Desempenho motor e escolar em crianças de 6 a 10 anos : um estudo associativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natálie dos Reis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32288
Resumo: Os componentes da aprendizagem motora exercem influência significativa na aquisição das habilidades de aprendizagem cognitiva. O objetivo deste estudo, de delineamento descritivo-correlacional, foi avaliar o desempenho motor e escolar de crianças de 6 a 10 nos de uma escola pública de Porto Alegre/RS, bem como, analisar se existe correlação entre os desempenhos. A amostra foi composta por 84 crianças (39 meninos 45 meninas). Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (VALENTINI et al., 2008) e para o desempenho escolar o Teste de Desempenho Escolar (STEIN, 1994). Na análise estatística foram utilizados média, desvio-padrão e frequência, T-test independente e Correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi de p≤0,05. A maioria das crianças (94,9% dos meninos e 97,8% das meninas) apresentou desempenho motor inferior a sua faixa etária, sendo que os meninos demonstraram desempenho significativamente superior nas habilidades de manipulação (p=0,000). Muitas crianças (48,7% dos meninos e 40,0% das meninas) encontravam-se com desempenho escolar abaixo do esperado para o seu ano de escolaridade. Nenhuma diferença estatística entre o desempenho escolar de meninos e meninas foi verificada. Foi encontrada uma correlação positiva e significativa de forma fraca (r=0,178; p=0,05) entre o desempenho motor e escolar. Conclui-se que as crianças parecem não estar recebendo estímulos adequados na prática motora e escolar. Sugere-se que programas motores qualificados e integrados com outras áreas escolares devem ser realizados a fim de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
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