Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giollo, Ana Carolina Nodari
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135382
Resumo: Esta monografia analisa a série Um esboço para a história da música de Maria Abreu, escrita entre outubro de 1967 e agosto de 1968 no Caderno de Sábado do Correio do Povo. O objetivo geral do trabalho é compreender como Maria Abreu apresenta a história da música na série. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e recuperar os textos que compõe a série; classificar e analisar as publicações procurando refletir sobre suas temáticas e abordagens; discutir e problematizar as seguintes questões: de que música a autora fala? Quais são os recursos utilizados pela autora para dirigir-se ao público leigo? Para quem a autora fala? e quais são as referências utilizadas por Maria Abreu para construir a série?. Para iluminar teoricamente o objeto, situamos o suplemento cultural como sistema perito dentro do jornalismo, salientando a função da crítica na mediação de campos especializados Contextualizamos o Caderno de Sábado na história do Correio do Povo e sistematizamos dados biográficos sobre a autora. Por meio do método de análise de conteúdo, foram analisados os 24 textos que compõem a série. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que a série Um esboço para a história da música tem o seu foco na Música Antiga, abordada em 42% dos temas. Os compositores citados são de nove países distintos, liderados pelos alemães, que configuram 36% de todos os compositores mencionados. Ao todo, Maria Abreu referencia 24 autores, divididos em musicólogos, críticos, historiadores, músicos, escritores e filósofos. A linguagem dos textos é hermética, e a série é voltada aos leitores com conhecimento prévio de história da música e teoria musical.
id UFRGS-2_bf931cba0289d79226492e4cd52a1b33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giollo, Ana Carolina NodariGolin, CidaCavalcanti, Anna de Carvalho2016-04-08T02:06:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/135382000988020Esta monografia analisa a série Um esboço para a história da música de Maria Abreu, escrita entre outubro de 1967 e agosto de 1968 no Caderno de Sábado do Correio do Povo. O objetivo geral do trabalho é compreender como Maria Abreu apresenta a história da música na série. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e recuperar os textos que compõe a série; classificar e analisar as publicações procurando refletir sobre suas temáticas e abordagens; discutir e problematizar as seguintes questões: de que música a autora fala? Quais são os recursos utilizados pela autora para dirigir-se ao público leigo? Para quem a autora fala? e quais são as referências utilizadas por Maria Abreu para construir a série?. Para iluminar teoricamente o objeto, situamos o suplemento cultural como sistema perito dentro do jornalismo, salientando a função da crítica na mediação de campos especializados Contextualizamos o Caderno de Sábado na história do Correio do Povo e sistematizamos dados biográficos sobre a autora. Por meio do método de análise de conteúdo, foram analisados os 24 textos que compõem a série. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que a série Um esboço para a história da música tem o seu foco na Música Antiga, abordada em 42% dos temas. Os compositores citados são de nove países distintos, liderados pelos alemães, que configuram 36% de todos os compositores mencionados. Ao todo, Maria Abreu referencia 24 autores, divididos em musicólogos, críticos, historiadores, músicos, escritores e filósofos. A linguagem dos textos é hermética, e a série é voltada aos leitores com conhecimento prévio de história da música e teoria musical.This work analyses the series Um esboço para a história da música written by Maria Abreu between October of 1967 and August of 1968 on the Correio do Povo’s Caderno de Sábado. The main objective of this work is to comprehend how Maria Abreu presents the history of music in her series. We have stablished as specific objectives to map and recover the texts that composes the series; to classify and analyze the writings reflecting on its themes and approaches to the History of Music; discuss and problematize the following questions: what is the music that the author is writing about? What are the resources used by the author to address the general public? To whom is she writing the series? And what are the references used by the author to present the series? To enlighten the object theoretically, we have contextualized the cultural supplement as a journalism expert system, stressing the critical role of mediation of specialized fields. We have contextualized the Caderno de Sábado on the Correio do Povo’s history and systematized biographical information about the author. Content analysis was used to analyze the 24 articles that compose the series. Based on the results, we have concluded that the series Um esboço para a história