Habilitação de professores(as) para a educação fisica escolar (1929-1939)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begossi, Tuany Defaveri
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Assmann, Alice Beatriz, Mazo, Janice Zarpellon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182910
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a habilitação de professores(as) para atuar com a Educação Física Escolar no Rio Grande do Sul, no período de 1929 a 1939. O recorte temporal parte de 1929, ano em que foram criados os Cursos Intensivos de Educação Physica, possuidores de um caráter de especialização, e se encerra no ano de 1939, quando ocorreu a última edição dos cursos devido à criação, no ano seguinte, da primeira instituição voltada à formação superior em Educação Física, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, procedeu-se a interpretação de documentos oficiais, tais como leis, decretos, relatórios e correspondências, bem como de reportagens de jornais. Tal documentação foi cotejada com as informações localizadas por meio da revisão bibliográfica. A interpretação aos materiais de pesquisa, sustentada pelo referencial teórico-metodológico da História Cultural, evidenciou que a habilitação de professores(as) para a Educação Física Escolar, no Estado do Rio Grande do Sul sucedeu, inicialmente por meio da instituição de uma política estadual, que criou os Cursos Intensivos de Educação Física com a finalidade de especialização dos professores(as). Posteriormente, tal medida, juntamente com ações advindas de âmbito federal, conformaram as bases para a criação, no ano de 1940, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), sendo esta a primeira instituição superior de formação profissional do Estado.
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