No fio de Ariadne : mapeando o labirinto das representações culturais de teatro na educação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luciane Prestes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29278
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir as representações culturais de teatro na educação. Enfocando o universo do teatro na educação, preocupa-se com as diferentes significações que circulam na cultura acerca do teatro, e também da arte em geral, quando inseridos no meio educacional. Está ancorado na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, com ênfase no conceito de representação cultural, e entende a linguagem como constitutiva de práticas sociais e a cultura como campo de luta ou disputa por significados. Utiliza como ferramenta metodológica as entrevistas com alunos e com os pais de alunos que frequentam dois centros de arte na cidade de Porto Alegre.A pesquisa problematiza alguns dos aspectos do que move pais e filhos a procurarem por aulas de teatro e como eles encaram essas aulas, relacionando-os com as configurações históricas e políticas do conjunto mais amplo da cultura e não como mero produto de suas opiniões particulares. A partir disso, foi possível elencar seis representações que cercam o dia-a-dia de educadores de teatro: 1) Arte significa “artes visuais”; 2) Arte é uma questão de talento; 3) Teatro serve para desinibir; 4) Para ser bom professor (de teatro) é preciso ser bom ator; 5) O espetáculo teatral tem que transmitir uma “mensagem”; 6)Teatro é coisa de gay.Evidenciaram-se de um lado representações muito românticas do teatro, com uma ênfase no mito do talento individual e do outro lado representações muito instrumentais e utilitárias do teatro, quando inserido na educação. Por outro lado, algumas representações indicam a existência de hierarquias simbólicas entre diferentes campos da arte, ou entre a profissão de ator e a de professor de teatro. Aparece também uma articulação entre teatro e representações homofóbicas de gênero e de sexualidade. Dessa maneira, a pesquisa contribui para a reflexão sobre elementos que podem trazer obstáculos para a efetiva realização de uma educação de qualidade em arte a partir do trabalho com o teatro, baseada em concepções democráticas de ensino.
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