The acquisition of /p/ and /k/ word-mid codas of English (L2) by learners from Southern Brazil (L1) : a gestural analysis in stochastic optimality theory
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132629 |
Resumo: | Neste artigo, formalizamos a aquisição, por parte de aprendizes do Sul do Brasil, das sequências /pt/ e /kt/ em posição medial de palavras do inglês (L2). Os participantes, que apresentavam um nível básico de proficiência na língua estrangeira, tiveram suas produções orais gravadas tanto em português quanto em inglês, para a posterior verificação dos padrões acústicos encontrados nas tentativas de produção das codas /p/ e /k/. Estes padrões acústicos foram analisados à luz da Teoria da Otimidade Estocástica, e as restrições utilizadas na análise foram baseadas no modelo da Fonologia Gestual (BROWMAN & GOLDSTEIN, 1992) e na noção de pontos de ancoragem gestuais proposta por Gafos (2002). Concluímos que uma análise gestual permite a formalização de uma série de padrões acústicos que tendiam a ser desconsiderados pelas análises fonológicas tradicionais, uma vez que tais padrões assumam um status diferenciado, como componentes da gramática do indivíduo. |
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Schmitt, Bruna KochAlves, Ubiratã Kickhöfel2016-02-04T02:04:27Z20141984-4301http://hdl.handle.net/10183/132629000982812Neste artigo, formalizamos a aquisição, por parte de aprendizes do Sul do Brasil, das sequências /pt/ e /kt/ em posição medial de palavras do inglês (L2). Os participantes, que apresentavam um nível básico de proficiência na língua estrangeira, tiveram suas produções orais gravadas tanto em português quanto em inglês, para a posterior verificação dos padrões acústicos encontrados nas tentativas de produção das codas /p/ e /k/. Estes padrões acústicos foram analisados à luz da Teoria da Otimidade Estocástica, e as restrições utilizadas na análise foram baseadas no modelo da Fonologia Gestual (BROWMAN & GOLDSTEIN, 1992) e na noção de pontos de ancoragem gestuais proposta por Gafos (2002). Concluímos que uma análise gestual permite a formalização de uma série de padrões acústicos que tendiam a ser desconsiderados pelas análises fonológicas tradicionais, uma vez que tais padrões assumam um status diferenciado, como componentes da gramática do indivíduo.In this article, we formalize the acquisition of word-mid /pt/ and /kt/ sequences in English (L2) by learners from Southern Brazil. The participants, who presented a basic proficiency level in English, had their productions recorded both in English and in Brazilian Portuguese, which allowed for an analysis of the acoustic patterns found in the production of /p/ and /k/ obstruent codas. The acoustic patterns produced by the learners were analyzed using the Stochastic-Optimality Theory, and the constraints used in the analysis were based on the framework of Gestural Phonology (BROWMAN & GOLDSTEIN, 1992) and in the gestural landmarks proposed by Gafos (2002). We conclude that a gestural analysis allows for the formalization of a wider range of acoustic patterns which tended not to be considered in traditional accounts of phonology, as these patterns assume a different status since they are then considered to be part of the grammar.application/pdfengLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2014), f. 765-794Teoria da otimidadeLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Aquisição fonológica do inglêsFonologiaPhonetic-phonological AcquisitionGestural PhonologyStochastic Optimality TheoryThe acquisition of /p/ and /k/ word-mid codas of English (L2) by learners from Southern Brazil (L1) : a gestural analysis in stochastic optimality theoryA aquisição das codas mediais /p/ e /k/ do inglês (L2) por aprendizes do sul do Brasil (L1) : uma análise gestual na teoria da otimidade estocásticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982812.pdf000982812.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1141903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132629/1/000982812.pdf278717e2dcb1b7c8d107c652c5f6ad4bMD51TEXT000982812.pdf.txt000982812.pdf.txtExtracted Texttext/plain55747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132629/2/000982812.pdf.txt39a0037c243774025623db53d7d28966MD52THUMBNAIL000982812.pdf.jpg000982812.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132629/3/000982812.pdf.jpg21a3e20c19bfdd560aac0ad7a8af47a1MD5310183/1326292023-07-14 03:31:00.929076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo, formalizamos a aquisição, por parte de aprendizes do Sul do Brasil, das sequências /pt/ e /kt/ em posição medial de palavras do inglês (L2). Os participantes, que apresentavam um nível básico de proficiência na língua estrangeira, tiveram suas produções orais gravadas tanto em português quanto em inglês, para a posterior verificação dos padrões acústicos encontrados nas tentativas de produção das codas /p/ e /k/. Estes padrões acústicos foram analisados à luz da Teoria da Otimidade Estocástica, e as restrições utilizadas na análise foram baseadas no modelo da Fonologia Gestual (BROWMAN & GOLDSTEIN, 1992) e na noção de pontos de ancoragem gestuais proposta por Gafos (2002). Concluímos que uma análise gestual permite a formalização de uma série de padrões acústicos que tendiam a ser desconsiderados pelas análises fonológicas tradicionais, uma vez que tais padrões assumam um status diferenciado, como componentes da gramática do indivíduo. |
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