Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94608 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares. |
id |
UFRGS-2_be11654d382e68390d1231a44585b7fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94608 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiStobäus, Claus DieterMouriño Mosquera, Juan JoséMoysés, Samuel Jorge2014-04-23T01:51:06Z20121414-3283http://hdl.handle.net/10183/94608000855911Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares.The results from a study that analyzed the process of curriculum change in the dentistry course at a higher education institution in southern Brazil are presented. A qualitative methodological approach was used and, to maintain coherence with the study subject, a case study strategy was used. Three representatives of the university’s management team, 46 students and 12 professors were interviewed. In interpreting the data, four categories emerged: 1) the curriculum reform process: a possible proposal for changes in the training; 2) tensions within the process: differences between the envisaged theory and the perceived reality; 3) the path of the process and its advances; and 4) experience of the integrated curriculum: a continuous process of learning and overcoming difficulties. There is a need to rethink the curriculum reform process, through continual reconstruction of this curriculum. It is fundamentally important, specifically, to deal with changes to the pedagogical project and curriculum practices.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 16, n. 41 (abr./jun. 2012), p. 529-542Educação em odontologiaCurriculos : OdontologiaDental EducationCurriculumEducation and HealthCurrículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúdeIntegrated curriculum for teaching dentistry : new directions for training in the field of healthcareCurrículo integrado en la educación en Odontología : nuevos sentidos para la formación en el área de saludinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855911.pdf000855911.pdfTexto completoapplication/pdf666706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/1/000855911.pdf51296ec6df09e9c029785e1580e4bbe2MD51TEXT000855911.pdf.txt000855911.pdf.txtExtracted Texttext/plain52601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/2/000855911.pdf.txtd1a2b8d87ca6c159d95b5ec86e2422dfMD52THUMBNAIL000855911.pdf.jpg000855911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/3/000855911.pdf.jpg9b4cbc8efb33cfb486cfc3400b118920MD5310183/946082018-10-05 08:36:19.807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94608Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integrated curriculum for teaching dentistry : new directions for training in the field of healthcare |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Currículo integrado en la educación en Odontología : nuevos sentidos para la formación en el área de salud |
title |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
spellingShingle |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Educação em odontologia Curriculos : Odontologia Dental Education Curriculum Education and Health |
title_short |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
title_full |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
title_fullStr |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
title_sort |
Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Stobäus, Claus Dieter Mouriño Mosquera, Juan José Moysés, Samuel Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Stobäus, Claus Dieter Mouriño Mosquera, Juan José Moysés, Samuel Jorge |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Stobäus, Claus Dieter Mouriño Mosquera, Juan José Moysés, Samuel Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Curriculos : Odontologia |
topic |
Educação em odontologia Curriculos : Odontologia Dental Education Curriculum Education and Health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dental Education Curriculum Education and Health |
description |
Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-23T01:51:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94608 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855911 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000855911 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 16, n. 41 (abr./jun. 2012), p. 529-542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/1/000855911.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/2/000855911.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94608/3/000855911.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51296ec6df09e9c029785e1580e4bbe2 d1a2b8d87ca6c159d95b5ec86e2422df 9b4cbc8efb33cfb486cfc3400b118920 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447540581007360 |