Pesquisar a educação em uma era globalizante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229969 |
Resumo: | Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho. |
id |
UFRGS-2_bce77970bf580a169bbdb69bd67f729a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229969 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Robertson, Susan L.Dale, RogerGandin, Luis ArmandoFajardo, Ananyr Porto2021-09-22T04:23:21Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/229969000785147Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.In this paper we argue that whilst the education sector has undergone significant changes as a consequence of processes broadly associated with globalisation, many of the categories through which we have approached the analysis of the sector tend to be applied as if it were business as usual. We have called these assumptions a set of isms; that is, that the tendency to see the world as unchanged. In order to research education in a globalising era, we argue that researchers must be attentive to the changed nature of the state and its relationship to education, to the national as the primary node in education governance, to the assumption that education as a sector is made up of those same components (actors, interests, mechanisms) as in the past, and that space itself is an inert background against which all of these changes are taking place. By bringing to the fore, and making visible, these assumptions, we hope to also bring into view an education sector that is undergoing dramatic change in form, content and outcome.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 347-363PesquisaGlobalizaçãoEstadoPolítica educacionalInovação educacionalPesquisar a educação em uma era globalizanteResearching education in a globalising era info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785147.pdf.txt000785147.pdf.txtExtracted Texttext/plain52585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/2/000785147.pdf.txt775d104aca752fa79c406a95fecdc9f6MD52ORIGINAL000785147.pdfTexto completoapplication/pdf454866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/1/000785147.pdf26fd94999b67f023d9f298f92b7c40b5MD5110183/2299692023-04-27 03:31:59.07108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:31:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Researching education in a globalising era |
title |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
spellingShingle |
Pesquisar a educação em uma era globalizante Robertson, Susan L. Pesquisa Globalização Estado Política educacional Inovação educacional |
title_short |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
title_full |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
title_fullStr |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
title_full_unstemmed |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
title_sort |
Pesquisar a educação em uma era globalizante |
author |
Robertson, Susan L. |
author_facet |
Robertson, Susan L. Dale, Roger Gandin, Luis Armando Fajardo, Ananyr Porto |
author_role |
author |
author2 |
Dale, Roger Gandin, Luis Armando Fajardo, Ananyr Porto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robertson, Susan L. Dale, Roger Gandin, Luis Armando Fajardo, Ananyr Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Globalização Estado Política educacional Inovação educacional |
topic |
Pesquisa Globalização Estado Política educacional Inovação educacional |
description |
Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:23:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229969 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785147 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000785147 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 347-363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/2/000785147.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229969/1/000785147.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
775d104aca752fa79c406a95fecdc9f6 26fd94999b67f023d9f298f92b7c40b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447767341858816 |