Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanice dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225608
Resumo: Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.
id UFRGS-2_bb6b5ba101cbeca3851fa2913912d151
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225608
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Vanice dosAragón, Rosane2021-08-13T04:37:12Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225608000906981Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.We present a study about the possibilities of cooperation between tutor and student in an undergraduate course in pedagogy. Thus, we will investigate if cooperation encourages knowledge. We list the guiding principles of the course and its relations with the genetic epistemology of Piaget, especially with the concepts of learning and cooperation and also considering the development of construction of knowledge. We choose to investigate the interaction between tutor and student in digital learning environment either by the specificities of the environment as the occurrence of pedagogical mediation. Aiming to verify possibilities of cooperation for fomentation of knowledge, at the end of this study we evidence signs of ways of cooperation between tutor and student written on the comments of the educacional "webfólio".application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.CooperaçãoConhecimentoAmbiente de aprendizagemDigital learning enviromentsTutor and studentLearningCooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagemCooperation and fomentation of knowledge : case study on digital learning enviromentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906981.pdf.txt000906981.pdf.txtExtracted Texttext/plain58069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/2/000906981.pdf.txt526e23019d633941bd540c1eec319ab9MD52ORIGINAL000906981.pdfTexto completoapplication/pdf124701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/1/000906981.pdfdd7476204a5ba2fa0e599ffb04bd6bf0MD5110183/2256082021-08-18 04:30:36.586685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225608Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooperation and fomentation of knowledge : case study on digital learning enviroment
title Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
spellingShingle Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
Santos, Vanice dos
Cooperação
Conhecimento
Ambiente de aprendizagem
Digital learning enviroments
Tutor and student
Learning
title_short Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
title_full Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
title_fullStr Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
title_full_unstemmed Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
title_sort Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
author Santos, Vanice dos
author_facet Santos, Vanice dos
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanice dos
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Conhecimento
Ambiente de aprendizagem
topic Cooperação
Conhecimento
Ambiente de aprendizagem
Digital learning enviroments
Tutor and student
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital learning enviroments
Tutor and student
Learning
description Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225608
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906981
identifier_str_mv 1679-1916
000906981
url http://hdl.handle.net/10183/225608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/2/000906981.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/1/000906981.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 526e23019d633941bd540c1eec319ab9
dd7476204a5ba2fa0e599ffb04bd6bf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725110893674496