Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276131
Resumo: O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil.
id UFRGS-2_c27e3449b4d98c992fedb81ad887a958
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276131
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wanderer, Fernanda2024-07-10T06:25:01Z20121516-6600http://hdl.handle.net/10183/276131000864094O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil.The present paper shows the result of the analysis of pedagogical textbooks used in schools in a Brazilian rural area during the Nationalization Campaign (1937-1945), focusing on the problematization of enunciations on school mathematics that are current there. The theoretical grounds for the study lie in the field of Ethnomathematics – constituted by thinking of Michel Foucault and the ideas formulated by Ludwig Wittgenstein (2004) in his work Philosophical Investigations. In the analysis of the research material, it is observed that the exercises in the textbooks, such as the mathematics problems, instituted specific ways of reasoning, regulating the schoolchildren's thinking.application/pdfporCaderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 9, n. 1 (2012), p. 51-66EtnomatemáticaCartilhaEthnomathematicsSchool mathematicsPedagogical textbooksEducação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadasMathematics education and teaching artifacts of rural schools multiseriated info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000864094.pdf.txt000864094.pdf.txtExtracted Texttext/plain38491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/2/000864094.pdf.txt1ed71bd2ed70e030e6154b616c2b8f15MD52ORIGINAL000864094.pdfTexto completoapplication/pdf435661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/1/000864094.pdf3d32b814e1a8bb55c40ee5821af13765MD5110183/2761312024-07-11 05:40:04.91818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-11T08:40:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics education and teaching artifacts of rural schools multiseriated
title Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
spellingShingle Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
Wanderer, Fernanda
Etnomatemática
Cartilha
Ethnomathematics
School mathematics
Pedagogical textbooks
title_short Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
title_full Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
title_fullStr Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
title_full_unstemmed Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
title_sort Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Cartilha
topic Etnomatemática
Cartilha
Ethnomathematics
School mathematics
Pedagogical textbooks
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematics
School mathematics
Pedagogical textbooks
description O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-10T06:25:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276131
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000864094
identifier_str_mv 1516-6600
000864094
url http://hdl.handle.net/10183/276131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 9, n. 1 (2012), p. 51-66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/2/000864094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276131/1/000864094.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed71bd2ed70e030e6154b616c2b8f15
3d32b814e1a8bb55c40ee5821af13765
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447862619668480