Real-Time computer game recoloring for dichromats

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Violato, Júlia Peixoto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277375
Resumo: A capacidade de perceber e diferenciar cores é essencial em uma grande variedade de atividades do dia-a-dia. Em video games, cores são muito utilizadas para comunicar informações importantes ao jogador. Por exemplo, verde e vermelho frequentemente indicam a saúde de um personagem, e podem se tornar essenciais para a construção da narrativa do jogo e para garantir uma jogabilidade coerente. Por isso, indivíduos com daltonismo tipicamente sofrem limitações em sua habilidade de interagir com jogos da forma imaginada pelos desenvolvedores. Em jogos com aspectos competitivos ou online, isso pode introduzir desvantagens, já que informações valiosas podem faltar a esses jogadores, exigindo que eles usem mais tempo para determinar uma ação a ser tomada. O impacto dessa perda de informação pode até mesmo desencorajar esses jogadores de sequer interagir com um jogo. Nesse trabalho, nós providenciamos um plugin de recoloração para video games, que aumenta o contraste e preserva coerência temporal, para auxiliar jogadores dicromatas. Para isso, nós utilizamos o ReShade, um injetor de pós-processamento que expõe informações de cor e profundidade que permitem o desenvolvimento de shaders e filtros personalizados para jogos. Nossa solução é aplicável a qualquer jogo baseado em OpenGL, Vulkan ou DirectX, que seja executado em plataformas Windows. Ao reduzir a ambiguidade de cores para jogadores dicromatas, é esperado que nosso trabalho melhore a experiência de indivíduos daltônicos ao jogar jogos nessas plataformas.
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