process of graduation or post graduation, mental health users. It is a cartographic research. What refers to the university for respect to multiplicity and composition, being inseparable – in our way and our doing – the teaching, extension and research. We conclude by suggesting we do with singleness of research exercises (teaching and extension): geringonça, multiprofessional, inter-philosophies, with-pedagogies, in the difference differing.Navegar desde la escuela del asentamiento de reforma agraria hasta el centro de atención psicosocial: espacios que transitamos con nuestra Geringonça y nuestro modo de ser Geringa. Lo que pensamos en materia de educación se encuentra lejos de los manuales tradicionales y/u ortopédicos de salud. Lo que inventamos para navegar y para actuar en espacios diversos (y en medio a las divergencias, incluso) de educación y salud, está distante de la salud que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defectos, imposibilidades y límites. Desde la universidad hacia la comunidad anhelamos producir encuentros alegres y potenciadores de vida (aprendizaje y salud). En este ensayo fotocartográfico mostramos trayectos colectivos singulares dentro de un proyecto que transita por la educación y la salud, y afirma las pedagogías de la diferencia y la ecología de vida. Este proyecto se inscribe en las vidas de sus participantes y, una vez participantes, autores redactores: niños con y sin deficiencias, adultos en proceso de grado o postgrado, usuarios de salud mental. Se trata de una investigación cartográfica. Lo que afirmamos en la universidad se refiere a la multiplicidad y a la composición, siendo inseparables – para nuestro modo y nuestro quehacer –, la enseñanza, la extensión y la investigación. Concluimos sugiriendo hacer con simplicidad, ejercicios de investigación (enseñanza y extensión): geringonça, multiprofesional, entre-filosofías, con-pedagogías, en la diferencia difiriendo.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 70-81ArteSaúdeArtHealthEducationProject geringonçaArteSaludEducaciónProyecto geringonçaNavegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonçaSailing with art, heath and education : winds that move the geringonça projectNavegar con arte, salud y educación : vientos que mueven el proyecto geringonçainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074503.pdf.txt001074503.pdf.txtExtracted Texttext/plain32159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/2/001074503.pdf.txtde826257ec3aa31ac60f581693f3acb3MD52ORIGINAL001074503.pdfTexto completoapplication/pdf705169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/1/001074503.pdf3259ab19364bc7917e0cd97daad32fbeMD5110183/2297172021-11-20 06:17:21.178576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229717Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:17:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sailing with art, heath and education : winds that move the geringonça project |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Navegar con arte, salud y educación : vientos que mueven el proyecto geringonça |
title |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
spellingShingle |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça Gai, Daniele Noal Arte Saúde Art Health Education Project geringonça Arte Salud Educación Proyecto geringonça |
title_short |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
title_full |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
title_fullStr |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
title_full_unstemmed |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
title_sort |
Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça |
author |
Gai, Daniele Noal |
author_facet |
Gai, Daniele Noal Kroth, Victória Jantsch Camilotti, Andressa Girotto |
author_role |
author |
author2 |
Kroth, Victória Jantsch Camilotti, Andressa Girotto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal Kroth, Victória Jantsch Camilotti, Andressa Girotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Saúde |
topic |
Arte Saúde Art Health Education Project geringonça Arte Salud Educación Proyecto geringonça |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art Health Education Project geringonça Arte Salud Educación Proyecto geringonça |
description |
Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T04:28:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229717 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-507X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074503 |
identifier_str_mv |
2525-507X 001074503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 70-81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/2/001074503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/1/001074503.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de826257ec3aa31ac60f581693f3acb3 3259ab19364bc7917e0cd97daad32fbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725114615070720 |