Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bossle, Fabiano, Silva, Lisandra Oliveira e, Oliveira, Lusana Raquel de, Günther, Maria Cecília Camargo, Santos, Marzo Vargas dos, Sanchotene, Mônica Urroz, Molina, Rosane Maria Kreusburg, Diehl, Vera Regina Oliveira, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20266
Resumo: Este artigo registra a recente experiência dos(as) autores(as) num exercício de formação através da construção narrativa. Os objetivos, nesse exercício, foram o de aprender e o de interrogar-se sobre até que ponto os estudos que utilizam a perspectiva narrativa podem ser, concomitantemente, processos de formação e processos de investigação. A oportunidade de fazer essa aprendizagem, construída no interior do grupo, exigiu aprender a trabalhar nos limites do tensionamento da relação dialética entre o individual e o coletivo. Apresentamos, aqui, aprendizagens efetuadas com o exercício narrativo, suas possibilidades para o campo de estudos da formação de professores(as) e as limitações teórico-metodológicas encontradas.
id UFRGS-2_c3093a0c9ebbaa610430d28286552c32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20266
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wittizorecki, Elisandro SchultzBossle, FabianoSilva, Lisandra Oliveira eOliveira, Lusana Raquel deGünther, Maria Cecília CamargoSantos, Marzo Vargas dosSanchotene, Mônica UrrozMolina, Rosane Maria KreusburgDiehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, Vicente2010-04-16T09:13:49Z20060104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/20266000567375Este artigo registra a recente experiência dos(as) autores(as) num exercício de formação através da construção narrativa. Os objetivos, nesse exercício, foram o de aprender e o de interrogar-se sobre até que ponto os estudos que utilizam a perspectiva narrativa podem ser, concomitantemente, processos de formação e processos de investigação. A oportunidade de fazer essa aprendizagem, construída no interior do grupo, exigiu aprender a trabalhar nos limites do tensionamento da relação dialética entre o individual e o coletivo. Apresentamos, aqui, aprendizagens efetuadas com o exercício narrativo, suas possibilidades para o campo de estudos da formação de professores(as) e as limitações teórico-metodológicas encontradas.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2006), p. 09-33.Pesquisa qualitativaProfessorEducação físicaPesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000567375.pdf.txt000567375.pdf.txtExtracted Texttext/plain52993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/2/000567375.pdf.txt82f82fa26b2bb34bc2d440ae684f0b6bMD52ORIGINAL000567375.pdf000567375.pdfTexto completoapplication/pdf234182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/1/000567375.pdfd80bed2ba7f3b9a663047a53552d5538MD51THUMBNAIL000567375.pdf.jpg000567375.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/3/000567375.pdf.jpg398c669cc8219cc5bbabae70bd2e4031MD5310183/202662018-10-17 08:07:02.005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20266Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:07:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
title Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
spellingShingle Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Pesquisa qualitativa
Professor
Educação física
title_short Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
title_full Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
title_fullStr Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
title_full_unstemmed Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
title_sort Pesquisar exige interrogar-se : a narrativa como estratégia de pesquisa e de pesquisa formação do(a) pesquisador(a)
author Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_facet Wittizorecki, Elisandro Schultz
Bossle, Fabiano
Silva, Lisandra Oliveira e
Oliveira, Lusana Raquel de
Günther, Maria Cecília Camargo
Santos, Marzo Vargas dos
Sanchotene, Mônica Urroz
Molina, Rosane Maria Kreusburg
Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Bossle, Fabiano
Silva, Lisandra Oliveira e
Oliveira, Lusana Raquel de
Günther, Maria Cecília Camargo
Santos, Marzo Vargas dos
Sanchotene, Mônica Urroz
Molina, Rosane Maria Kreusburg
Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
Bossle, Fabiano
Silva, Lisandra Oliveira e
Oliveira, Lusana Raquel de
Günther, Maria Cecília Camargo
Santos, Marzo Vargas dos
Sanchotene, Mônica Urroz
Molina, Rosane Maria Kreusburg
Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa
Professor
Educação física
topic Pesquisa qualitativa
Professor
Educação física
description Este artigo registra a recente experiência dos(as) autores(as) num exercício de formação através da construção narrativa. Os objetivos, nesse exercício, foram o de aprender e o de interrogar-se sobre até que ponto os estudos que utilizam a perspectiva narrativa podem ser, concomitantemente, processos de formação e processos de investigação. A oportunidade de fazer essa aprendizagem, construída no interior do grupo, exigiu aprender a trabalhar nos limites do tensionamento da relação dialética entre o individual e o coletivo. Apresentamos, aqui, aprendizagens efetuadas com o exercício narrativo, suas possibilidades para o campo de estudos da formação de professores(as) e as limitações teórico-metodológicas encontradas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:13:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20266
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000567375
identifier_str_mv 0104-754X
000567375
url http://hdl.handle.net/10183/20266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2006), p. 09-33.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/2/000567375.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/1/000567375.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20266/3/000567375.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82f82fa26b2bb34bc2d440ae684f0b6b
d80bed2ba7f3b9a663047a53552d5538
398c669cc8219cc5bbabae70bd2e4031
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224705897660416