Pesquisar a educação em uma era globalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robertson, Susan L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dale, Roger, Gandin, Luis Armando, Fajardo, Ananyr Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229969
Resumo: Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.
id UFRGS-2_bce77970bf580a169bbdb69bd67f729a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229969
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Robertson, Susan L.Dale, RogerGandin, Luis ArmandoFajardo, Ananyr Porto2021-09-22T04:23:21Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/229969000785147Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.In this paper we argue that whilst the education sector has undergone significant changes as a consequence of processes broadly associated with globalisation, many of the categories through which we have approached the analysis of the sector tend to be applied as if it were business as usual. We have called these assumptions a set of isms; that is, that the tendency to see the world as unchanged. In order to research education in a globalising era, we argue that researchers must be attentive to the changed nature of the state and its relationship to education, to the national as the primary node in education governance, to the assumption that education as a sector is made up of those same components (actors, interests, mechanisms) as in the past, and that space itself is an inert background against which all of these changes are taking place. By bringing to the fore, and making visible, these assumptions, we hope to also bring into view an education sector that is undergoing dramatic change in form, content and outcome.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 347-363PesquisaGlobalizaçãoEstadoPolítica educacionalInovação educacionalPesquisar a educação em uma era globalizanteResearching education in a globalising era info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785147.pdf.txt000785147.pdf.txtExtracted Texttext/plain52585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/2/000785147.pdf.txt775d104aca752fa79c406a95fecdc9f6MD52ORIGINAL000785147.pdfTexto completoapplication/pdf454866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/1/000785147.pdf26fd94999b67f023d9f298f92b7c40b5MD5110183/2299692023-04-27 03:31:59.07108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:31:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisar a educação em uma era globalizante
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Researching education in a globalising era
title Pesquisar a educação em uma era globalizante
spellingShingle Pesquisar a educação em uma era globalizante
Robertson, Susan L.
Pesquisa
Globalização
Estado
Política educacional
Inovação educacional
title_short Pesquisar a educação em uma era globalizante
title_full Pesquisar a educação em uma era globalizante
title_fullStr Pesquisar a educação em uma era globalizante
title_full_unstemmed Pesquisar a educação em uma era globalizante
title_sort Pesquisar a educação em uma era globalizante
author Robertson, Susan L.
author_facet Robertson, Susan L.
Dale, Roger
Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
author_role author
author2 Dale, Roger
Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robertson, Susan L.
Dale, Roger
Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Globalização
Estado
Política educacional
Inovação educacional
topic Pesquisa
Globalização
Estado
Política educacional
Inovação educacional
description Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229969
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785147
identifier_str_mv 0100-3143
000785147
url http://hdl.handle.net/10183/229969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 347-363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/2/000785147.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/1/000785147.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 775d104aca752fa79c406a95fecdc9f6
26fd94999b67f023d9f298f92b7c40b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447767341858816