Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230531 |
Resumo: | Para as Instituições de Ensino Superior, é de grande relevância conhecer o perfil de seus egressos, priorizando a situação profissional destes e suas adequações aos setores em que atuam. Este conhecimento possibilita uma reflexão crítica sobre a formação dos egressos e as prováveis relações com as necessidades do mercado de trabalho. Sobre os egressos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no país e, em especial, dos egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificou-se uma significativa escassez de informações disponíveis. Este trabalho apresenta dados quanti-qualitativos sobre a formação e atuação dos egressos, considerados indicadores significativos para o acompanhamento dos licenciandos em seus cursos e posterior atuação profissional. As unidades amostrais são os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, de 2008 a 2018, e A sua situação profissional. Para a coleta de dados dos egressos em atividade nas escolas de Educação Básica foram utilizados os microdados do Censo Escolar 2017 (Inep/MEC). Dados referentes à atuação profissional e à formação continuada dos egressos em geral foram prospectados através de buscas sistemáticas pelo nome completo de cada egresso, realizadas em sites oficiais governamentais, Currículo Lattes e em informações públicas na internet, como as constantes em redes sociais. Os Licenciados (322) representam cerca de 30% dos egressos totais do curso, sendo que apenas 8,5% optam pela Dupla Diplomação. A maioria dos egressos pertence ao gênero feminino (70%) e menos de 15% são professores da Educação Básica e 3,7% são professores do Ensino Superior. De acordo com os achados desta pesquisa, os egressos da UFRGS não estão sendo professores na Educação Básica, apesar de a formação ser direcionada para isso. Uma parcela dos egressos atuou ou está atuando como professores em cursos Prévestibulares; diversos são servidores públicos ou atuam como biólogos em empresas privadas, ONGs ou empresas próprias; outra parte tem empregos formais ou informais em outras áreas não relacionadas à docência ou à biologia. Entre os Licenciados pesquisados, 59% possuem alguma Pós-Graduação, índices estes acima do previsto na meta 16 do Plano Nacional de Educação. Entre os egressos que estão atuando como professores, 63% são do gênero feminino, com idade média de 33 anos, de cor/raça branca (76%). Os professores Licenciados pela UFRGS estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre e lecionam em apenas um município. A maior parte destes professores atua na Rede Municipal, seguido de perto pela Rede Estadual. A maioria (85%) é servidor com cargo público efetivo permanente. É na área de Ciências do Ensino Fundamental que a maior parte dos egressos atua, seguido dos que atuam na disciplina de Biologia, Ensino Médio. O número médio de turmas de cada professor nestes componentes do currículo escolar é de cinco turmas. Este estudo descritivo, exploratório e transversal permitiu um amplo levantamento de dados, analisados quantitativamente, e uma discussão de abordagem qualitativa que, mesmo de forma preliminar, precisa ser considerado um marco histórico sobre os egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS e seus campos profissionais de atuação. Pretende-se que seja uma fonte inspiradora a pesquisas e estudos similares e, com ênfase, conduza os gestores do curso a promoverem discussões relacionadas ao currículo do curso de Licenciatura e suas implicações profissionais. |
id |
UFRGS-2_c0a98d0ecea9619d07e1c297beb1f6d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230531 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Luiza Amaral deJunqueira, HeloisaCarvalho, Marie Jane Soares2021-10-06T04:15:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/230531001109082Para as Instituições de Ensino Superior, é de grande relevância conhecer o perfil de seus egressos, priorizando a situação profissional destes e suas adequações aos setores em que atuam. Este conhecimento possibilita uma reflexão crítica sobre a formação dos egressos e as prováveis relações com as necessidades do mercado de trabalho. Sobre os egressos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no país e, em especial, dos egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificou-se uma significativa escassez de informações disponíveis. Este trabalho apresenta dados quanti-qualitativos sobre a formação e atuação dos egressos, considerados indicadores significativos para o acompanhamento dos licenciandos em seus cursos e posterior atuação profissional. As unidades amostrais são os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, de 2008 a 2018, e A sua situação profissional. Para a coleta de dados dos egressos em atividade nas escolas de Educação Básica foram utilizados os microdados do Censo Escolar 2017 (Inep/MEC). Dados referentes à atuação profissional e à formação continuada dos egressos em geral foram prospectados através de buscas sistemáticas pelo nome completo de cada egresso, realizadas em sites oficiais governamentais, Currículo Lattes e em informações públicas na internet, como as constantes em redes sociais. Os Licenciados (322) representam cerca de 30% dos egressos totais do curso, sendo que apenas 8,5% optam pela Dupla Diplomação. A maioria dos egressos pertence ao gênero feminino (70%) e menos de 15% são professores da Educação Básica e 3,7% são professores do Ensino Superior. De acordo com os achados desta pesquisa, os egressos da UFRGS não estão sendo professores na Educação Básica, apesar de a formação ser direcionada para isso. Uma parcela dos egressos atuou ou está atuando como professores em cursos Prévestibulares; diversos são servidores públicos ou atuam como biólogos em empresas privadas, ONGs ou empresas próprias; outra parte tem empregos formais ou informais em outras áreas não relacionadas à docência ou à biologia. Entre os Licenciados pesquisados, 59% possuem alguma Pós-Graduação, índices estes acima do previsto na meta 16 do Plano Nacional de Educação. Entre os egressos que estão atuando como professores, 63% são do gênero feminino, com idade média de 33 anos, de cor/raça branca (76%). Os professores Licenciados pela UFRGS estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre e lecionam em apenas um município. A maior parte destes professores atua na Rede Municipal, seguido de perto pela Rede Estadual. A maioria (85%) é servidor