O fenômeno de ouvir vozes como uma experiência humana sob a perspectiva de uma ouvidora de vozes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248470 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer o significado de ouvir vozes na perspectiva de quem as ouve e identificar os eventos e as ações associados a essa experiência por quem a vive. Método: Estudo qualitativo, utilizando a perspectiva de Narrativas. A coleta de dados foi realizada em março de 2019, no município de Porto Alegre. Para realizar a entrevista foram seguidas 3 fases, a 1ª Solicitação da narrativa utilizando uma questão disparadora, 2ª Realizar uma segunda entrevista e 3ª Conclusão das entrevistas. Quanto a análise dos dados, seguiu-se 3 passos, 1º Análise formal do texto, 2º Descrição estrutural do conteúdo e 3º Abstração analítica. Resultados: A partir da análise dos dados, foi possível construir duas categorias denominadas: O contexto de vida de uma ouvidora de vozes e O significado de ouvir vozes: eventos e ações relacionados a essa experiência, que serão apresentados e discutidos a seguir. Conclusões: Possibilitou conhecer o significado de ouvir vozes na perspectiva de quem as ouve e identificar os eventos e as ações associados a essa experiência. O estudo mostrou o quanto a experiência de ouvir vozes ainda é incorporada a partir das bases da anormalidade, da incapacidade e do estigma. Mostrou a importância de contextualizar a audição de vozes na vida da pessoa, incluindo a experiência como parte de sua história |
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Moraes, Bárbara MaixWetzel, Christine2022-09-02T05:00:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/248470001102698Objetivo: Conhecer o significado de ouvir vozes na perspectiva de quem as ouve e identificar os eventos e as ações associados a essa experiência por quem a vive. Método: Estudo qualitativo, utilizando a perspectiva de Narrativas. A coleta de dados foi realizada em março de 2019, no município de Porto Alegre. Para realizar a entrevista foram seguidas 3 fases, a 1ª Solicitação da narrativa utilizando uma questão disparadora, 2ª Realizar uma segunda entrevista e 3ª Conclusão das entrevistas. Quanto a análise dos dados, seguiu-se 3 passos, 1º Análise formal do texto, 2º Descrição estrutural do conteúdo e 3º Abstração analítica. Resultados: A partir da análise dos dados, foi possível construir duas categorias denominadas: O contexto de vida de uma ouvidora de vozes e O significado de ouvir vozes: eventos e ações relacionados a essa experiência, que serão apresentados e discutidos a seguir. Conclusões: Possibilitou conhecer o significado de ouvir vozes na perspectiva de quem as ouve e identificar os eventos e as ações associados a essa experiência. O estudo mostrou o quanto a experiência de ouvir vozes ainda é incorporada a partir das bases da anormalidade, da incapacidade e do estigma. Mostrou a importância de contextualizar a audição de vozes na vida da pessoa, incluindo a experiência como parte de sua históriaapplication/pdfporSaúde mentalO fenômeno de ouvir vozes como uma experiência humana sob a perspectiva de uma ouvidora de vozesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2019Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102698.pdf.txt001102698.pdf.txtExtracted Texttext/plain140821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248470/2/001102698.pdf.txt9a932e2616eb13267d95989bc8aeb534MD52ORIGINAL001102698.pdfTexto completoapplication/pdf2153559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248470/1/001102698.pdf93dbf9b040c688b83169470ebf100003MD5110183/2484702022-09-03 05:00:19.302457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-03T08:00:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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