Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29017 |
Resumo: | O presente trabalho expõe um panorama histórico com algumas teorias sobre emoção ao longo da história da ciência ocidental. O objetivo é contribuir para a compreensão do contexto científico no qual se originou a abordagem teórica que propõe a investigação do papel da avaliação cognitiva no disparo e diferenciação das emoções. Diversos modelos computacionais inspirados nessa abordagem têm sido empregados visando reconhecer as emoções do aluno em sistemas educacionais, considerando a influência das emoções na aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_bd924be4ef615fcb3008f2f4a1102b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29017 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontarolo, EdilsonVicari, Rosa MariaJaques, Patricia Augustin2011-05-17T05:59:41Z20071516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/29017000662784O presente trabalho expõe um panorama histórico com algumas teorias sobre emoção ao longo da história da ciência ocidental. O objetivo é contribuir para a compreensão do contexto científico no qual se originou a abordagem teórica que propõe a investigação do papel da avaliação cognitiva no disparo e diferenciação das emoções. Diversos modelos computacionais inspirados nessa abordagem têm sido empregados visando reconhecer as emoções do aluno em sistemas educacionais, considerando a influência das emoções na aprendizagem.This paper presents a chronological overview of some theories about emotion throughout the history of Western science. The aim is to contribute to understanding the scientific context in which emerged the theoretical approach that proposes to investigate the role of cognitive appraisal on triggering and differentiation of emotions. Severa! computer models based on this approach have been employed to recognizing the student's emotions in educational systems, regarding the influence of emotions on learning.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 87-103Informática : EducaçãoEmotion theoryCognitive approach of emotionsAffective computingUma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literaturaA short retrospective to understand the cognitive approach of emotions : literary revisioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000662784.pdf.txt000662784.pdf.txtExtracted Texttext/plain50457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29017/2/000662784.pdf.txta11399f10cbe9b143fe0a62b81bdadc6MD52ORIGINAL000662784.pdf000662784.pdfTexto completoapplication/pdf7784017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29017/1/000662784.pdfa7c1d0b1ee9fe24b4c982e16d15d7743MD5110183/290172022-05-24 05:05:12.714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T08:05:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A short retrospective to understand the cognitive approach of emotions : literary revision |
title |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
spellingShingle |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura Pontarolo, Edilson Informática : Educação Emotion theory Cognitive approach of emotions Affective computing |
title_short |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
title_full |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
title_fullStr |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
title_sort |
Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura |
author |
Pontarolo, Edilson |
author_facet |
Pontarolo, Edilson Vicari, Rosa Maria Jaques, Patricia Augustin |
author_role |
author |
author2 |
Vicari, Rosa Maria Jaques, Patricia Augustin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontarolo, Edilson Vicari, Rosa Maria Jaques, Patricia Augustin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação |
topic |
Informática : Educação Emotion theory Cognitive approach of emotions Affective computing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emotion theory Cognitive approach of emotions Affective computing |
description |
O presente trabalho expõe um panorama histórico com algumas teorias sobre emoção ao longo da história da ciência ocidental. O objetivo é contribuir para a compreensão do contexto científico no qual se originou a abordagem teórica que propõe a investigação do papel da avaliação cognitiva no disparo e diferenciação das emoções. Diversos modelos computacionais inspirados nessa abordagem têm sido empregados visando reconhecer as emoções do aluno em sistemas educacionais, considerando a influência das emoções na aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-17T05:59:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29017 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000662784 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000662784 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 87-103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29017/2/000662784.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29017/1/000662784.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a11399f10cbe9b143fe0a62b81bdadc6 a7c1d0b1ee9fe24b4c982e16d15d7743 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447424043319296 |