“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56385 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos. |
id |
UFRGS-2_bc99584117c2074a332c0dcdc6df7fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56385 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Taíse MenezesTraversini, Clarice Salete2012-10-12T01:35:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/56385000859442A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos.application/pdfporSujeitoAluno“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859442.pdf000859442.pdfTexto completoapplication/pdf791997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/1/000859442.pdfda8dd14235261caad945a46af663f945MD51TEXT000859442.pdf.txt000859442.pdf.txtExtracted Texttext/plain76085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/2/000859442.pdf.txtc9670ba6eb6a42738b14c2f73c9616f1MD52THUMBNAIL000859442.pdf.jpg000859442.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/3/000859442.pdf.jpgf370eaf0cf92f17b939b866cfddf61a7MD5310183/563852021-09-19 04:27:49.98921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
title |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
spellingShingle |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos Lopes, Taíse Menezes Sujeito Aluno |
title_short |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
title_full |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
title_fullStr |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
title_full_unstemmed |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
title_sort |
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos |
author |
Lopes, Taíse Menezes |
author_facet |
Lopes, Taíse Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Taíse Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito Aluno |
topic |
Sujeito Aluno |
description |
A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56385 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859442 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56385 |
identifier_str_mv |
000859442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/1/000859442.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/2/000859442.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56385/3/000859442.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da8dd14235261caad945a46af663f945 c9670ba6eb6a42738b14c2f73c9616f1 f370eaf0cf92f17b939b866cfddf61a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433954717696 |