Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156968 |
Resumo: | Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social. |
id |
UFRGS-2_c1932972824cb50bd210515c6256b74d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156968 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Camila BitencourtVirginio, Alexandre Silva2017-04-21T02:35:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/156968001016978Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social.This work addresses social inequality in the school environment. Initially, it was a question of characterizing the schooling process in Brazil. The focus of the study was to verify how the processes of social inequality are reflected in school inequalities. We then analyze a specific case to understand how a school responds to social changes and if, in some way, it generates alternative elements to the hegemonic models of school organization. To carry out this qualitative study, research techniques were chosen such as participant observation, interviews, documentary analysis and informal conversations. The results point to a new process of organization of new methods of school management. This construction tends to create an effective bond with the institution, causing the school to be at the forefront of social change processes.application/pdfporDesigualdade socialEscola públicaEscolarizaçãoGestão escolarSocial inequalitySchool inequalitySchoolingPublic schoolEducação e desigualdade : implicações no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016978.pdf001016978.pdfTexto completoapplication/pdf868099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/1/001016978.pdfd6b0f544174c60f8a24e9449e450f645MD51TEXT001016978.pdf.txt001016978.pdf.txtExtracted Texttext/plain75405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/2/001016978.pdf.txtf40aac97ce07f6334b8418b5463b7aaaMD52THUMBNAIL001016978.pdf.jpg001016978.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/3/001016978.pdf.jpg2a09e44cd861ecf0558660bef34fff0aMD5310183/1569682019-07-26 02:31:19.755401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156968Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-07-26T05:31:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
title |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
spellingShingle |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar Martins, Camila Bitencourt Desigualdade social Escola pública Escolarização Gestão escolar Social inequality School inequality Schooling Public school |
title_short |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
title_full |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
title_fullStr |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
title_sort |
Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar |
author |
Martins, Camila Bitencourt |
author_facet |
Martins, Camila Bitencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Camila Bitencourt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
contributor_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade social Escola pública Escolarização Gestão escolar |
topic |
Desigualdade social Escola pública Escolarização Gestão escolar Social inequality School inequality Schooling Public school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social inequality School inequality Schooling Public school |
description |
Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-21T02:35:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156968 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016978 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156968 |
identifier_str_mv |
001016978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/1/001016978.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/2/001016978.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156968/3/001016978.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6b0f544174c60f8a24e9449e450f645 f40aac97ce07f6334b8418b5463b7aaa 2a09e44cd861ecf0558660bef34fff0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724620710608896 |