Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225608 |
Resumo: | Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional. |
id |
UFRGS-2_bb6b5ba101cbeca3851fa2913912d151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225608 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Vanice dosAragón, Rosane2021-08-13T04:37:12Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225608000906981Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.We present a study about the possibilities of cooperation between tutor and student in an undergraduate course in pedagogy. Thus, we will investigate if cooperation encourages knowledge. We list the guiding principles of the course and its relations with the genetic epistemology of Piaget, especially with the concepts of learning and cooperation and also considering the development of construction of knowledge. We choose to investigate the interaction between tutor and student in digital learning environment either by the specificities of the environment as the occurrence of pedagogical mediation. Aiming to verify possibilities of cooperation for fomentation of knowledge, at the end of this study we evidence signs of ways of cooperation between tutor and student written on the comments of the educacional "webfólio".application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.CooperaçãoConhecimentoAmbiente de aprendizagemDigital learning enviromentsTutor and studentLearningCooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagemCooperation and fomentation of knowledge : case study on digital learning enviromentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906981.pdf.txt000906981.pdf.txtExtracted Texttext/plain58069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/2/000906981.pdf.txt526e23019d633941bd540c1eec319ab9MD52ORIGINAL000906981.pdfTexto completoapplication/pdf124701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/1/000906981.pdfdd7476204a5ba2fa0e599ffb04bd6bf0MD5110183/2256082021-08-18 04:30:36.586685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225608Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooperation and fomentation of knowledge : case study on digital learning enviroment |
title |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
spellingShingle |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem Santos, Vanice dos Cooperação Conhecimento Ambiente de aprendizagem Digital learning enviroments Tutor and student Learning |
title_short |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
title_full |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
title_fullStr |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
title_sort |
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem |
author |
Santos, Vanice dos |
author_facet |
Santos, Vanice dos Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vanice dos Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Conhecimento Ambiente de aprendizagem |
topic |
Cooperação Conhecimento Ambiente de aprendizagem Digital learning enviroments Tutor and student Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital learning enviroments Tutor and student Learning |
description |
Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225608 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906981 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000906981 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/2/000906981.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225608/1/000906981.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
526e23019d633941bd540c1eec319ab9 dd7476204a5ba2fa0e599ffb04bd6bf0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725110893674496 |