A construção da identidade gaúcha : Relações entre ensino de história e Movimento Tradicionalista Gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernanda Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139283
Resumo: Este trabalho consiste em uma investigação com objetivo de problematizar a construção de identidade gaúcha, em escolas públicas estaduais, que possuem departamentos de ensino tradicionalista, na região carbonífera do Rio Grande do Sul. O foco deste estudo se concentra em discutir as relações que se estabeleceram entre as instituições escolares e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no que diz respeito ao ensino da história e da cultura local, compondo o reconhecimento da identidade dos sujeitos. Analisou-se em uma perspectiva histórica, como os conceitos de cultura e identidade são utilizados para fundamentar ensinamentos de tradições e costumes. Se trata de um estudo de caso qualitativo, onde se desenvolveu um breve levantamento bibliográfico do surgimento do MTG, e os fatores que levaram a sua inserção no ambiente escolar, seguido por análises do processo histórico da composição social da região investigada. Na análise das ações de ensino, trago aspectos relevantes do conceito de “gauchismo”, presentes nos relatórios e diários de estágio e práticas da pesquisadora, realizadas nas instituições, relacionando com a verificação de materiais institucionais e pessoais e experiências acadêmicas que auxiliaram na investigação deste caso. Os dados apresentados ajudam a compreender a importância do papel da escola, na constituição pela qual construímos a percepção de identidade pessoal e coletiva, e na relevância que as referências históricas possuem sobre o modo de percebemos nossa história.
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