Real-Time computer game recoloring for dichromats
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277375 |
Resumo: | A capacidade de perceber e diferenciar cores é essencial em uma grande variedade de atividades do dia-a-dia. Em video games, cores são muito utilizadas para comunicar informações importantes ao jogador. Por exemplo, verde e vermelho frequentemente indicam a saúde de um personagem, e podem se tornar essenciais para a construção da narrativa do jogo e para garantir uma jogabilidade coerente. Por isso, indivíduos com daltonismo tipicamente sofrem limitações em sua habilidade de interagir com jogos da forma imaginada pelos desenvolvedores. Em jogos com aspectos competitivos ou online, isso pode introduzir desvantagens, já que informações valiosas podem faltar a esses jogadores, exigindo que eles usem mais tempo para determinar uma ação a ser tomada. O impacto dessa perda de informação pode até mesmo desencorajar esses jogadores de sequer interagir com um jogo. Nesse trabalho, nós providenciamos um plugin de recoloração para video games, que aumenta o contraste e preserva coerência temporal, para auxiliar jogadores dicromatas. Para isso, nós utilizamos o ReShade, um injetor de pós-processamento que expõe informações de cor e profundidade que permitem o desenvolvimento de shaders e filtros personalizados para jogos. Nossa solução é aplicável a qualquer jogo baseado em OpenGL, Vulkan ou DirectX, que seja executado em plataformas Windows. Ao reduzir a ambiguidade de cores para jogadores dicromatas, é esperado que nosso trabalho melhore a experiência de indivíduos daltônicos ao jogar jogos nessas plataformas. |
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Violato, Júlia PeixotoOliveira Neto, Manuel Menezes de2024-08-15T06:31:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/277375001154169A capacidade de perceber e diferenciar cores é essencial em uma grande variedade de atividades do dia-a-dia. Em video games, cores são muito utilizadas para comunicar informações importantes ao jogador. Por exemplo, verde e vermelho frequentemente indicam a saúde de um personagem, e podem se tornar essenciais para a construção da narrativa do jogo e para garantir uma jogabilidade coerente. Por isso, indivíduos com daltonismo tipicamente sofrem limitações em sua habilidade de interagir com jogos da forma imaginada pelos desenvolvedores. Em jogos com aspectos competitivos ou online, isso pode introduzir desvantagens, já que informações valiosas podem faltar a esses jogadores, exigindo que eles usem mais tempo para determinar uma ação a ser tomada. O impacto dessa perda de informação pode até mesmo desencorajar esses jogadores de sequer interagir com um jogo. Nesse trabalho, nós providenciamos um plugin de recoloração para video games, que aumenta o contraste e preserva coerência temporal, para auxiliar jogadores dicromatas. Para isso, nós utilizamos o ReShade, um injetor de pós-processamento que expõe informações de cor e profundidade que permitem o desenvolvimento de shaders e filtros personalizados para jogos. Nossa solução é aplicável a qualquer jogo baseado em OpenGL, Vulkan ou DirectX, que seja executado em plataformas Windows. Ao reduzir a ambiguidade de cores para jogadores dicromatas, é esperado que nosso trabalho melhore a experiência de indivíduos daltônicos ao jogar jogos nessas plataformas.The ability to correctly perceive and differentiate colors is crucial for a wide variety of day-to-day activities. In video games, colors are often used to communicate important information to the players. For instance, green and red often indicate a character’s health, and can become essential to the construction of the game’s narrative and to ensure coher ent playability. Thus, individuals with color vision deficiency are typically constrained in their ability to interact with games in the way intended by the developers. In games with competitive or online aspects, this can introduce unfair disadvantages, as such play ers might lack precious information, requiring them more time to determine a course of action. The impact of this information loss might even discourage these players entirely from interacting with a game. In this work, we provide a contrast-enhancing, temporal coherent recoloring plugin for video games to assist dichromat players. For this, we use ReShade, a post-processing injector that exposes color and depth information to enable customized shaders and filters on games. Our solution is applicable to any game based on OpenGL, Vulkan, or DirectX, running on Windows platforms. By reducing color am biguity for dichromat players, it is expected that our work will improve the experience of individuals with color vision deficiency when playing video games on these platforms.application/pdfengVídeo gamesComputação gráficaJogos eletrônicosDichromatColor vision deficiencyRecoloringComputer graphicsReal-Time computer game recoloring for dichromatsRecoloração em tempo real de jogos para computador para dicromatas info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2022Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154169.pdf.txt001154169.pdf.txtExtracted Texttext/plain83473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277375/2/001154169.pdf.txtd47ca5314c1238878e4849ace1d10f25MD52ORIGINAL001154169.pdfTexto completo (inglês)application/pdf5890023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277375/1/001154169.pdfa809acc99b71997aef7ff3e53c33bf4fMD5110183/2773752024-08-16 05:50:18.720753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-16T08:50:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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