Saussure revisitado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Germana Farias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39412
Resumo: O Curso de Linguística Geral (doravante CLG), de Ferdinand de Saussure, é considerado o livro fundador da linguística como estudada atualmente. Apesar de ter tido papel decisivo na forma como a língua é estudada, o livro de Saussure também foi alvo de críticas e de questionamentos. Esses questionamentos vieram do fato de que o livro não foi escrito por Saussure e, sim, feito a partir de anotações dos seus alunos durante as aulas do curso que ele ministrava na Universidade de Genebra. As críticas são referentes a como o CLG foi organizado e se ele realmente refletiria o que Saussure vinha estudando ou pensando sobre a linguística, a língua e a linguagem. Sendo a leitura um ato individual e subjetivo, sujeito a ser atravessado por diversos fatores de ordem inconsciente, esta monografia visa ler algumas destas críticas para apresentálas como resultado de desejos e posições teóricas ou pessoais dos leitores em questão. Essa mesma individualidade, no entanto, também resulta em leituras enriquecedoras, que acrescentam ao conhecimento do texto original pontos de vista ainda mais complexos que justificam sua leitura e a continuidade dos estudos sobre o CLG. Este trabalho é fruto de leituras e, como tal, também sujeito às mesmas leis: a lei do desejo, a lei das filiações teóricas, a lei da subjetividade. É um trabalho teórico que foi feito baseado nas leituras dos autores aqui tratados. Os textos foram lidos levando-se em consideração sua posição histórica e teórica para, então, ser visto do ponto de vista teórico adotado pela autora. Após todas as leituras, vê-se que a leitura dos textos fundadores é de vital importância para que o leitor possa se posicionar como sujeito. Ler apenas leituras é ler outra coisa, outro texto, outro autor. Estar exposto apenas a excertos é abrir mão de se responsabilizar pela própria interpretação, de assumir uma posição teórica e de ser autor dos seus próprios textos.
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Sendo a leitura um ato individual e subjetivo, sujeito a ser atravessado por diversos fatores de ordem inconsciente, esta monografia visa ler algumas destas críticas para apresentálas como resultado de desejos e posições teóricas ou pessoais dos leitores em questão. Essa mesma individualidade, no entanto, também resulta em leituras enriquecedoras, que acrescentam ao conhecimento do texto original pontos de vista ainda mais complexos que justificam sua leitura e a continuidade dos estudos sobre o CLG. Este trabalho é fruto de leituras e, como tal, também sujeito às mesmas leis: a lei do desejo, a lei das filiações teóricas, a lei da subjetividade. É um trabalho teórico que foi feito baseado nas leituras dos autores aqui tratados. Os textos foram lidos levando-se em consideração sua posição histórica e teórica para, então, ser visto do ponto de vista teórico adotado pela autora. Após todas as leituras, vê-se que a leitura dos textos fundadores é de vital importância para que o leitor possa se posicionar como sujeito. Ler apenas leituras é ler outra coisa, outro texto, outro autor. Estar exposto apenas a excertos é abrir mão de se responsabilizar pela própria interpretação, de assumir uma posição teórica e de ser autor dos seus próprios textos.The book Course in General Linguistics, by Ferdinand de Saussure, is considered the work which founded the way linguistics is studied nowadays. Even though it has been decisive on how language is studied, Saussure's book has been subjected to criticisms and questionings. These questionings come from the fact that Saussure did not write the book himself since it was made from students' notes taken during the course he gave at the University of Geneva. The criticisms refer to the way the Course was organised and whether it really reflected Saussure's ideas about linguistics, language and langue. Being the act of reading one that is individual and subjective, influenced by several factors which are not always conscious, this monograph aims at reading some of these criticisms and presenting them as the result of desire and theoretical or personal positions. This same individuality, nonetheless, can also result in richer readings which add to the knowledge of the original book, bringing up more complex points of view that justify reading and studying the Course. This monograph is the result of reading and, as such, is also subjected to the same laws: the law of desire, the law of theoretical positions, the law of subjectivity. It is a theoretical work based on my readings of the authors here dealt with. These authors were read taking into consideration their historical and theoretical positions so that they could be seen from the theoretical point of view adopted on this work. Taking everything into consideration, one can see that reading an original text is of vital importance for the reader to be able to put oneself in the position of an individual subject. Reading only other authors' interpretations of an original text is reading something else, another text, another author. Exposing oneself to exerts only is giving up responsibility for one's own interpretation, giving up assuming one's own theoretical position as well as being the author of one's own texts.application/pdfporSaussure, Ferdinand de, 1857-1913LinguagemLingüística geralLínguaCourse in general linguisticsLangueLanguageReadingSaussureSaussure revisitadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824200.pdf.txt000824200.pdf.txtExtracted Texttext/plain91532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39412/2/000824200.pdf.txta4433e5f6734d435338bf6ab83679419MD52ORIGINAL000824200.pdf000824200.pdfTexto completoapplication/pdf274478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39412/1/000824200.pdfaf246a7144a5a638a678fe32f4591c84MD51THUMBNAIL000824200.pdf.jpg000824200.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39412/3/000824200.pdf.jpgd6a8907411c4279c1cdcc6d46b0c3156MD5310183/394122022-08-06 04:43:04.510675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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