Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berbick, Caroline
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67193
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos produzidos pelo programa jornalístico semanal da Rede Globo, Profissão Repórter, acerca da temática da infância. A pesquisa aborda as singularidades do telejornalismo desde a produção da notícia até a interação com o público e é balizada pelo Paradigma Construtivista exposto por Nelson Traquina, que assume o jornalismo como um instrumento ativo na construção social da realidade. Foram analisadas nove edições com temas relacionados à infância, veiculadas entre 2008 e 2012. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso, que estuda a linguagem como um objeto simbólico e procura compreender os mecanismos de produção e de assimilação de significados. Neste estudo foram identificados os conceitos de Infância Idealizada – frágil, vivida sob a tutela dos pais e sob a proteção da lei – e de Infância Marginalizada – carente, imatura diante das provações impostas. Também foi verificado que a construção dessas realidades é feita a partir de referenciais culturais, sociais e morais que reforçam e legitimam conceitos do senso comum sobre as desigualdades sociais.
id UFRGS-2_c0b664a510b9a6470eb46e6c3077fe87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67193
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berbick, CarolineHagen, Sean Aquere2013-03-05T01:48:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/67193000871825Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos produzidos pelo programa jornalístico semanal da Rede Globo, Profissão Repórter, acerca da temática da infância. A pesquisa aborda as singularidades do telejornalismo desde a produção da notícia até a interação com o público e é balizada pelo Paradigma Construtivista exposto por Nelson Traquina, que assume o jornalismo como um instrumento ativo na construção social da realidade. Foram analisadas nove edições com temas relacionados à infância, veiculadas entre 2008 e 2012. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso, que estuda a linguagem como um objeto simbólico e procura compreender os mecanismos de produção e de assimilação de significados. Neste estudo foram identificados os conceitos de Infância Idealizada – frágil, vivida sob a tutela dos pais e sob a proteção da lei – e de Infância Marginalizada – carente, imatura diante das provações impostas. Também foi verificado que a construção dessas realidades é feita a partir de referenciais culturais, sociais e morais que reforçam e legitimam conceitos do senso comum sobre as desigualdades sociais.This paper aims to analyze the senses produced by the Rede Globo’s weekly news program, Profissão Repórter, about the childhood. The research is supported by the Constructivist Paradigm presented by Nelson Traquina, which assumes journalism as an active tool for the social construction of reality, approaching the singularities of the television journalism since the news production until the interaction with the audience. Nine editions with the childhood theme, broadcasted between 2008 and 2012, have been analyzed. The methodology employed is the Discourse Analysis, which studies the language as a symbolic object and comprehends the significance production and assimilation mechanism. In this paper it have been identified the following concepts: Idealized Childhood – fragile, lived under parents and law guardianship – and Marginalized Childhood – needy, immature before the trials imposed. It also has been verified that these realities constructions are made from cultural, social and moral references that reinforce and legitimize common sense’s concepts about the social inequality.application/pdfporProfissão Repórter (Programa de televisão)Análise do discursoInfânciaTelevision journalismReality constructionChildhoodDiscourseProfissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871825.pdf000871825.pdfTexto completoapplication/pdf584370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/1/000871825.pdf810aefb9bb7f0fcdf3f9e0fdcab3c610MD51TEXT000871825.pdf.txt000871825.pdf.txtExtracted Texttext/plain155482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/2/000871825.pdf.txt66bbc0ed463320d21212aade900868d1MD52THUMBNAIL000871825.pdf.jpg000871825.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/3/000871825.pdf.jpg023d5cc4d3334b70a1e9c657212a8c5dMD5310183/671932018-10-17 07:56:12.441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67193Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:56:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
title Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
spellingShingle Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
Berbick, Caroline
Profissão Repórter (Programa de televisão)
Análise do discurso
Infância
Television journalism
Reality construction
Childhood
Discourse
title_short Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
title_full Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
title_fullStr Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
title_full_unstemmed Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
title_sort Profissão Repórter e a construção da infância : a idealização, a marginalização e o senso comum
author Berbick, Caroline
author_facet Berbick, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berbick, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hagen, Sean Aquere
contributor_str_mv Hagen, Sean Aquere
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Repórter (Programa de televisão)
Análise do discurso
Infância
topic Profissão Repórter (Programa de televisão)
Análise do discurso
Infância
Television journalism
Reality construction
Childhood
Discourse
dc.subject.eng.fl_str_mv Television journalism
Reality construction
Childhood
Discourse
description Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos produzidos pelo programa jornalístico semanal da Rede Globo, Profissão Repórter, acerca da temática da infância. A pesquisa aborda as singularidades do telejornalismo desde a produção da notícia até a interação com o público e é balizada pelo Paradigma Construtivista exposto por Nelson Traquina, que assume o jornalismo como um instrumento ativo na construção social da realidade. Foram analisadas nove edições com temas relacionados à infância, veiculadas entre 2008 e 2012. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso, que estuda a linguagem como um objeto simbólico e procura compreender os mecanismos de produção e de assimilação de significados. Neste estudo foram identificados os conceitos de Infância Idealizada – frágil, vivida sob a tutela dos pais e sob a proteção da lei – e de Infância Marginalizada – carente, imatura diante das provações impostas. Também foi verificado que a construção dessas realidades é feita a partir de referenciais culturais, sociais e morais que reforçam e legitimam conceitos do senso comum sobre as desigualdades sociais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-05T01:48:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67193
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871825
url http://hdl.handle.net/10183/67193
identifier_str_mv 000871825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/1/000871825.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/2/000871825.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67193/3/000871825.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 810aefb9bb7f0fcdf3f9e0fdcab3c610
66bbc0ed463320d21212aade900868d1
023d5cc4d3334b70a1e9c657212a8c5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426747971502080