Da vitrine à estante : uma análise histórica sobre a produção e o consumo de livros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávio Aguilar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198012
Resumo: O tema deste trabalho é o mercado editorial brasileiro, com foco na relação entre a demanda e a produção doméstica de livros. Por meio de uma análise sobre a influência de aspectos econômicos e sociais sobre a oferta e a demanda internas, pretende-se compreender o peso que diferentes fatores têm sobre a dinâmica do mercado brasileiro. Entre os aspectos tratados neste trabalho, estão tópicos como analfabetismo, escolaridade e valorização da leitura. Os fatores econômicos incluem custos de produção do setor, preço do livro, condições macroeconômicas e políticas de estímulo setorial. A pesquisa foi desenvolvida em perspectiva histórica, com o intuito de analisar a influência que diversos fatores tiveram sobre a formação da demanda por livros pela população brasileira e sobre a configuração da oferta doméstica. Os três primeiros capítulos contam essa história. O quarto e último capítulo traz um desenho da situação atual e abre espaço para algumas conclusões. De forma geral, conclui-se que o Brasil não tem tradição de valorização da leitura, cujo hábito fica restrito a uma minoria. Os preços praticados no país também excluem grande parte da população do consumo de livros. Por outro lado, o histórico recente demonstra que o Brasil não se enquadra no mesmo quadro de crise dos mercados editoriais de países desenvolvidos, afetados pela revolução digital. Estabilidade e crescimento econômico, em paralelo à continuidade de políticas de incentivo à educação e à cultura, podem expandir o consumo doméstico de livros, visto que este é um mercado ainda pouco amadurecido.
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