Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morsch, Lívia Görgen
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234609
Resumo: Introdução: Surdez pré-lingual quando não tratada na infância pode levar à deficiência de aquisição de linguagem, impactando o desenvolvimento emocional e bem–estar psicossocial. O implante coclear é a tecnologia de tratamento de escolha para perda auditiva severa e profunda (a partir de 70dB). O processo de tratamento envolve três etapas: avaliação pré operatória, cirurgia, acompanhamento pós operatório (monitoramento do dispositivo e fonoterapia), sendo o procedimento considerado tempo-sensível. Dito isso, com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, os serviços de saúde adiaram ou cancelaram procedimentos e consultas como forma de salvar recursos financeiros e humanos para o combate à COVID-19. Porém no HCPA foram mantidas as cirurgias de implante coclear. Objetivos: avaliar o desempenho auditivo e aquisição de linguagem oral a curto prazo nos pacientes implantados por PANS bilateral pré-lingual no ano de 2020, durante a pandemia da SARs-COV-2. Avaliar o impacto da pandemia no seguimento e evolução desses pacientes e a incidência de infeção por COVID-19 em pacientes e familiares durante o período perioperatório. Métodos: Os responsáveis foram entrevistados em período de 12 a 18 meses após a cirurgia de IC e aplicado questionários para avaliação de desenvolvimento de habilidade auditiva (MAIS ou IT-MAIS) e de linguagem oral (MUSS). Dados sociodemográficos e de história médica pregressa foram coletados do prontuário. Foi realizada audiometria livre com implante coclear. Resultados: Média de idade de implantação foi 37,3 meses. Média quadritonal da audiometria pós operatória foi de 33,9dB. Média de resultados no questionário MAIS e IT-MAIS foi de 77,3% e 42,3% respectivamente. Média do índice MUSS entre as crianças a partir de quatro anos foi de 66% e entre as crianças com idade de até quatro anos foi de 35,5%. Durante a pandemia, 35,2% dos pacientes não tiveram fonoterapia presencial por pelo menos 1 mês, mantendo teleatendimento e 5,9% não tiveram fonoterapia por algum período (tempo máximo de 45 dias). Não foi registrada infecção por COVID-19 em pacientes ou familiares nos dias perioperatórios.
id UFRGS-2_bb4599a70635cf5e79d50723c60eeb7d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234609
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morsch, Lívia GörgenRosito, Leticia Petersen Schmidt2022-01-29T04:52:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/234609001136377Introdução: Surdez pré-lingual quando não tratada na infância pode levar à deficiência de aquisição de linguagem, impactando o desenvolvimento emocional e bem–estar psicossocial. O implante coclear é a tecnologia de tratamento de escolha para perda auditiva severa e profunda (a partir de 70dB). O processo de tratamento envolve três etapas: avaliação pré operatória, cirurgia, acompanhamento pós operatório (monitoramento do dispositivo e fonoterapia), sendo o procedimento considerado tempo-sensível. Dito isso, com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, os serviços de saúde adiaram ou cancelaram procedimentos e consultas como forma de salvar recursos financeiros e humanos para o combate à COVID-19. Porém no HCPA foram mantidas as cirurgias de implante coclear. Objetivos: avaliar o desempenho auditivo e aquisição de linguagem oral a curto prazo nos pacientes implantados por PANS bilateral pré-lingual no ano de 2020, durante a pandemia da SARs-COV-2. Avaliar o impacto da pandemia no seguimento e evolução desses pacientes e a incidência de infeção por COVID-19 em pacientes e familiares durante o período perioperatório. Métodos: Os responsáveis foram entrevistados em período de 12 a 18 meses após a cirurgia de IC e aplicado questionários para avaliação de desenvolvimento de habilidade auditiva (MAIS ou IT-MAIS) e de linguagem oral (MUSS). Dados sociodemográficos e de história médica pregressa foram coletados do prontuário. Foi realizada audiometria livre com implante coclear. Resultados: Média de idade de implantação foi 37,3 meses. Média quadritonal da audiometria pós operatória foi de 33,9dB. Média de resultados no questionário MAIS e IT-MAIS foi de 77,3% e 42,3% respectivamente. Média do índice MUSS entre as crianças a partir de quatro anos foi de 66% e entre as crianças com idade de até quatro anos foi de 35,5%. Durante a