com cargo público efetivo permanente. É na área de Ciências do Ensino Fundamental que a maior parte dos egressos atua, seguido dos que atuam na disciplina de Biologia, Ensino Médio. O número médio de turmas de cada professor nestes componentes do currículo escolar é de cinco turmas. Este estudo descritivo, exploratório e transversal permitiu um amplo levantamento de dados, analisados quantitativamente, e uma discussão de abordagem qualitativa que, mesmo de forma preliminar, precisa ser considerado um marco histórico sobre os egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS e seus campos profissionais de atuação. Pretende-se que seja uma fonte inspiradora a pesquisas e estudos similares e, com ênfase, conduza os gestores do curso a promoverem discussões relacionadas ao currículo do curso de Licenciatura e suas implicações profissionais.application/pdfporCiências biológicasEgressosMercado de trabalho : Ciências biológicasSituação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109082.pdf.txt001109082.pdf.txtExtracted Texttext/plain103904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230531/2/001109082.pdf.txte793418c8b5e6c44cfec787b346dd780MD52ORIGINAL001109082.pdfTexto completoapplication/pdf1430291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230531/1/001109082.pdf6d42e4021dcbfd554fc415e7c729d384MD5110183/2305312021-11-20 06:11:22.283018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
title |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
spellingShingle |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 Castro, Luiza Amaral de Ciências biológicas Egressos Mercado de trabalho : Ciências biológicas |
title_short |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
title_full |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
title_fullStr |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
title_full_unstemmed |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
title_sort |
Situação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : 2008 - 2018 |
author |
Castro, Luiza Amaral de |
author_facet |
Castro, Luiza Amaral de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luiza Amaral de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências biológicas Egressos Mercado de trabalho : Ciências biológicas |
topic |
Ciências biológicas Egressos Mercado de trabalho : Ciências biológicas |
description |
Para as Instituições de Ensino Superior, é de grande relevância conhecer o perfil de seus egressos, priorizando a situação profissional destes e suas adequações aos setores em que atuam. Este conhecimento possibilita uma reflexão crítica sobre a formação dos egressos e as prováveis relações com as necessidades do mercado de trabalho. Sobre os egressos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no país e, em especial, dos egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificou-se uma significativa escassez de informações disponíveis. Este trabalho apresenta dados quanti-qualitativos sobre a formação e atuação dos egressos, considerados indicadores significativos para o acompanhamento dos licenciandos em seus cursos e posterior atuação profissional. As unidades amostrais são os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, de 2008 a 2018, e A sua situação profissional. Para a coleta de dados dos egressos em atividade nas escolas de Educação Básica foram utilizados os microdados do Censo Escolar 2017 (Inep/MEC). Dados referentes à atuação profissional e à formação continuada dos egressos em geral foram prospectados através de buscas sistemáticas pelo nome completo de cada egresso, realizadas em sites oficiais governamentais, Currículo Lattes e em informações públicas na internet, como as constantes em redes sociais. Os Licenciados (322) representam cerca de 30% dos egressos totais do curso, sendo que apenas 8,5% optam pela Dupla Diplomação. A maioria dos egressos pertence ao gênero feminino (70%) e menos de 15% são professores da Educação Básica e 3,7% são professores do Ensino Superior. De acordo com os achados desta pesquisa, os egressos da UFRGS não estão sendo professores na Educação Básica, apesar de a formação ser direcionada para isso. Uma parcela dos egressos atuou ou está atuando como professores em cursos Prévestibulares; diversos são servidores públicos ou atuam como biólogos em empresas privadas, ONGs ou empresas próprias; outra parte tem empregos formais ou informais em outras áreas não relacionadas à docência ou à biologia. Entre os Licenciados pesquisados, 59% possuem alguma Pós-Graduação, índices estes acima do previsto na meta 16 do Plano Nacional de Educação. Entre os egressos que estão atuando como professores, 63% são do gênero feminino, com idade média de 33 anos, de cor/raça branca (76%). Os professores Licenciados pela UFRGS estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre e lecionam em apenas um município. A maior parte destes professores atua na Rede Municipal, seguido de perto pela Rede Estadual. A maioria (85%) é servidor com cargo público efetivo permanente. É na área de Ciências do Ensino Fundamental que a maior parte dos egressos atua, seguido dos que atuam na disciplina de Biologia, Ensino Médio. O número médio de turmas de cada professor nestes componentes do currículo escolar é de cinco turmas. Este estudo descritivo, exploratório e transversal permitiu um amplo levantamento de dados, analisados quantitativamente, e uma discussão de abordagem qualitativa que, mesmo de forma preliminar, precisa ser considerado um marco histórico sobre os egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS e seus campos profissionais de atuação. Pretende-se que seja uma fonte inspiradora a pesquisas e estudos similares e, com ênfase, conduza os gestores do curso a promoverem discussões relacionadas ao currículo do curso de Licenciatura e suas implicações profissionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-06T04:15:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230531 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109082 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230531 |
identifier_str_mv |
001109082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230531/2/001109082.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230531/1/001109082.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e793418c8b5e6c44cfec787b346dd780 6d42e4021dcbfd554fc415e7c729d384 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447283108413440 |