Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Camila Bitencourt
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156968
Resumo: Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social.
id UFRGS-2_c1932972824cb50bd210515c6256b74d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156968
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Camila BitencourtVirginio, Alexandre Silva2017-04-21T02:35:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/156968001016978Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social.This work addresses social inequality in the school environment. Initially, it was a question of characterizing the schooling process in Brazil. The focus of the study was to verify how the processes of social inequality are reflected in school inequalities. We then analyze a specific case to understand how a school responds to social changes and if, in some way, it generates alternative elements to the hegemonic models of school organization. To carry out this qualitative study, research techniques were chosen such as participant observation, interviews, documentary analysis and informal conversations. The results point to a new process of organization of new methods of school management. This construction tends to create an effective bond with the institution, causing the school to be at the forefront of social change processes.application/pdfporDesigualdade socialEscola públicaEscolarizaçãoGestão escolarSocial inequalitySchool inequalitySchoolingPublic schoolEducação e desigualdade : implicações no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016978.pdf001016978.pdfTexto completoapplication/pdf868099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/1/001016978.pdfd6b0f544174c60f8a24e9449e450f645MD51TEXT001016978.pdf.txt001016978.pdf.txtExtracted Texttext/plain75405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/2/001016978.pdf.txtf40aac97ce07f6334b8418b5463b7aaaMD52THUMBNAIL001016978.pdf.jpg001016978.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/3/001016978.pdf.jpg2a09e44cd861ecf0558660bef34fff0aMD5310183/1569682019-07-26 02:31:19.755401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-26T05:31:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
title Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
spellingShingle Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
Martins, Camila Bitencourt
Desigualdade social
Escola pública
Escolarização
Gestão escolar
Social inequality
School inequality
Schooling
Public school
title_short Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
title_full Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
title_fullStr Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
title_full_unstemmed Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
title_sort Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
author Martins, Camila Bitencourt
author_facet Martins, Camila Bitencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Camila Bitencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social
Escola pública
Escolarização
Gestão escolar
topic Desigualdade social
Escola pública
Escolarização
Gestão escolar
Social inequality
School inequality
Schooling
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Social inequality
School inequality
Schooling
Public school
description Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156968
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016978
url http://hdl.handle.net/10183/156968
identifier_str_mv 001016978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/1/001016978.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/2/001016978.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/3/001016978.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6b0f544174c60f8a24e9449e450f645
f40aac97ce07f6334b8418b5463b7aaa
2a09e44cd861ecf0558660bef34fff0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527091335168