Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio José Mello da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110322
Resumo: Os sistemas virtuais: simuladores, jogos, serious games, estão cada vez mais reais e são capazes de renderizar imagens em alta qualidade, cada vez mais realísticas. Entretanto, ainda persiste o problema de como interagir nesses ambientes virtuais de maneira natural e livre de erros. Interagir pode ser navegar nesses ambientes, manipular e selecionar objetos. A seleção apresenta três grandes problemas: precisão, ambiguidade e complexidade. Em ambientes densos - com muitos objetos - esses problemas intensificam-se ainda mais, pois apresenta um elevado grau de oclusão, devido ao grande números de objetos presentes no ambiente. Neste trabalho propusemos a integração da ferramenta de visualização molecular Unitymol com a técnica de interação Disambiguation Canvas. Unitymol é um editor desenvolvido na Unity3D que permite a visualização e edição de moléculas. O Disambiguation Canvas é uma técnica de seleção por apontamento com um smartphone, baseada em dois passos, rápida e precisa. A integração dos dois sistemas visa uma interação mais rápida e intuitiva no Unitymol, pois além de incluir seleção de átomos no editor, a molécula que tradicionalmente é manipulada com o mouse, poderá ser movida com o smartphone através de movimentos mais intuitivos. Além disso, com essa integração propusemos uma alternativa manual para o algoritmo de busca – primeira etapa da maioria dos algoritmos de docagem molecular.
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