Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gai, Daniele Noal
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kroth, Victória Jantsch, Camilotti, Andressa Girotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229717
Resumo: Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo.
id UFRGS-2_bb3c83610b2851fa569b514afabc3a1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gai, Daniele NoalKroth, Victória JantschCamilotti, Andressa Girotto2021-09-10T04:28:29Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/229717001074503Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo.Navigate from the settlement school of agrarian reform to the psychosocial support center: spaces that we roam with our Geringonça and our way of being Geringa. What we think about education is far from traditional and / or orthopedic health manuals. What we invented to navigate and to act in several areas (including and amid disagreement) of education and health, is far from health diagnosing stating disabilities, faults, defects, impossibilities and limits. From the university to the community we aimed to produce joyful encounters and life enhancers (learnings and healths). In this photocartographic essay we show singular collective paths in a Project that circulates through education and health, and which affirms the pedagogies of difference and the ecology of life. Project that is inscribed in the lives of its participants, and once participants, writing authors: children with and without disabilities, adults in the process of graduation or post graduation, mental health users. It is a cartographic research. What refers to the university for respect to multiplicity and composition, being inseparable – in our way and our doing – the teaching, extension and research. We conclude by suggesting we do with singleness of research exercises (teaching and extension): geringonça, multiprofessional, inter-philosophies, with-pedagogies, in the difference differing.Navegar desde la escuela del asentamiento de reforma agraria hasta el centro de atención psicosocial: espacios que transitamos con nuestra Geringonça y nuestro modo de ser Geringa. Lo que pensamos en materia de educación se encuentra lejos de los manuales tradicionales y/u ortopédicos de salud. Lo que inventamos para navegar y para actuar en espacios diversos (y en medio a las divergencias, incluso) de educación y salud, está distante de la salud que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defectos, imposibilidades y límites. Desde la universidad hacia la comunidad anhelamos producir encuentros alegres y potenciadores de vida (aprendizaje y salud). En este ensayo fotocartográfico mostramos trayectos colectivos singulares dentro de un proyecto que transita por la educación y la salud, y afirma las pedagogías de la diferencia y la ecología de vida. Este proyecto se inscribe en las vidas de sus participantes y, una vez participantes, autores redactores: niños con y sin deficiencias, adultos en proceso de grado o postgrado, usuarios de salud mental. Se trata de una investigación cartográfica. Lo que afirmamos en la universidad se refiere a la multiplicidad y a la composición, siendo inseparables – para nuestro modo y nuestro quehacer –, la enseñanza, la extensión y la investigación. Concluimos sugiriendo hacer con simplicidad, ejercicios de investigación (enseñanza y extensión): geringonça, multiprofesional, entre-filosofías, con-pedagogías, en la diferencia difiriendo.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 70-81ArteSaúdeArtHealthEducationProject geringonçaArteSaludEducaciónProyecto geringonçaNavegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonçaSailing with art, heath and education : winds that move the geringonça projectNavegar con arte, salud y educación : vientos que mueven el proyecto geringonçainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074503.pdf.txt001074503.pdf.txtExtracted Texttext/plain32159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/2/001074503.pdf.txtde826257ec3aa31ac60f581693f3acb3MD52ORIGINAL001074503.pdfTexto completoapplication/pdf705169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/1/001074503.pdf3259ab19364bc7917e0cd97daad32fbeMD5110183/2297172021-11-20 06:17:21.178576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sailing with art, heath and education : winds that move the geringonça project
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Navegar con arte, salud y educación : vientos que mueven el proyecto geringonça
title Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
spellingShingle Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
Gai, Daniele Noal
Arte
Saúde
Art
Health
Education
Project geringonça
Arte
Salud
Educación
Proyecto geringonça
title_short Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
title_full Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
title_fullStr Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
title_full_unstemmed Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
title_sort Navegar com arte, saúde e educação : ventos que movem o projeto geringonça
author Gai, Daniele Noal
author_facet Gai, Daniele Noal
Kroth, Victória Jantsch
Camilotti, Andressa Girotto
author_role author
author2 Kroth, Victória Jantsch
Camilotti, Andressa Girotto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
Kroth, Victória Jantsch
Camilotti, Andressa Girotto
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Saúde
topic Arte
Saúde
Art
Health
Education
Project geringonça
Arte
Salud
Educación
Proyecto geringonça
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Health
Education
Project geringonça
Arte
Salud
Educación
Proyecto geringonça
description Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T04:28:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229717
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074503
identifier_str_mv 2525-507X
001074503
url http://hdl.handle.net/10183/229717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 70-81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/2/001074503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229717/1/001074503.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de826257ec3aa31ac60f581693f3acb3
3259ab19364bc7917e0cd97daad32fbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790457948831744