As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula Motta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Goldani, Julia Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242575
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo, conhecido como Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo/RS). Questiona-se, nesse estudo, se a socioeducação realizada dentro das unidades de internação não se resume a uma forma de controle social, visto que essa tem sido muitas vezes a função social das instituições de educação e reeducação. Simultaneamente, pensa-se a respeito das possibilidades de viabilização de um projeto pedagógico na execução da medida de internação, considerando-se os obstáculos apresentados em um contexto institucional e de privação de liberdade. Partindo dos aportes teóricos e dos dados empíricos coletados, concluiu-se que as unidades de internação da FASE/RS encontram graves dificuldades para implementar práticas pedagógicas, em principal devido à permanência de uma cultura institucional disciplinar, focada no controle social dos indivíduos.
id UFRGS-2_be4726843b7df22a8216cc43b4144185
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Ana Paula MottaGoldani, Julia Maia2022-07-15T04:48:36Z20170304-2340http://hdl.handle.net/10183/242575001059392O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo, conhecido como Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo/RS). Questiona-se, nesse estudo, se a socioeducação realizada dentro das unidades de internação não se resume a uma forma de controle social, visto que essa tem sido muitas vezes a função social das instituições de educação e reeducação. Simultaneamente, pensa-se a respeito das possibilidades de viabilização de um projeto pedagógico na execução da medida de internação, considerando-se os obstáculos apresentados em um contexto institucional e de privação de liberdade. Partindo dos aportes teóricos e dos dados empíricos coletados, concluiu-se que as unidades de internação da FASE/RS encontram graves dificuldades para implementar práticas pedagógicas, em principal devido à permanência de uma cultura institucional disciplinar, focada no controle social dos indivíduos.This study was developed to evaluate the pedagogical program performed in closed-regime “internment” units at Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul State Foundation for Socio-educational Care - FASE/RS), and bases itself on theoretical studies in the areas of law, criminology, sociology and pedagogy, as well as on an empirical research conducted with youths who served closed-regime measures as adolescents and chose, afterwards, to participate in a follow-up program for those leaving the socio-educational institutions, know as the Programa de Oportunidades e Direitos (Program for Opportunities and Rights - POD Socioeducativo/RS). This article questions whether the socio-education performed within these units is not limited to a form of social control, since this has often been the social function of educational and re-educational institutions. At the same time, the article works with possibilities for an educational project in the execution of socio-educative measures, considering the obstacles that present themselves in a context of institutionalization and deprivation of liberty. Based on the theoretical studies and the empirical data collected, the study reached the conclusion that FASE/RS’s units face severe difficulties when it comes to implementing pedagogical practices, mainly as a consequence of the endurance of an institutional disciplinary culture, focused on the social control of individuals.application/pdfporRevista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 70, (jan./jun. 2017), p. 79-112.BrasilFundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do SulRio Grande do Sul. Secretaria de Segurança Pública. Programa de Oportunidades e Direitos (POD)CriminologiaMedida socioeducativaSociologia juridicaDireito da criança e do adolescenteControle socialAdolescentsEducational and re-educational institutionPedagogySocial controlAs (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativaThe (im)possibilities of implementing pedagogical principles in socioeducative closed-regime units info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001059392.pdf.txt001059392.pdf.txtExtracted Texttext/plain73740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242575/2/001059392.pdf.txt5610321d85fd1e73eede5df4144553c4MD52ORIGINAL001059392.pdfTexto completoapplication/pdf346586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242575/1/001059392.pdfd72c5a951387ac5707c95945dd28ace4MD5110183/2425752024-04-11 06:25:15.829187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-11T09:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The (im)possibilities of implementing pedagogical principles in socioeducative closed-regime units
title As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
spellingShingle As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
Costa, Ana Paula Motta
Brasil
Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul. Secretaria de Segurança Pública. Programa de Oportunidades e Direitos (POD)
Criminologia
Medida socioeducativa
Sociologia juridica
Direito da criança e do adolescente
Controle social
Adolescents
Educational and re-educational institution
Pedagogy
Social control
title_short As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
title_full As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
title_fullStr As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
title_full_unstemmed As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
title_sort As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
author Costa, Ana Paula Motta
author_facet Costa, Ana Paula Motta
Goldani, Julia Maia
author_role author
author2 Goldani, Julia Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula Motta
Goldani, Julia Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul. Secretaria de Segurança Pública. Programa de Oportunidades e Direitos (POD)
Criminologia
Medida socioeducativa
Sociologia juridica
Direito da criança e do adolescente
Controle social
topic Brasil
Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul. Secretaria de Segurança Pública. Programa de Oportunidades e Direitos (POD)
Criminologia
Medida socioeducativa
Sociologia juridica
Direito da criança e do adolescente
Controle social
Adolescents
Educational and re-educational institution
Pedagogy
Social control
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescents
Educational and re-educational institution
Pedagogy
Social control
description O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo, conhecido como Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo/RS). Questiona-se, nesse estudo, se a socioeducação realizada dentro das unidades de internação não se resume a uma forma de controle social, visto que essa tem sido muitas vezes a função social das instituições de educação e reeducação. Simultaneamente, pensa-se a respeito das possibilidades de viabilização de um projeto pedagógico na execução da medida de internação, considerando-se os obstáculos apresentados em um contexto institucional e de privação de liberdade. Partindo dos aportes teóricos e dos dados empíricos coletados, concluiu-se que as unidades de internação da FASE/RS encontram graves dificuldades para implementar práticas pedagógicas, em principal devido à permanência de uma cultura institucional disciplinar, focada no controle social dos indivíduos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:48:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242575
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0304-2340
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059392
identifier_str_mv 0304-2340
001059392
url http://hdl.handle.net/10183/242575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 70, (jan./jun. 2017), p. 79-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242575/2/001059392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242575/1/001059392.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5610321d85fd1e73eede5df4144553c4
d72c5a951387ac5707c95945dd28ace4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225061565202432