O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada : uma análise à luz de Soren Kierkegaard
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263877 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes – ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo – e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente. |
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Borges, Robson MachadoFensterseifer, Paulo EvaldoFraga, Alex Branco2023-08-23T03:29:09Z20210104-4060http://hdl.handle.net/10183/263877001167987Este artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes – ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo – e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente.This article aims to analyze the presence of the state of anguish manifested by teachers participating in continuing education, and its possible consequences, from the perspective of Soren Kierkegaard. To this end, a qualitative investigation was carried out, characterized as a documentary research using secondary data. Data were analyzed from a doctoral thesis, which portrays a continuing education consisting of 26 meetings held over approximately three years, with the participation of 15 teachers. The results indicate that when studying a form of teaching performance that they considered more appropriate in relation to what they were doing, the teachers had a state of anguish towards the kierkegaardian nothingness. This condition, which is initially worrying, potentiated the search for knowledge as a way to face anguish, aiming to act with innovative practices. Thus, it seems pertinent that institutions and teachers – when planning and developing continuing education in a collaborative way – and the participants of these events themselves consider the presence of the state of distress since it can enhance the reflection on the teaching performance itself.application/pdfporEducar em Revista. Curitiba. Vol. 37, e 76449 (2021), p. 1-19AngústiaProfessorFormação continuadaFilosofiaAnguishKierkegaardContinuing educationO estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada : uma análise à luz de Soren KierkegaardThe state of anguish manifested by teachers in a continuing formation : an analysis in the light of Soren Kierkegaardinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167987.pdf.txt001167987.pdf.txtExtracted Texttext/plain47437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263877/2/001167987.pdf.txte2ebf0c4775a166d38c3cd531bd4b98fMD52ORIGINAL001167987.pdfTexto completoapplication/pdf411952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263877/1/001167987.pdfb01d0ed2e80e365d91e697aa1e4a03b9MD5110183/2638772023-08-24 03:33:25.022921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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