“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Taíse Menezes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56385
Resumo: A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos.
id UFRGS-2_bc99584117c2074a332c0dcdc6df7fe4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56385
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Taíse MenezesTraversini, Clarice Salete2012-10-12T01:35:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/56385000859442A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos.application/pdfporSujeitoAluno“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859442.pdf000859442.pdfTexto completoapplication/pdf791997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/1/000859442.pdfda8dd14235261caad945a46af663f945MD51TEXT000859442.pdf.txt000859442.pdf.txtExtracted Texttext/plain76085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/2/000859442.pdf.txtc9670ba6eb6a42738b14c2f73c9616f1MD52THUMBNAIL000859442.pdf.jpg000859442.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/3/000859442.pdf.jpgf370eaf0cf92f17b939b866cfddf61a7MD5310183/563852021-09-19 04:27:49.98921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
title “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
spellingShingle “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
Lopes, Taíse Menezes
Sujeito
Aluno
title_short “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
title_full “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
title_fullStr “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
title_full_unstemmed “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
title_sort “Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
author Lopes, Taíse Menezes
author_facet Lopes, Taíse Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Taíse Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Aluno
topic Sujeito
Aluno
description A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56385
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859442
url http://hdl.handle.net/10183/56385
identifier_str_mv 000859442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/1/000859442.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/2/000859442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/3/000859442.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da8dd14235261caad945a46af663f945
c9670ba6eb6a42738b14c2f73c9616f1
f370eaf0cf92f17b939b866cfddf61a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433954717696