Avaliação de um centro de atenção psicossocial : a realidade em Foz do Iguaçu
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69684 |
Resumo: | Trata-se de um recorte da pesquisa Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul do Brasil. Temos o objetivo de avaliar a ambiência enquanto espaço de conforto e subjetividade em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, que utilizou a Avaliação de Quarta Geração. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas com dez profissionais da equipe, 11 usuários e 11 familiares e 297 horas de observação de campo. A porta fechada e a equipe reduzida foram problematizadas, ocasionando repercussões no processo de trabalho do serviço. Esses nós críticos interferem diretamente na ambiência e consistem em tensão e antagonismo às proposições de um serviço como CAPS. Identificamos que as questões apresentadas são temas que demonstram o compromisso com um ambiente saudável, que considera o conforto e a subjetividade no trabalho do CAPS. |
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Olschowsky, AgnesGlanzner, Cecília HelenaMielke, Fernanda BarretoKantorski, Luciane PradoWetzel, Christine2013-03-23T01:43:18Z20090080-6234http://hdl.handle.net/10183/69684000728318Trata-se de um recorte da pesquisa Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul do Brasil. Temos o objetivo de avaliar a ambiência enquanto espaço de conforto e subjetividade em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, que utilizou a Avaliação de Quarta Geração. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas com dez profissionais da equipe, 11 usuários e 11 familiares e 297 horas de observação de campo. A porta fechada e a equipe reduzida foram problematizadas, ocasionando repercussões no processo de trabalho do serviço. Esses nós críticos interferem diretamente na ambiência e consistem em tensão e antagonismo às proposições de um serviço como CAPS. Identificamos que as questões apresentadas são temas que demonstram o compromisso com um ambiente saudável, que considera o conforto e a subjetividade no trabalho do CAPS.This is an excerpt of the study An evaluation of the Psychosocial Care Centers in Southern Brazil. The objective is to evaluate the ambience of a Level II Psychosocial Care Center (CAPS, abbreviation in Portuguese) as a place for comfort. This casestudy was performed using a qualitative approach and the Fourth Generation Evaluation. The following was used for data collection: interviews with 10 professionals from the health team, 11 patients, and 11 relatives, and 297 hours of field observation. The closed door and the reduced team had repercussions on the work process at the Care Center. These critical nodes have a direct effect on the ambience, producing tension and antagonism in services such as CAPS. The presented issues are themes that demonstrate the commitment to a healthy environment, which implies comfort and subjectivity in the work at CAPS.Se trata de una parte de la investigación Evaluación de los Centros de Atención Psicosocial de la Región Sul del Brasil. Tenemos el objetivo de evaluar el ambiente en cuanto espacio de confort y subjetividad en un Centro de Atención Psicosocial II. Investigación cualitativa, tipo estudio de caso, que utilizó la Evaluación de Cuarta Generación. Los instrumentos de recolección de datos fueron: entrevistas con diez profesionales del equipo, 11 usuarios y 11 familiares y 297 horas de observación de campo. A puerta cerrada y con equipo reducido fueron problematizadas, ocasionando repercusiones en el proceso de trabajo del servicio. Estos nudos críticos interfieren directamente en el ambiente y consisten en tensión y antagonismo a las proposiciones de un servicio como el CAPS. Identificamos que las cuestiones presentadas son temas que demuestran el compromiso con un ambiente saludable, que considera el confort y la subjetividad en el trabajo del CAPS.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.4 (dez. 2009), p. 781-787Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)Serviços de saúde mentalHealth evaluationMental healthMental Health ServicesEvaluación en saludSalud mentalServicios de salud mentalAvaliação de um centro de atenção psicossocial : a realidade em Foz do IguaçuEvaluación de un centro de atención psicosocial : la realidad en Foz del Iguaçu, BrasilEvaluation of a psychosocial care center in Foz do Iguaçú, Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728318.pdf000728318.pdfTexto completoapplication/pdf169832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/1/000728318.pdf12beef8d2e12fdbc4c52c717f578f041MD51000728318-02.pdf000728318-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf114019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/2/000728318-02.pdf39b59122b89b3ad35712a3899c30365bMD52TEXT000728318-02.pdf.txt000728318-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain37459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/3/000728318-02.pdf.txt7bff8520530f3be91e208b388db918b0MD53000728318.pdf.txt000728318.pdf.txtExtracted Texttext/plain39413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/4/000728318.pdf.txt6f5ad14294825cb3e84b5c9be389fdc0MD54THUMBNAIL000728318.pdf.jpg000728318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/5/000728318.pdf.jpg174b307049838735da2d07497227b19bMD55000728318-02.pdf.jpg000728318-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69684/6/000728318-02.pdf.jpgabd4212209c5d2e72cb65a404d8a50ebMD5610183/696842018-10-15 07:56:56.565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69684Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:56:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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