Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuervo, Luciane da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241523
Resumo: Este trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela cultura digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na educação musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às novas tecnologias digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a cultura digital abarca uma grande variedade de recursos, que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade.
id UFRGS-2_bbed5e4d686c872ba7bb15a1d164d883
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241523
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cuervo, Luciane da Costa2022-06-30T04:52:37Z20192525-5304http://hdl.handle.net/10183/241523001103238Este trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela cultura digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na educação musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às novas tecnologias digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a cultura digital abarca uma grande variedade de recursos, que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade.This paper discusses contemporary music making permeated by digital culture, especially in the context of the use of apps in Music Education. At its basis, it proposes to outline some of the main transformations brought about by tools associated with new digital technologies, problematising the possible new abilities and inputs necessary for educators and musicians today. The discussion is illustrated by the author’s pedagogical research and practices in her use of different tools employed in her projects as a teacher, researcher and in university extension projects in the promotion of musical practices based on group singing and recorder flute. In its conclusion, the paper understands that digital culture encompasses a wide variety of tools that can promote and qualify musical performance, requiring new skills from the music educator, as well as from music students and professionals. In this sense, the conceptions of music making and of the very concept of musicality are also expanded.application/pdfporOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 1 (jul. 2019), p. 120-150MusicalidadeFlautaCultura digitalMusicalityFluteDigital cultureEducação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103238.pdf.txt001103238.pdf.txtExtracted Texttext/plain90307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241523/2/001103238.pdf.txtf630b994f273b45c321c52134544c374MD52ORIGINAL001103238.pdfTexto completoapplication/pdf1730217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241523/1/001103238.pdf791e0dd275771cf6ab7b1f5bebd04c23MD5110183/2415232022-07-01 04:46:03.913438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-01T07:46:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
title Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
spellingShingle Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
Cuervo, Luciane da Costa
Musicalidade
Flauta
Cultura digital
Musicality
Flute
Digital culture
title_short Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
title_full Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
title_fullStr Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
title_full_unstemmed Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
title_sort Educação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce
author Cuervo, Luciane da Costa
author_facet Cuervo, Luciane da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuervo, Luciane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Musicalidade
Flauta
Cultura digital
topic Musicalidade
Flauta
Cultura digital
Musicality
Flute
Digital culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Musicality
Flute
Digital culture
description Este trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela cultura digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na educação musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às novas tecnologias digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a cultura digital abarca uma grande variedade de recursos, que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-30T04:52:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241523
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-5304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103238
identifier_str_mv 2525-5304
001103238
url http://hdl.handle.net/10183/241523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 1 (jul. 2019), p. 120-150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241523/2/001103238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241523/1/001103238.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f630b994f273b45c321c52134544c374
791e0dd275771cf6ab7b1f5bebd04c23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447796371685376