Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudbrack, Alice Pernigotti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87649
Resumo: O presente estudo parte de uma intervenção pedagógica e pesquisa feita no CMET – Paulo Freire em Porto Alegre, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de Educação Física. Este é um campo pouco discutido e estudado na área e por isso é de grande relevância a realização de pesquisas acadêmicas sobre o tema, além de ser uma área de atuação pouco explorada da profissão. Este trabalho de conclusão tem como objetivo discutir a relação docente nas aulas de Educação Física na EJA e apontar alguns conceitos importantes para que ela se estabeleça de maneira que possa aumentar a adesão e participação dos estudantes nas aulas. A pesquisa teve um caráter qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando-se de procedimentos como a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Foram coletados muitos depoimentos de estudantes de EJA tratando da importância que teve o diálogo com a professora, a possibilidade de serem ouvidos, o afeto e o respeito com que foram acolhidos nas aulas. Essas falas corroboram com o que expressam muitos autores, como Paulo Freire, Maurice Tardif e Claude Lessard, os quais defendem a importância dessa relação na escola, a qual vive o tensionamento entre “autoritarismo” e “licenciosidade”. Foi possível aprimorar a compreensão sobre a influência da relação que se estabelece entre docentes e discentes, além de torná-la mais prazerosa e com sentido.
id UFRGS-2_bd7c64f211faee64ccee2960ef554996
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sudbrack, Alice PernigottiDella Libera, Aline Lemos da Cunha2014-02-25T01:52:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/87649000911772O presente estudo parte de uma intervenção pedagógica e pesquisa feita no CMET – Paulo Freire em Porto Alegre, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de Educação Física. Este é um campo pouco discutido e estudado na área e por isso é de grande relevância a realização de pesquisas acadêmicas sobre o tema, além de ser uma área de atuação pouco explorada da profissão. Este trabalho de conclusão tem como objetivo discutir a relação docente nas aulas de Educação Física na EJA e apontar alguns conceitos importantes para que ela se estabeleça de maneira que possa aumentar a adesão e participação dos estudantes nas aulas. A pesquisa teve um caráter qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando-se de procedimentos como a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Foram coletados muitos depoimentos de estudantes de EJA tratando da importância que teve o diálogo com a professora, a possibilidade de serem ouvidos, o afeto e o respeito com que foram acolhidos nas aulas. Essas falas corroboram com o que expressam muitos autores, como Paulo Freire, Maurice Tardif e Claude Lessard, os quais defendem a importância dessa relação na escola, a qual vive o tensionamento entre “autoritarismo” e “licenciosidade”. Foi possível aprimorar a compreensão sobre a influência da relação que se estabelece entre docentes e discentes, além de torná-la mais prazerosa e com sentido.This current study is originated from a pedagogical intervention and research done in CMET Paulo Freire’s school in Porto Alegre in the form of Youth and Adults Education, during Physical Education classes. This is a little discussed and studied subject in this area; therefore, is of great importance to conduct academic researches about this topic, besides being a little explored field of work in this profession. This Course Final Assignment aims to discuss the teaching relationship in Physical Education classes in EJA and point out some important concepts for this relationship to be established in order to increase student’s accession and participation in these classes. The research was a qualitative one with ethnographic inspiration, using procedures such as observation, field diary and semi-structured interviews to collect data. Many testimonials were gathered from EJA students, about the importance of the dialogue with the teacher, the opportunity to be heard, the affection and respect provided in classes. These statements corroborate with many author’s ideas as Paulo Freire, Maurice Tardif and Claude Lessard. They stand up for the importance of this kind of relationship in school, which lives in tension between “authoritarianism“ and "licentiousness". It was possible to enhance the understanding about the influence of the relationship established between teachers and students and also make it more enjoyable and meaningful.application/pdfporPrática pedagógicaEducação de jovens e adultosPhysical educationYouth and adults educationAccessionPráticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911772.pdf000911772.pdfTexto completoapplication/pdf375577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/1/000911772.pdfc309d2447ff381088011a0ede9c4e312MD51TEXT000911772.pdf.txt000911772.pdf.txtExtracted Texttext/plain96279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/2/000911772.pdf.txtaabd277b2067f0181ac961e2fc980506MD52THUMBNAIL000911772.pdf.jpg000911772.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/3/000911772.pdf.jpgdc403fd6aa437d31e248f1204ac7f7b2MD5310183/876492022-06-17 04:46:41.623883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
title Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
spellingShingle Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
Sudbrack, Alice Pernigotti
Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
Physical education
Youth and adults education
Accession
title_short Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
title_full Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
title_fullStr Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
title_full_unstemmed Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
title_sort Práticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.
author Sudbrack, Alice Pernigotti
author_facet Sudbrack, Alice Pernigotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudbrack, Alice Pernigotti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
topic Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
Physical education
Youth and adults education
Accession
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Youth and adults education
Accession
description O presente estudo parte de uma intervenção pedagógica e pesquisa feita no CMET – Paulo Freire em Porto Alegre, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de Educação Física. Este é um campo pouco discutido e estudado na área e por isso é de grande relevância a realização de pesquisas acadêmicas sobre o tema, além de ser uma área de atuação pouco explorada da profissão. Este trabalho de conclusão tem como objetivo discutir a relação docente nas aulas de Educação Física na EJA e apontar alguns conceitos importantes para que ela se estabeleça de maneira que possa aumentar a adesão e participação dos estudantes nas aulas. A pesquisa teve um caráter qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando-se de procedimentos como a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Foram coletados muitos depoimentos de estudantes de EJA tratando da importância que teve o diálogo com a professora, a possibilidade de serem ouvidos, o afeto e o respeito com que foram acolhidos nas aulas. Essas falas corroboram com o que expressam muitos autores, como Paulo Freire, Maurice Tardif e Claude Lessard, os quais defendem a importância dessa relação na escola, a qual vive o tensionamento entre “autoritarismo” e “licenciosidade”. Foi possível aprimorar a compreensão sobre a influência da relação que se estabelece entre docentes e discentes, além de torná-la mais prazerosa e com sentido.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87649
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911772
url http://hdl.handle.net/10183/87649
identifier_str_mv 000911772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/1/000911772.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/2/000911772.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87649/3/000911772.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c309d2447ff381088011a0ede9c4e312
aabd277b2067f0181ac961e2fc980506
dc403fd6aa437d31e248f1204ac7f7b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460007636992