Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276131 |
Resumo: | O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil. |
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Wanderer, Fernanda2024-07-10T06:25:01Z20121516-6600http://hdl.handle.net/10183/276131000864094O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil.The present paper shows the result of the analysis of pedagogical textbooks used in schools in a Brazilian rural area during the Nationalization Campaign (1937-1945), focusing on the problematization of enunciations on school mathematics that are current there. The theoretical grounds for the study lie in the field of Ethnomathematics – constituted by thinking of Michel Foucault and the ideas formulated by Ludwig Wittgenstein (2004) in his work Philosophical Investigations. In the analysis of the research material, it is observed that the exercises in the textbooks, such as the mathematics problems, instituted specific ways of reasoning, regulating the schoolchildren's thinking.application/pdfporCaderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 9, n. 1 (2012), p. 51-66EtnomatemáticaCartilhaEthnomathematicsSchool mathematicsPedagogical textbooksEducação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadasMathematics education and teaching artifacts of rural schools multiseriated info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000864094.pdf.txt000864094.pdf.txtExtracted Texttext/plain38491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/2/000864094.pdf.txt1ed71bd2ed70e030e6154b616c2b8f15MD52ORIGINAL000864094.pdfTexto completoapplication/pdf435661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/1/000864094.pdf3d32b814e1a8bb55c40ee5821af13765MD5110183/2761312024-07-11 05:40:04.91818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-11T08:40:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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