A importância da formação continuada para o uso das TICS nos laboratórios de informáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197943 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou identificar como se configura os espaços de laboratório de informática educativa das escolas de ensino fundamental do município de Novo Hamburgo. Como recorte espacial foi considerado para participarem da pesquisa cinco profissionais que atuam nesse local das escolas situadas no bairro Santo Afonso do município. O objetivo desta pesquisa foi analisar qual a qualificação exigida e de que forma ocorre a formação continuada e sua qualidade para o professor coordenador do laboratório de informática educativa possa exercer a prática educativa com qualidade e de maneira significativa contemplando o aluno contemporâneo e todas as implicações que as novas tecnologias emergem na educação do século XXI. A partir desse objetivo buscou-se compreender de que forma a escola pode estar conectada com a dinâmica contemporânea, contemplando as características e as vivências do aluno hoje. A pesquisa foi realizada com coordenadores do Laboratório de informática educativa do município de Novo Hamburgo do bairro Santo Afonso, constituindo-se com uma metodologia qualitativa, que buscou analisar através de entrevista a formação dos profissionais de um determinado local. A pesquisa foi sustentada por diversos autores como, Mosé (2015), Freire (2011), Pimenta (2008), entre outros. A investigação constatou que os coordenadores deste espaço possuem formação adequada oferecida pela Secretaria de Educação Municipal através de um setor especifico – CEPIC, que são oferecidas formações continuadas ao longo do ano letivo, porém consideram que diante das constante atualizações de equipamentos e aplicativos o maquinário das escolas se torna ultrapassado e as formações muitas das vezes não consegue contemplar toda a demanda que o laboratório de informática educativa exige dos profissionais, sendo estes ficando desamparados diante dos problemas diários. Também foi possível constatar que os alunos consideram a figura do coordenador relevante para o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser mediador nos momentos de pesquisa. |
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Peters, Jaqueline da SilvaAlmeida, Angelita Soares de2019-08-13T02:30:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/197943001099058Esta pesquisa buscou identificar como se configura os espaços de laboratório de informática educativa das escolas de ensino fundamental do município de Novo Hamburgo. Como recorte espacial foi considerado para participarem da pesquisa cinco profissionais que atuam nesse local das escolas situadas no bairro Santo Afonso do município. O objetivo desta pesquisa foi analisar qual a qualificação exigida e de que forma ocorre a formação continuada e sua qualidade para o professor coordenador do laboratório de informática educativa possa exercer a prática educativa com qualidade e de maneira significativa contemplando o aluno contemporâneo e todas as implicações que as novas tecnologias emergem na educação do século XXI. A partir desse objetivo buscou-se compreender de que forma a escola pode estar conectada com a dinâmica contemporânea, contemplando as características e as vivências do aluno hoje. A pesquisa foi realizada com coordenadores do Laboratório de informática educativa do município de Novo Hamburgo do bairro Santo Afonso, constituindo-se com uma metodologia qualitativa, que buscou analisar através de entrevista a formação dos profissionais de um determinado local. A pesquisa foi sustentada por diversos autores como, Mosé (2015), Freire (2011), Pimenta (2008), entre outros. A investigação constatou que os coordenadores deste espaço possuem formação adequada oferecida pela Secretaria de Educação Municipal através de um setor especifico – CEPIC, que são oferecidas formações continuadas ao longo do ano letivo, porém consideram que diante das constante atualizações de equipamentos e aplicativos o maquinário das escolas se torna ultrapassado e as formações muitas das vezes não consegue contemplar toda a demanda que o laboratório de informática educativa exige dos profissionais, sendo estes ficando desamparados diante dos problemas diários. Também foi possível constatar que os alunos consideram a figura do coordenador relevante para o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser mediador nos momentos de pesquisa.This research aimed to identify how to configure the spaces of educational computer science in elementary schools in the municipality of Novo Hamburgo. As a spatial clipping, it was considered to participate in the research five professionals who work in this place of the schools located in the district Santo Afonso of the municipality. The objective of this research was to analyze the required qualification and how the continuous training and its quality for the coordinator teacher of the educational computer science laboratory can exercise the educational practice with quality and in a significant way contemplating the contemporary student and all the implications that the new technologies emerge in 21st century education. From this objective we sought to understand how the school can be connected with the contemporary dynamics, contemplating the characteristics and the experiences of the student today. The research was carried out with coordinators of the Laboratory of educational informatics of the municipality of Novo Hamburgo of the district Santo Afonso, constituting with a qualitative methodology, that sought to analyze through interview the formation of the professionals of a certain place. The research was supported by several authors such as, Mosé (2015), Freire (2011), Pimenta (2008), among others. The research found that the coordinators of this space have adequate training offered by the Municipal Education Secretariat through a specific sector - CEPIC, which are offered continuing training throughout the school year, but consider that in the face of constant updates of equipment and applications the machinery of the schools become outdated and training often fails to address all the demand that the educational computer lab demands from professionals, who are becoming helpless in the face of daily problems. It was also possible to verify that the students consider the figure of the coordinator relevant to the teaching and learning process, being able to be mediator in the moments of research.application/pdfporLaboratório de informáticaCoordenador pedagógicoFormação continuadaLaboratory of Educational InformaticsCoordinatorContinuing educationA importância da formação continuada para o uso das TICS nos laboratórios de informáticasThe importance of continued training for the use of TICS in computer laboratories info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099058.pdf.txt001099058.pdf.txtExtracted Texttext/plain65311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197943/2/001099058.pdf.txtf9cc3bb27a6c176e75d2b3591a1ad110MD52ORIGINAL001099058.pdfTexto completoapplication/pdf339562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197943/1/001099058.pdf4f8e6d585e37604c3c8f8b9d16e361ebMD5110183/1979432019-08-14 02:31:30.234272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-14T05:31:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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