da música focuses on Ancient Music, addressed in 42% of the subjects. The aforementioned composers are from nine different countries, led by the Germans, who make up 36% of all mentioned composers. Throughout the series, Maria Abreu references 24 authors, between musicologists, critics, historians, writers and philosophers. The language used on the texts is specialized, and the series is aimed at readers with background knowledge of music history and music theory.application/pdfporJornalismo culturalCorreio do Povo (Jornal). Caderno de SábadoCultural JournalismMusical criticismMaria AbreuCaderno de SábadoCorreio do PovoUma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988020.pdf000988020.pdfTexto completoapplication/pdf13962650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/1/000988020.pdfce472757f18b7c00de8117074b705e9fMD51TEXT000988020.pdf.txt000988020.pdf.txtExtracted Texttext/plain277462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/2/000988020.pdf.txta60cbdc474d3a2e1ed48ab3b0b5d5043MD52THUMBNAIL000988020.pdf.jpg000988020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/3/000988020.pdf.jpgdc310e4c56e0a353d7511f1d624cfde7MD5310183/1353822018-10-10 08:41:38.587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:41:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
title Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
spellingShingle Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
Giollo, Ana Carolina Nodari
Jornalismo cultural
Correio do Povo (Jornal). Caderno de Sábado
Cultural Journalism
Musical criticism
Maria Abreu
Caderno de Sábado
Correio do Povo
title_short Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
title_full Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
title_fullStr Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
title_full_unstemmed Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
title_sort Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
author Giollo, Ana Carolina Nodari
author_facet Giollo, Ana Carolina Nodari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giollo, Ana Carolina Nodari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Golin, Cida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cavalcanti, Anna de Carvalho
contributor_str_mv Golin, Cida
Cavalcanti, Anna de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo cultural
Correio do Povo (Jornal). Caderno de Sábado
topic Jornalismo cultural
Correio do Povo (Jornal). Caderno de Sábado
Cultural Journalism
Musical criticism
Maria Abreu
Caderno de Sábado
Correio do Povo
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Journalism
Musical criticism
Maria Abreu
Caderno de Sábado
Correio do Povo
description Esta monografia analisa a série Um esboço para a história da música de Maria Abreu, escrita entre outubro de 1967 e agosto de 1968 no Caderno de Sábado do Correio do Povo. O objetivo geral do trabalho é compreender como Maria Abreu apresenta a história da música na série. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e recuperar os textos que compõe a série; classificar e analisar as publicações procurando refletir sobre suas temáticas e abordagens; discutir e problematizar as seguintes questões: de que música a autora fala? Quais são os recursos utilizados pela autora para dirigir-se ao público leigo? Para quem a autora fala? e quais são as referências utilizadas por Maria Abreu para construir a série?. Para iluminar teoricamente o objeto, situamos o suplemento cultural como sistema perito dentro do jornalismo, salientando a função da crítica na mediação de campos especializados Contextualizamos o Caderno de Sábado na história do Correio do Povo e sistematizamos dados biográficos sobre a autora. Por meio do método de análise de conteúdo, foram analisados os 24 textos que compõem a série. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que a série Um esboço para a história da música tem o seu foco na Música Antiga, abordada em 42% dos temas. Os compositores citados são de nove países distintos, liderados pelos alemães, que configuram 36% de todos os compositores mencionados. Ao todo, Maria Abreu referencia 24 autores, divididos em musicólogos, críticos, historiadores, músicos, escritores e filósofos. A linguagem dos textos é hermética, e a série é voltada aos leitores com conhecimento prévio de história da música e teoria musical.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T02:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988020
url http://hdl.handle.net/10183/135382
identifier_str_mv 000988020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/1/000988020.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/2/000988020.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135382/3/000988020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce472757f18b7c00de8117074b705e9f
a60cbdc474d3a2e1ed48ab3b0b5d5043
dc310e4c56e0a353d7511f1d624cfde7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224504314167296