A arte e a educação em jogo : colaboratividade na produção de um jogo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Aline Leticia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206259
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a reflexão do processo criativo de desenvolvimento de jogos digitais em sala de aula em jovens com altas habilidades. Ao concluir o curso de Licenciatura de Artes Visuais, imaginei a produção de jogo digital como um processo poético e artístico, buscando um ensino colaborativo. A oficina de jogos digitais ocorreu em uma escola municipal, com estudantes de 11 a 16 anos. Juntamente com colegas, foram desenvolvidos processos para criação de protótipos de jogos digitais a partir de interesses dos estudantes construídos em dois grandes grupos. Através de atividades que instiguem suas capacidades e habilidades individuais e artísticas, matemáticas e comunicação. Na proposta inicial, cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto do jogo de plataforma, criação de um roteiro da história e o desenvolvimento inicial de ao menos uma fase do jogo. Quanto aos métodos de pesquisa, foram usados conceitos de interdisciplinaridade e o ensino colaborativo conforme consta na legislação. Os conceitos de jogo utilizado neste trabalho são os apresentados por Johan Huizinga, Roger Caillois, Arlete dos Santos Petry e acerca das definições de mídias digitais e de jogo de Paula Mastroberti.
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