Estudo experimental do comprimento de chamas difusivas laminares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60618 |
Resumo: | O Presente trabalho tem como objetivo projetar e construir uma bancada de ensaios de chamas laminares difusivas para estudar o comprimento de chama em função das vazões de ar e combustível. Primeiramente realizou-se o estudo do campo de velocidades na região de testes de modo a determinar a configuração de montagem que resultasse no perfil mais homogêneo possível. Posteriormente foi medido o perfil de temperaturas de chama com termopar tipo K e verificou-se que este método pode ser utilizado para determinar a posição da chama. Por fim, os comprimentos de chama medidos foram comparados com as soluções de Burke - Schumann e de Roper. A construção da bancada se deu nas instalações do DEMEC/UFRGS visando sua utilização futura em outros estudos. |
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Nunes, Cristian DuartePereira, Fernando Marcelo2012-11-06T01:37:03Z2012http://hdl.handle.net/10183/60618000860789O Presente trabalho tem como objetivo projetar e construir uma bancada de ensaios de chamas laminares difusivas para estudar o comprimento de chama em função das vazões de ar e combustível. Primeiramente realizou-se o estudo do campo de velocidades na região de testes de modo a determinar a configuração de montagem que resultasse no perfil mais homogêneo possível. Posteriormente foi medido o perfil de temperaturas de chama com termopar tipo K e verificou-se que este método pode ser utilizado para determinar a posição da chama. Por fim, os comprimentos de chama medidos foram comparados com as soluções de Burke - Schumann e de Roper. A construção da bancada se deu nas instalações do DEMEC/UFRGS visando sua utilização futura em outros estudos.The present work aims at designing and building a test bench to study the length of laminar diffusion flames as a function of the air and fuel flows. Firstly it was carried out the study of the velocity field in the test’s region in order to determine the configuration of the assembly that would result the most homogeneous profile. Thereafter the temperature flame profile was measured with a K type thermocouple and was verified that this method can be used to determine the position of the flame. Finally, the flame lengths were measured and compared to Burke – Schumann’s and Roper’s solutions. The construction of the bench was made on the facilities of DEMEC / UFRGS aiming their use in future studies.application/pdfporEngenharia mecânicaLaminar diffusion flamesVisible flame lengthExperimental test benchBurke - schumann solutionRoper solutionEstudo experimental do comprimento de chamas difusivas laminaresExperimental study of diffusive laminar flames info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860789.pdf000860789.pdfTexto completoapplication/pdf1577790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60618/1/000860789.pdfe0363847b4ada56949c1a0ca8c55a9fbMD51TEXT000860789.pdf.txt000860789.pdf.txtExtracted Texttext/plain42955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60618/2/000860789.pdf.txt423cd5bfbf786010296b6992a3393287MD52THUMBNAIL000860789.pdf.jpg000860789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60618/3/000860789.pdf.jpgd74de820dc4ef009646496f3bf2fa8faMD5310183/606182018-10-15 08:48:35.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:48:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O Presente trabalho tem como objetivo projetar e construir uma bancada de ensaios de chamas laminares difusivas para estudar o comprimento de chama em função das vazões de ar e combustível. Primeiramente realizou-se o estudo do campo de velocidades na região de testes de modo a determinar a configuração de montagem que resultasse no perfil mais homogêneo possível. Posteriormente foi medido o perfil de temperaturas de chama com termopar tipo K e verificou-se que este método pode ser utilizado para determinar a posição da chama. Por fim, os comprimentos de chama medidos foram comparados com as soluções de Burke - Schumann e de Roper. A construção da bancada se deu nas instalações do DEMEC/UFRGS visando sua utilização futura em outros estudos. |
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