pandemia, 35,2% dos pacientes não tiveram fonoterapia presencial por pelo menos 1 mês, mantendo teleatendimento e 5,9% não tiveram fonoterapia por algum período (tempo máximo de 45 dias). Não foi registrada infecção por COVID-19 em pacientes ou familiares nos dias perioperatórios.application/pdfporCOVID-19Implante coclearSurdezCriançaAvaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoPrograma de Residência Médica em Otorrinolaringologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136377.pdf.txt001136377.pdf.txtExtracted Texttext/plain43774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234609/2/001136377.pdf.txtc619214f0003acf9752c9a316fc8a540MD52ORIGINAL001136377.pdfTexto completoapplication/pdf745634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234609/1/001136377.pdf931e1a52a7a28a7b17107e6864ff70acMD5110183/2346092022-02-22 05:14:54.476122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
title Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
Morsch, Lívia Görgen
COVID-19
Implante coclear
Surdez
Criança
title_short Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
title_full Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
title_sort Avaliação do desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual submetidas a implante coclear durante a pandemia de COVID-19
author Morsch, Lívia Görgen
author_facet Morsch, Lívia Görgen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morsch, Lívia Görgen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosito, Leticia Petersen Schmidt
contributor_str_mv Rosito, Leticia Petersen Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Implante coclear
Surdez
Criança
topic COVID-19
Implante coclear
Surdez
Criança
description Introdução: Surdez pré-lingual quando não tratada na infância pode levar à deficiência de aquisição de linguagem, impactando o desenvolvimento emocional e bem–estar psicossocial. O implante coclear é a tecnologia de tratamento de escolha para perda auditiva severa e profunda (a partir de 70dB). O processo de tratamento envolve três etapas: avaliação pré operatória, cirurgia, acompanhamento pós operatório (monitoramento do dispositivo e fonoterapia), sendo o procedimento considerado tempo-sensível. Dito isso, com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, os serviços de saúde adiaram ou cancelaram procedimentos e consultas como forma de salvar recursos financeiros e humanos para o combate à COVID-19. Porém no HCPA foram mantidas as cirurgias de implante coclear. Objetivos: avaliar o desempenho auditivo e aquisição de linguagem oral a curto prazo nos pacientes implantados por PANS bilateral pré-lingual no ano de 2020, durante a pandemia da SARs-COV-2. Avaliar o impacto da pandemia no seguimento e evolução desses pacientes e a incidência de infeção por COVID-19 em pacientes e familiares durante o período perioperatório. Métodos: Os responsáveis foram entrevistados em período de 12 a 18 meses após a cirurgia de IC e aplicado questionários para avaliação de desenvolvimento de habilidade auditiva (MAIS ou IT-MAIS) e de linguagem oral (MUSS). Dados sociodemográficos e de história médica pregressa foram coletados do prontuário. Foi realizada audiometria livre com implante coclear. Resultados: Média de idade de implantação foi 37,3 meses. Média quadritonal da audiometria pós operatória foi de 33,9dB. Média de resultados no questionário MAIS e IT-MAIS foi de 77,3% e 42,3% respectivamente. Média do índice MUSS entre as crianças a partir de quatro anos foi de 66% e entre as crianças com idade de até quatro anos foi de 35,5%. Durante a pandemia, 35,2% dos pacientes não tiveram fonoterapia presencial por pelo menos 1 mês, mantendo teleatendimento e 5,9% não tiveram fonoterapia por algum período (tempo máximo de 45 dias). Não foi registrada infecção por COVID-19 em pacientes ou familiares nos dias perioperatórios.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-29T04:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234609
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136377
url http://hdl.handle.net/10183/234609
identifier_str_mv 001136377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234609/2/001136377.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234609/1/001136377.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c619214f0003acf9752c9a316fc8a540
931e1a52a7a28a7b17107e6864ff70ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447292788867072